30 de maio de 2014

Roteiro Viña Del Mar e Valparaíso, saindo de Santiago

Numa visita ao Chile, todo mundo diz ser obrigatório fazer um roteiro Viña del Mar e Valparaíso, mas sempre pinta a dúvida se vale a pena passar um dia em cada cidade ou fazer um bate-volta a partir de Santiago e passar rapidamente nas duas. Vamos tentar tirar essa dúvida?

Castelinho à beira-mar em Viña Del Mar, com vista para o Oceano Pacífico

Viña del Mar é uma cidade litorânea, na costa do Oceano Pacífico, linda e organizadinha, com um relógio de flores, um castelo à beira-mar e um festival de música bem exigente (muita gente conhecida é vaiada lá).

Valparaíso já é uma cidade com mais cara de cidade. Apesar de estar a 15min de Viña, seu encontro com o mar tem mais destaque pelo porto do que por praias. Uma cidade que começou nos morros e depois veio pra parte plana e que na comparação, é mais pobre, mais perigosa, mas mais cheia de cultura.

Procure hotéis em Viña del Mar, Valparaíso e Santiago.

Roteiro Viña Del Mar e Valparaíso

No roteiro que eu fiz, peguei um ônibus de Santiago pra Viña del Mar (+ou- 2h), me hospedei no Jaguar Hostel+Living (vou fazer um review do hostel depois), andei pela cidade, beirando o Oceano Pacífico pela primeira vez, à noite fui pra uma balada em Valparaíso, voltei pra dormir em Viña e no dia seguinte, antes de voltar a Santiago, caminhei por Valparaíso.

Depois do Deserto do Atacama e do tour pro Salar de Uyuni, minha visita em Santiago, Viña e Valpo foi bem preguiçosa, confesso. Portanto nem em 2 dias conseguimos fazer tudo que queríamos. Aliás, fizemos bem pouca coisa, mas não significa que nosso tempo não foi de qualidade.

Primeira vez vendo o Oceano Pacífico em Viña Del Mar

Algumas carruagens fazem passeios turísticos pela cidade de Viña Del Mar

Em Viña, por exemplo, almoçamos no shopping, mas tentamos umas coisas diferentes pra comer. Conhecemos uma loja fantástica chamada Baby Rock, que tem roupas com temática rock pra bebês. É a coisa mais fofa do universo! Depois conto mais, mas já adianto que valeu a visita.

Nesse dia também vimos um pôr-do-sol de uma duna de areia numa micropraia onde eu coloquei os pés no Pacífico pela primeira vez (uhuuul, gelado pacas), com um cachorro como companhia e uns surfistas brincando nas ondas rasas. Vimos o sol entrar no mar, recortando a silhueta do castelo de Viña Del Mar. É a coisa mais linda!

Caminhamos mais um pouco sentido Valparaíso e já à noite entramos numa prainha ao lado do Hotel Sheraton onde vimos até uma discussão de um casal num estilo novela mexicana.

Bem turístico! 🙂

Acabamos a caminhada do dia na sorveteria Bravíssimo onde dividi com o Robson uma taça mega-ultra-power que vimos mais cedo no shopping. Mal conseguimos acabar, mas nos divertimos com coisas bestas como a água com gás, que achávamos que era normal.

Pôr-do-sol em Viña Del Mar

No dia seguinte, não acordamos muito cedo, mas fomos ver o Relógio de Flores de Viña Del Mar (eu particularmente acho bem brega e sem graça, mas ok, paramos para uma foto) e rumamos para Valpo.

Lá, depois de caminhar um pouquinho, paramos pra almoçar, e fomos rumo a um dos cerros (ou morros) da cidade pra subir. Subimos no Cerro Artillería, onde fica o Museu Naval e Marítimo, que estava fechado. “/

Como já estávamos em cima do horário, pegamos o ônibus (circular mesmo) para Viña. O motorista era bem animado e ficou toda hora puxando papo com a gente, mas veio reclamar da empresa que fabricou o ônibus, que era brasileira, pois disse que era descartável e depois de um ano já começa a dar muito problema e pediu pra gente avisar no Brasil. Então, empresas de ônibus brasileiras, recado dado. #ficadica

Relógio de flores em Viña Del Mar

Robson e eu fazendo o caminho a pé em um roteiro Viña Del Mar e Valparaíso

Pegamos nossas coisas no Jaguar Hostel e fomos pra rodoviária, pra voltar pra Santiago. Só no dia seguinte, ficamos sabendo que meia-hora depois de deixarmos Valparaíso, começou aquele incêndio que destruiu parte da cidade, deixou muita gente sem casa e até matou.

Juro que não temos nada a ver com isso, ok? Em Santiago, aliás, vimos vários postos de coleta de doações pra ajudar os moradores. Doei uma blusa que eu tinha comigo e fiquei com o coração partido de pensar no que as famílias deviam estar passando.

Enfim, como deu pra perceber, não conheci muito de Viña del Mar e Valparaíso, mas apesar da preguiça pós-deserto, aproveitei meu tempo lá. Se você pretende fazer o roteiro no Chile como o meu, aconselho fazer primeiro as cidades e depois o deserto, pra conseguir aproveitar o melhor dos dois. 😉

As casinhas coloridas de Valparaíso ficam em cima dos cerros, ou morros, lembrando as favelas brasileiras

E, respondendo à pergunta do início desse texto, fazer um bate-volta ou ficar mais tempo em Viña del Mar e Valparaíso vai na verdade depender muito de você. Do que quer aproveitar nas cidades, quanto tempo tem de viagem e quão disposto estará.

Se você estiver com tempo ou quiser ver a cidade com calma, um dia pra cada. Se quiser só pintar mais dois espacinhos no seu mapa de “pra onde já fui” e quiser ter só uma ideia das duas cidades, faça um bate-volta, que também não é má ideia. Mas nesse caso, vá com um roteiro meio que pronto do que quer fazer, pra não perder tempo.

Procure hotéis em Viña del Mar, Valparaíso e Santiago.

Confira o guia completo do Deserto do Atacama.

Essa atividade é parte da expedição Mundo Aberto, dos blogs Viaja Bi! e Um Viajante, pelo Chile e Bolívia.

[Post originalmente publicado em 30/05/2014 no Viagem Primata (ex-The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 20/06/2020]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.