30 de dezembro de 2014

Torre de TV de Praga: conheça a excêntrica Žižkovská věž

Capital da República Tcheca, Praga é conhecida por seu encanto. Cidade pequena, pode ser conhecida turisticamente em poucos dias, mesmo assim já fui pra lá duas vezes, mas dessa segunda, hospedado com um tcheco, o Petr, que conheci na minha primeira visita à cidade em 2010, quando estava conhecendo os pontos turísticos com meu ex. Mas dessa vez, os pontos turísticos não foram o forte do roteiro. Com um local, a chance de conhecer lugares diferentes aumenta. E eu agarrei essa chance. Essa é a proposta do Couchsurfing, que em casa rendeu a websérie Sofá do Rafa. Um dos passeios que fizemos foi à Torre de TV de Praga, a Žižkovská věž. Sim, eu duvido você ler isso e ainda repetir em voz alta 3x. Rá!

Torre da TV de Praga, a Žižkovská věž

Torre da TV de Praga, a Žižkovská věž

Quando estávamos a caminho, não entendi direito o que uma torre tinha pra oferecer de interessante. Chegando lá, além de ter estado em um pedaço de Praga com mercado de rua, que eu não tinha visitado na vez anterior, me surpreendi com a “decoração” da torre. Pela cidade, há várias esculturas bizarras espalhadas, como a Gabriela Ferraz publicou no Revista de Viagem (da Débora Garcia) [blog fora do ar]. Algumas delas são bebês gigantes, com cabeça de televisão. E vários deles estão na torre. Não em cima ou em baixo. Na torre mesmo, subindo e descendo por toda sua extensão. É bizarro! E sensacional. Quando você olha de longe, parecem formiguinhas subindo pela parede da cozinha, depois você perece os “babyzarros”, como eu apelidei. 🙂

Os “babyzarros” andando pela Torre (virei a foto pra você ver melhor, tá?)

Os “babyzarros” andando pela Torre (virei a foto pra você ver melhor, tá?)

Eu, sendo lindo, e brincando com uma escultura de madeira com coração vazio

Eu, sendo lindo, e brincando com uma escultura de madeira com coração vazio

Entrada da Torre da TV de Praga, a Žižkovská věž

Entrada da Torre da TV de Praga, a Žižkovská věž

Aos pés da torre tem algumas outras esculturas pra você interagir e chega a hora de subir. A estrutura é toda moderna, a recepção alterna entre o branco e o colorido, num cenário meio futurista.

Lá em cima, pra minha surpresa, o Petr me levou num restaurante com vista panorâmica! Foi show! Imagino eu que um jantar romântico ali deve ser marcante. Mas no nosso caso, fomos almoçar mesmo, porque estávamos caminhando há um tempo, mas num ponto bem interessante da cidade e que não é tão turístico.

Fizemos o pedido e não resisti às bebidas diferentes que nunca vi na vida. Nem o Petr, que já tinha ido lá. Ele pediu um tipo de uma soda italiana (bebida gaseificada) com frutinhas vermelhas e eu um que misturava pepino com alguma outra coisa estranha. Maluco, né? Mas era boa! Juro! O lugar, super elegante e refinado, estava praticamente vazio naquele horário, mas à noite deve bombar, pelo que me pareceu. Não era tão barato quanto podia ser e nem tão caro quanto eu achei que seria. Vale fazer uma visita!

Eu mandando ver no suco de pepino com alguma coisa

Eu mandando ver no suco de pepino com alguma coisa

O Petr também mandou ver, as bebidas eram gostosas e bonitas

O Petr também mandou ver, as bebidas eram gostosas e bonitas

Pra comer, pedimos esse franguinho com folhas e molho (não peça detalhes porque não decoro cardápios, foi mal). Não achei nada de espetacular, mas a comida era boa. O mais legal de lá de cima, não é o que você come, e sim a vista que você tem. Diferente da vista do Castelo de Praga ou da Torre do Relógio Astronômico, de onde se tem a vista da cidade antiga, com suas centenas de pináculos, dali da torre, pode-se ver uma parte mais moderna da capital tcheca.

Nada turístico, mas uma visita que eu recomendo. #ficadica

O acesso à Torre se dá pela chamativa estação de metrô (respira, e vamos lá): Jiřího z Poděbrad.
Boa sorte!  😉

Já conseguiu falar isso em voz alta?

Já conseguiu falar isso em voz alta?

 

Reserve seu hotel ou hostel em Praga

Veja outros hostels ou hoteis na República Tcheca

 

[Post originalmente publicado em 30/12/2014 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 15/2/2021]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar