Show do Gongo com Marisa Orth
No último dia 18 de novembro, rolou mais uma edição do tradicional Show do Gongo, que faz parte do Festival MixBrasil.
Apresentado por Marisa Orth durante todos os anos, desde 1999, a atriz e apresentadora logo avisa. Quem veio pela primeira vez pode até estar com uma boa expectativa em relação aos filmes, mas quem já conhece o festival sabe que vem muita bomba pela frente.
Lógico, a graça do Show do Gongo é justamente assistir (e gongar) os filme ruins. Marisa explica as regras logo no início. Os filmes de até 5 minutos são inscritos e submetidos ao julgamento do público. Não é preciso inscrição prévia, é só chegar e inscrever o vídeo, na data do evento mesmo. Como não há seleção por parte do festival, tudo pode acontecer. Mas Marisa adverte: só é possível gongar o filme após 1 minuto de exibição.
O público grita, faz piadas e pede o gongo, função da poderosa Marisa Orth, que manda na bagaça. É ela quem define se o filme será gongado ou não, mas em geral segue o clamor popular.
Um júri também faz parte, para julgar aqueles filmes que sobrevivem ao gongo. Dos 15 filmes exibidos, apenas 3 resistiram até o final. Silvetty Montilla fez parte do júri nesse ano, e suas participações são divertidíssimas. Mas o destaque mesmo são as intervenções de Marisa, que comanda o espetáculo com maestria. Mesmo diante de tanto filme ruim, é impossível não se divertir.
Taí o segredo do Show do Gongo. Mesmo que os filmes não sejam bons (até mesmo quanto piores melhor), a diversão é garantida, no melhor estilo de avacalhação geral.
Ainda bem que um ou outro se salva para levar o Coelho de Prata, e esse ano o vencedor foi Shoshana, de Ivan Ribeiro. Se você não conferiu o vídeo, ele está disponível no Vimeo. Veja abaixo.
Um evento imperdível durante todos os anos, por isso que os ingressos se esgotam em minutos. E quanto pior, melhor.
Comentar