13 de maio de 2014

O nascer do sol no Salar de Uyuni, na Bolívia

Na última noite do tour ao Salar de Uyuni, na Bolívia, saindo de San Pedro de Atacama, no Chile, com todo nosso grupo junto (16 pessoas em 3 carros), nos hospedamos em um hotel de sal à beira do Salar de Uyuni, pra onde iríamos no dia seguinte.

Pulando no nascer do sol no Salar de Uyuni, na Bolívia

No jantar, os guias nos deram 2 opções: acordar às 5h30 da manhã pra ver o sol nascer no lá e tomar café só mais tarde ou acordar às 8h, tomar café e ir pro Salar de Uyuni, sem ver o nascer do sol.

A Sara, uma estadunidense (ela disse que todos somos americanos; arrasou, né?) que estava no nosso grupo e que me convidou pra ver Game of Thrones com ela e o marido, Kyle, e mais uma galera no quarto dela na noite anterior, disse que preferia ir mais tarde, mas o voto dela foi vencido pela maioria, na qual me incluí.

Sorry, Sara! 😉

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Viaja Bi! 🏳️‍🌈⃤ (@viajabi) em

Susto da madrugada no hotel de sal

Depois de assistir ao seriado, fomos todos dormir e para minha surpresa (e um susto pro meu coração), nosso guia e motorista da Cordillera Traveller, o Juan, entrou no quarto em que estávamos dormindo eu e o Robson e começou a gritar pra gente acordar que já eram 5h30. O susto já foi grande, mas ele ficou ainda maior quando eu olhei no relógio e vi que eram 3h30.

Achei que tinha mudado o horário de verão ou algo assim. Fui atrás dele, esperei ele sair do banheiro e fui perguntar se ele tinha certeza disso. Ele passou direto por mim, parece que nem me ouviu, entrou num quarto vazio e foi deitar na cama. Nossa conclusão é que aquele motorista, que iria dali 2h nos levar por uma estrada “selvagem”, sem asfalto nem nada… estava bêbado. Mas enfim, voltei a dormir e 5h30 estávamos de pé de novo. Vou contar como foi se hospedar num hotel de sal em outra postagem.

No nosso carro: Robson, eu, Jamie (Inglaterra), Maia (EUA) e lá atrás Jiselle (Nova Zelândia) e José (Chile)

O lado contrário de onde o sol nasce tem uma montanha, quase que na entrada do Salar de Uyuni

No caminho, perguntei ao Juan se ele estava melhor e lembrava do que tinha feito, e depois de negar ele soltou um “ah, é” e começou a rachar o bico, sem pedir desculpas. Fiquei puto, mas no fim correu tudo bem. E no passeio todo, só tivemos dois problemas com os motoristas, o outro foi no carro da Sara e do Kyle.

Mas como eles mesmos falaram no post sobre o assunto no Short And Tall Tales, blog deles (em inglês), todas as empresas tem recomendações positivas e negativas, então dê uma pesquisada e não esqueça de questionar sua agência se eles tem planos de emergência para o caso de alguém passar mal ou de terem um motorista bêbado.

Nascer do sol no Salar de Uyuni

No fim das contas, chegamos ao Salar de Uyuni bem a tempo de ver o sol nascer e deixar aquela cor alaranjada em toda extensão de sal no chão e foi bem lindo de ver. E o nosso guia meio que se redimiu tirando umas fotos bem legais da nossa turma toda pulando no salar contra a luz do sol, que ficaram lindas. Ele colocou o tapete de chão do carro no sal, se jogou em cima dele e falou pra darmos as câmeras pra ele.

Robson e eu subindo no chapéu do Mundo Aberto o/

O dia começando a amanhecer no Salar de Uyuni

O astro-rei despontando no horizonte do Salar de Uyuni, na Bolívia

Nossa turma de 2 carros (10 pessoas) pulando o sol no Salar de Uyuni

Até hoje ninguém sabe explicar esses hexágonos que se formam no chão do Salar de Uyuni, na Bolívia

Um dos carros de tours no meio do Salar de Uyuni, na Bolívia

E foi incrível de belíssimo. Se quando você fizer seu tour te derem essas opções de horário pra ver ou não o nascer do sol no Salar de Uyuni, mostre essas fotos aqui, peça pra lerem o post (aqui tem Google Translator, meu) e escolha acordar às 5h30 pra ver o astro-rei se levantar no céu boliviano. Se ainda assim não se convencerem, mostre esse vídeo de um timelapse rapidinho que eu fiz lá!

Ficamos ali, curtindo aquele alaranjado tomar conta do deserto branco por um tempo, tiramos algumas fotos e entramos de novo no carro pra seguir lá pro meio do Salar de Uyuni, numa ilha cheia de cactos chamada Isla del Pescado, mas isso é assunto de outro post.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Viaja Bi! 🏳️‍🌈⃤ (@viajabi) em

PASSEIO PRO SALAR DE UYUNI SAINDO DO ATACAMA

Destaques: Salar de Uyuni, águas termais e as várias lagunas bolivianas
O que levar: Protetor solar, chapéu, câmera, água de 6L e uma garrafa menor, óculos de sol, papel higiênico, agasalho e snacks
Banheiro: Poucos e pagos
Como chegar: Carro/van com tour saindo do Atacama (é possível fazer no sentido inverso)
Fauna: Flamingos, lhamas, vicunhas e pássaros variados
Moeda do Chile: CLP Peso Chileno | R$ 1 = ± CLP 250 (veja cotação atualizada)
Quanto custa: CLP 116.000 (± R$465) com agência Cordillera Traveller incluindo hospedagem, transporte e comida + BOL 200 das entradas dos parques nacionais e pequenas despesas.
Duração: opções de 3 (continuando na Bolívia) ou 4 dias (voltando ao Chile)

Confira o guia completo do Deserto do Atacama.

Essa atividade é parte da expedição Mundo Aberto, dos blogs Viaja Bi! e Um Viajante, pelo Chile e Bolívia.

Reserve seu hotel na Bolívia

[Post originalmente publicado em 13/04/2014 no Viagem Primata (ex-The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 06/03/2020]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.