3 de novembro de 2015

1 ano de Viaja, Bi!, um blog de viagem gay

Há um ano, o Rafael Leick (eu) tinha uma ideia (bem pintosa, diga-se de passagem) na cabeça e resolveu finalmente tirar essa ideia do armário. Sim, como blogueiro de viagem, ele pensava em criar um blog de viagens “focado naquele pessoal que o extremistas adoram odiar, ou seja, você mesmo, bi!”, ou seja, um blog de viagem gay.

Selfie na frente da Catedral de São Bartolomeu

Selfie na frente da Catedral de São Bartolomeu

A ideia era contar um pouco para os leitores sobre experiências de viagem, mas sempre com a lente cor de rosa dos gays. O que as Bis buscam, quais são os destinos, hoteis e restaurantes gay-friendly, onde ninguém precisa se preocupar em ser bem aceito só se não der pinta ou se não demonstrar afeto em público.

Nisso ele tirou do armário o Viaja Bi!, um blog de viagem gay pioneiro no Brasil.

Leia mais sobre o projeto do Viaja Bi!

 

Viaja Bi! fora do armário

Comecei a escrever algumas matérias de viagens gays, mas senti falta de fazer uma apresentação, ou seja, contar a minha história de como saí do armário. A princípio, eu até hesitei com essa ideia, afinal o negócio era falar sobre viagens e não sobre minha vida pessoal, mas enfim, pensei: se joga, Bi!

E me joguei nos textos e na minha história de vida como gay.

Rafael Leick - Viagem Primata

 

Até hoje as dezenas de comentários carinhosos e emocionantes que recebi ecoam na mente. Comentários de pessoas conhecidas e familiares, que admiraram minha “coragem” de sair do armário publicamente, e de leitores desconhecidos, que encontravam identificação ou motivação em meu relato.

Sair do armário, que no meu tempo poderia já parecer uma questão bem resolvida entre os gays, ainda era um assunto delicado e uma atitude difícil de ser tomada.

A iniciativa repercutiu tanto que resolvi abrir para que outras pessoas possam contar também a sua história.

Quer a sua história aqui? Vem pra fora do armário você também. Mande sua história para foradoarmario@viajabi.com.br.

Banner-ForaArmario

Leia a série Fora do Armário.

 

Como é ser um viajante gay pelo Brasil e pelo mundo

E se falarmos de viagem gay, as questões delicadas para nós ainda são muitas. Tem gente que tem dificuldade na lua de mel para conseguir dormir em uma cama de casal, por exemplo.

Fiz uma lista dos 20 países mais homofóbicos do mundo, onde ser gay ainda é crime, às vezes passível de pena de morte. Melhor pensar 2 vezes antes de incluir algum deles em seus planos de viagem.

ILGA_Map_2014_ENG

Nesse ano, rolaram alguns pensamentos sobre quem é o viajante gay afinal, o que procura nas viagens e se suas necessidades em viagens são assim tão diferentes dos viajantes héteros.

Apesar da homofobia, a agenda de matérias foi muito mais positiva. Pipocaram vários relatos de viagem gay e de destinos gay-friendly que conheço e sugestões de lugares onde um casal gay pode ir e se sentir à vontade.

Alguns destinos se destacam como notoriamente gay-friendly como Florianópolis, outros nem tão conhecidos, mas igualmente receptivos, como a romântica (inclusive para os casais gays) Gramado. O problema lá em Gramado parece ser o excesso de guloseimas, não há bi que consiga voltar em forma.

Fui conhecer Santo Antônio do Pinhal, uma cidade e uma pousada deliciosa, a Pousada Quatro Estações, direcionada ao público gay e localizada apenas a duas horas de São Paulo. Perfeita para um bate-volta para relaxar na ótima infraestrutura ou bancar a #BiAventureira que também rola. Sensacional.

E também fiz uma viagem para o Rio de Janeiro, um destino para lá de gay-friendly (embora lógico, infelizmente, haja demonstrações de homofobia isoladas) e super badalado. Rolou até nudismo na Praia de Abricó, uma das praias selvagens do Rio que conheci em conjunto com o Fabio e o Cleber, do Viagens Cinematográficas e o Maurício Oliveira, do Trilhas e Aventuras.

Essa viagem pro Rio de Janeiro foi demais. Lá também rolou até encontro com nossos amigos blogueiros e leitores, ficamos super felizes com a presença de todos!

Nus na Praia de Abricó, no Rio de Janeiro

Nus na Praia de Abricó, no Rio de Janeiro

Mas nosso artigo campeão de acessos foi o Calendário Gay Internacional, um trabalho de coleta com mais de 100 eventos distribuídos por todos os meses do ano e pelo mundo inteiro. É muito motivo para sair por aí viajando.

 

E o Viaja Bi! foi notícia, viu?

Desde o lançamento, em 3 de novembro de 2014, recebi tanto convite para entrevista, reportagem e viagens (opa, convite de viagem rolaram poucas, vamos corrigir isso aí, povo!) que fizemos um clipping para destacar nossas participações. Alguns dos destaques foram a entrevista para o site iGay, o programa de rádio do Lado Bi no UOL e o destaque no site Skyscanner.

Veja os destaques do Viaja Bi! na mídia, confira o nosso clipping.

 

Mas uma parceria que muito me orgulha é com o Kris Barz, dos quadrinhos gays Torta de Climão. Ele acaba de publicar seu primeiro livro, e a gente está contando aqui no site a história dos personagens do Torta, através da vida gay de suas cidades de origem. Uma baita honra, é um conteúdo exclusivo cedido pelo próprio Kris e que não tem nem no site do Torta. Quem sabe um dia a gente também não vira HQ, hein?

Saiba tudo sobre os personagens do Torta de Climão.

Bruno, o protagonista do Torta de Climão, é de São Paulo (Ilustração: Kris Barz / Torta de Climão)

Bruno, o protagonista do Torta de Climão, é de São Paulo (Ilustração: Kris Barz / Torta de Climão)

O que vem por aí

Tem muita novidade por aí. Uma delas que está arrasando as estruturas é o nosso canal no YouTube. Começamos com uma entrevista com o ator pornô Colby Keller e continuaram com a viagem ao Rio.

Depois disso, rolaram parcerias com outros canais do YouTube como o Viaje com a Cris e o Alemanizando, para mostrar detalhes da cena gay pelo mundo.

Rafael Leick entrevistou o ator gay Colby Keller, o primeiro vídeo no YouTube

Rafael Leick entrevistou o ator gay Colby Keller, o primeiro vídeo no YouTube

Confira e se inscreva no nosso canal do Youtube!!!

 

O trabalho de falar sobre os destinos gay-friendly continua em pleno vapor com destinos como Barcelona, São Francisco, Londres, Florianópolis e como não poderia deixar de ser, São Paulo. Mas tenho diversos outros destinos na minha wishlist. E você, que viagens que você gostaria de ver no Viaja Bi!?

Mas antes de mais nada gostaria de agradecer aos mais de 40 mil usuários que passaram pelo nosso site nesse primeiro ano, pelas mais de 15 mil visualizações em nosso canal do YouTube, aos mais de 4 mil seguidores no Instagram e 2 mil curtidores no Facebook. Não estamos falando somente de números. Para cada número, existe uma pessoa, e saber que nosso trabalho está alcançando tanta gente deixa a gente rosa de orgulho.

Obrigado a todos e continuem participando, sugerindo pautas, deixando comentários, ou simplesmente se divertindo e se emocionando comigo. Bis, eu amo vocês e como adoro fazer a carente, torço para que vocês também amem meu trabalho!

E fica sempre a nossa dica: Viaja Bi!

 

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: Instagram, YouTube, Snap (👻rafaleick 👻viajabi), Facebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Publicitário e blogueiro, foi palestrante em seminários internacionais no Peru, a convite dos órgãos de turismo locais, falando sobre planejamento de comunicação e diversidade, com foco na temática LGBT. Morou em Londres e, aos 31 anos, conhece 23 países. Escreve para o Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Google+
  • Instagram
  • Email

12 Comentários

  • Sonia
    2015-11-03 10:02

    Parabéns! Parabéns! Parabéns! Vcs arrasam muito! Muitos anos de vida e de sucesso!
    (Quantas exclamações! Ah, vocês merecem!)

    • Rafael Leick
      2015-11-03 22:18

      Brigadão pelo comentário, Sonia! 🙂
      Ficamos felizões com ele <3

  • Amanda Fernandes
    2015-11-03 11:11

    Ah que lindo! Adoro participar com vocês do Viaja, Bi! <3 Parabéns para nós.

  • Cristina Souza da Rosa
    2015-11-03 13:06

    Parabéns, bis! Muitos anos de vida pela frente.

  • Natalia Ferrer
    2015-11-03 17:53

    Parabéns seus lindos! Muito sucesso para vocês!

    Ah, quero ser convidada pra esse casamento do babado, hein!! Haha

    Abraços!

    • Rafael Leick
      2015-11-03 22:22

      Ah, valeu, valeu!
      Estamos todos ansiosos com essa lista de convidados, viu hahahaha
      bjs

  • Kris
    2015-11-19 06:31

    Conhecer vocês e o Viaja,Bi! esse ano foi uma das muitas coisas lindas que aconteceram em 2015 para mim e para o Torta de Climão! <3

    • Rafael Leick
      2015-11-19 23:54

      Aaaaaahhhhhh seu lindo!
      Da minha parte digo o mesmo! Você é um querido e torço demais por você, pelo Torta e pelo Gabe <3
      hahaha bjs

  • Stevan Vieira
    2015-12-21 08:50

    Goto de viajar, porém as vezes falta cia. procurando sobre roteiros de viagens, achei o blog de vocês. E por ser gay, achei fantástico, e com certeza vai ser algo que vou acompanhar a partir de hoje.

    Agora, vamos ver pra qual destino irei… alone!!!

    • Rafael Leick
      2015-12-31 16:41

      Oi, Stevan.
      Viajar sozinho é uma das coisas que mais gosto de fazer, sabia? Dá aquele receio no começo, mas mete as caras e vai! Você vai ver que vai viciar e vai sempre contar quanto tempo falta pra você sair sozinho pelo mundo. É gostoso viajar com mais gente, mas também é uma delícia viajar sozinho, você vai ver.
      E, tendo dúvidas sobre roteiros e destinos, vamos tentar te ajudar com o que conseguirmos! 😉
      Nos vemos em 2016!
      bêjo

Comentar

Ut tellus dolor, dapibus eget, elementum vel, cursus eleifend, elit. Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Required fields are marked*