9 de abril de 2019

Transporte em Toronto: sistema público e opções individuais

Você é daquelxs que quando está planejando uma viagem, pesquisa as atrações, hospedagem, passagem aérea, mas deixa por último a pesquisa sobre como se locomover na cidade? Bi, tenho uma notícia pra te dar: isso pode alterar todos os itens anteriores. 😛 Por isso, separei pra vocês as melhores dicas sobre o transporte em Toronto.

Transporte em Toronto: Metrô

Transporte em Toronto: Metrô

Pega caneta e papel (sim, sou velha e ainda não faço todas minhas anotações no digital, me deixa) e tome nota, porque a viagem hoje é na principal cidade do Canadá.

 

Transporte em Toronto

Toronto é, em sua maior parte, bastante plana, facilitando bastante pra quem gosta de caminhar. Eu, particularmente, sempre digo que é a melhor forma de você conhecer um destino, então prepare-se para bater perna.

Mas ela é, também, uma cidade grande, então mesmo que você vá bater perna em um bairro ou região, é legal usar uma ajudinha extra pra chegar de um ponto a outro. Na minha visita, em dezembro, eu andei muito, mas acabei testando também várias das formas de se locomover em Toronto. Pra montar esse artigo, além da minha experiência, fiz umas pesquisas extras pra complementar.

É importante ressaltar que os torontonianos e visitantes usam muito as direções da bússola para se localizarem, muito mais que por aqui. Centro, norte, sul, leste e oeste são expressões bastante comuns nas orientações do transporte em Toronto, incluindo o sistema público. Por exemplo, você pode ir para Younge West ou para Younge East. Uma mesma rua pode ter duas direções a partir da área central da cidade. Então, fica mais fácil de montar o mapa da cidade na cabeça.

🍁 Leia também: Quanto custa viajar para Toronto 🍁

 

Sistema público de transporte em Toronto 🚉

O sistema público de transporte em Toronto é organizado pela Toronto Transit Commission (ou só TTC), é bastante eficiente. Ele é tido como um dos melhores da América do Norte e contempla meios de transporte diferentes, como metrôônibus e bondes elétricos.

Você paga uma mesma tarifa, transferindo livremente entre eles. Só não pode esquecer de pedir sua transferência na hora que comprar sua passagem. Fique atento: em ônibus e bondes, é necessário ter dinheiro trocado.

O sistema é integrado a 8 aplicativos parceiros: Citymapper, Google Maps, Apple Maps, Moovit, RocketMan, Transit, Transit Now e Triplinx. Eu usei o Google Maps para entender algumas rotas de ônibus, por exemplo, e realmente funciona com as informações oficiais e acuradas.

Transporte em Toronto: mapa do metrô (2018)

Transporte em Toronto: mapa do metrô (2018)

O TTC se conecta com 5 empresas parceiras de tráfego diferentes: GO Transit, York Region Transit/VIVA, MiWay (Mississauga), Brampton Transit/Züm e Durham Region Transit. Essas outras empresas operam outras rotas ou meios de transporte. A principal, GO Transit, por exemplo, opera trens e ônibus.

Curiosidade: um ônibus TTC substitui 45 carros em horário de pico e, nas mesmas condições, um streetcar substitui 95 carros e 1 trem do metrô substitui 910 carros. Colocando em perspectiva, soa até tolice pensar em usar carro se não for extremamente necessário, né?

 

Metrô em Toronto 🚇

Transporte em Toronto: estação Museum do metrô

Transporte em Toronto: estação Museum do metrô

O metrô (subway) tem 4 linhas. As 2 principais (amarela e verde) alimentam a maior parte da cidade. A Linha 1 – Amarela, liga o trecho norte e sul em formato de U e a Linha 2 – Verde é uma linha horizontal, conectando o lado leste ao lado oeste da cidade, seguindo a Bloor Avenue, uma das avenidas principais, onde ficava o  meu hotel, InterContinental Yorkville.

A Linha 3 – Azul é uma extensão da verde no lado leste, com 6 estações, e a Linha 4 – Roxa, é quase uma extensão da amarela ao norte, com 5 estações. O metrô de Toronto funciona de 2ª a sábado, das 6h às 1h30, e de domingo, das 8 às 1h30. No dia de Natal e 1º de janeiro, geralmente, começam operar às 9h.

 

Ônibus em Toronto 🚍

Transporte em Toronto: Ônibus

Transporte em Toronto: Ônibus

As linhas de ônibus em Toronto são divididas em 5 categorias. As Regular Routes, a maioria, são rotas regulares, marcadas em vermelho. A Express Routes e a Downtown Express Routes são rotas expressas, mais rápidas e são marcadas em verde, com a segunda operando na área mais central. A Blue Night Routes tem cerca de 30 rotas operando, como já diz o nome, à noite e são marcadas em azul. As Community Routes são marcadas em cinza e servem as comunidades, ou seja, operam rotas mais locais e todos os ônibus dessas rotas, mesmo parando em alguns pontos de ônibus pelo caminho, atendem ao chamado de passageiros em qualquer ponto da rota. Veja todas as linhas de ônibus.

Todos os ônibus da TTC, com exceção dos Community Buses, têm bicicletários para 1 ou 2 bikes, que devem ter todos seus acessórios (garrafas de água, bombas de pneu, cestinhas sólidas, carrinho de criança etc.) removidos antes do uso porque podem impedir a visão do motorista.

Esteja com dinheiro contado, já que o motorista não devolve troco. Ao entrar, coloque o dinheiro na caixa de coleta e pegue o comprovante com o motorista.

 

Streetcar em Toronto 🚊

Transporte em Toronto: Bonde elétrico (streetcar)

Transporte em Toronto: Bonde elétrico (streetcar)

Streetcar é o nome em inglês para o bonde elétrico. A cidade conta com 10 rotas de streetcars, sendo que 4 delas operam 24h. A maior parte das rotas são no sentido leste-oeste. Veja o mapa de streetcars. O pagamento é igual ao do ônibus, sem devolução de troco, mas algumas linhas tem máquina de pagamento e validação. As máquinas para pagamento com cartão de crédito ou débito serão retiradas em breve, mas as tarifas podem ser pagas com dinheiro ou com cartões de transporte PRESTO (mais informações abaixo). As rotas 509 Harbourfront e 510 Spadina são acessíveis e permitem transporte de bicicletas.

 

Como pagar sua viagem no transporte em Toronto 💵

Transporte em Toronto: leitor de cartão dentro do ônibus

Transporte em Toronto: leitor de cartão dentro do ônibus

O sistema da TTC, como já falei, é integrado. Então, você pode pegar um ônibus, depois streetcar e metrô na mesma tarifa. E são várias opções de passes para usar o transporte em Toronto. O Metropass, cartão mensal para a cidade, foi descontinuado em dez/18 e os tokens, passes para uma viagem em formato de moeda, de acordo com o blog Férias de Cinema, serão descontinuados ao longo desse ano (2019). Por isso, não me alongarei neles.

Todos os preços marcados abaixo estão em dólar canadense (marcados com CAD ou C$) e foram consultados em abr/19. Confira no site da TTC os valores atualizados antes da sua viagem.

 

Opções de passes TTC 🎫

Transporte em Toronto: Passe diário Day Pass

Transporte em Toronto: Passe diário Day Pass

Os passes unitários (single fare) comprados em dinheiro são um pouco mais caros que os demais, custando C$ 3.25. O passe diário, que pode ser usado durante um dia todo, sai por C$ 13. O passe mensal sai por C$ 151.15, mas se você comprá-lo para o ano todo, cada mês sai por C$ 138.55.

Há também um passe semanal, que serve para a GTA, ou seja, toda região metropolitana de Toronto, englobando as pequenas cidades vizinhas, que sai por C$ 64.95. Crianças abaixo de 12 anos circulam gratuitamente em todo sistema de transporte em Toronto operado pela TTC.

 

Onde comprar seu passe TTC 🚏

Transporte em Toronto: Máquinas de autoatendimento no aeroporto

Transporte em Toronto: Máquinas de autoatendimento no aeroporto

Você pode comprar seus passes nas máquinas que ficam na maioria das estações de metrô. Para compras acima de C$ 10, é possível pagar com cartão de crédito ou débito. Nas estações que não têm máquina, há cabines com funcionários para ajudar. Há também 1.200 pontos de venda de bilhetes espalhados pela cidade.

 

Cartão de transporte PRESTO 💳

Transporte em Toronto: cartão PRESTO Card

Transporte em Toronto: cartão PRESTO Card

O PRESTO Card é pro transporte em Toronto o que o Bilhete Único é pro transporte em São Paulo. É um cartão pré-pago que você pode carregar com o valor que quiser e pode ser usado em todas as áreas da Grande Toronto (GTA). A cada viagem, a tarifa é descontada do saldo que você tem disponível. As tarifas pra quem usa o PRESTO são mais baratas que as regulares. Para a viagem única, por exemplo, o valor é de C$ 3.10 enquanto a regular sai C$ 0.15 mais cara. O cartão custa C$ 6 e você deve fazer uma carga mínima de C$ 10 para começar a usá-lo. É possível comprar o cartão online ou pessoalmente na Union Station ou nas estações GO, incluindo a do aeroporto. Você pode fazer recarga do cartão no site, por telefone ou nas máquinas das estações de metrô.

 

Transferência entre meios de transporte 🔄

Entradas da estação de metrô Union Station pelo Toronto PATH

Entradas da estação de metrô Union Station pelo Toronto PATH

Já mencionei mas vale ressaltar. No TTC, você paga uma mesma tarifa, transferindo livremente entre os meios de transporte em Toronto. Não esqueça de pedir sua transferência na hora que comprar sua passagem. Fique atento: em ônibus e bondes, é necessário ter dinheiro trocado. A cidade tem um sistema subterrâneo chamado Toronto PATH, por onde algumas integrações também podem ser feitas com a superfície.

 

Acessibilidade no transporte em Toronto ♿

Transporte em Toronto: lado de fora da Bay Station, do metrô

Transporte em Toronto: lado de fora da Bay Station, do metrô

Há um sistema acessível de transporte em Toronto chamado Wheel-Trans, que oferece um serviço 24h de “porta-a-porta” para pessoas com deficiência física, usando ônibus, vans e táxis acessíveis. O serviço que faz o “porta-a-porta”, que é transporte público compartilhado, necessita um cadastro aprovado previamente (leva uns 14 dias pra aprovar). São hoje mais de 42 mil usuários cadastrados, que pagam as mesmas tarifas que os demais consumidores.  No site, o TTC diz que se você é um visitante de outra cidade cadastrado no serviço de trânsito especializado, não precisa se registrar, mas entendo que isso é só para cidadãos canadenses.

Mas é possível também viajar usando o Family of Services. Essa “família de serviços” de transporte em Toronto inclui o próprio serviço porta-a-porta do Wheel-Trans e também ônibus convencionais, ônibus “community”, metrô e linhas acessíveis de streetcar. Veja o mapa do serviço. É também possível agendar viagem de/para o aeroporto.

 

Animais no transporte em Toronto 🐶

Transporte em Toronto: cachorros na guia podem ser levados no transporte público

Transporte em Toronto: cachorros na guia podem ser levados no transporte público

É possível viajar com seu animal de estimação no transporte em Toronto, desde que ele esteja usando a guia (coleira) ou em caixas de viagem e a viagem ocorra em fim de semana ou fora do horário de pico, ou seja, antes das 6h30, entre 10h30 e 15h30 ou depois das 19h. Caso seja um animal de serviço (tipo cão guia), ele pode acompanhar um passageiro em qualquer dia ou horário.

 

Bicicleta em Toronto 🚲

Transporte em Toronto: Bicicleta compartilhada

Transporte em Toronto: Bicicleta compartilhada

Toronto também conta um sistema de bicicletas por locação chamada Bike Share Toronto, com várias estações espalhadas pela cidade. É aquele sistema normal que já está disponível em várias cidades do mundo, com bicicletas liberadas por aplicativos e que você paga por período de uso. Você pode comprar o passe unitário ou para o dia todo. Veja os valores.

 

Trens e ônibus conectando Toronto com outras cidades 🚆

Quanto custa viajar pra Toronto: trens, metrôs, bondes e ônibus compõe o transporte público da cidade

Enquanto a TTC coordena o transporte dentro da cidade de Toronto, as linhas que a conectam com municípios vizinhos (Grande Toronto e área de Hamilton) são operadas por outras empresas. A mais conhecida é a GO Transit, que tem várias linhas de ônibus e 9 linhas de trem: Lakeshore West, Milton, Kitchener, Barrie, Richmond Hill, Stouffville, Lakeshore East, a linha UP Express que liga o aeroporto Pearson ao centro da cidade e uma linha com uma viagem diária para Niagara.

Os trens de 8 linhas da GO saem da Union Station, a principal estação de Toronto. A única exceção é a linha de Niagara, que liga a cidade das Cataratas ao final da linha Lakeshore West. É possível comprar os bilhetes nas estações GO e Union Station. O cartão PRESTO também pode ser usado.

Para viagens pelo Canadá, fora da região de Ontário, quem opera é a companhia de trens VIA Rail.

Veja os valores de transporte em Toronto, o mapa da rede GO Transit e o trens da VIA Rail saindo de Toronto.

 

Transporte em Toronto para o Aeroporto ✈️

Transporte em Toronto: Trem do aeroporto UP Express

Transporte em Toronto: Trem do aeroporto UP Express

Existem diversas maneiras de se chegar do centro da cidade ao aeroporto. A primeira, que foi a que usei, é justamente a linha UP Express da GO Transit, que comentei acima. É chamado UP porque liga a Union Station ao Pearson Airport. Como em qualquer transporte de trilhos que liga uma cidade ao aeroporto, ele sai de dentro do próprio aeroporto e se conecta com a principal estação da cidade. É bem fácil de usar, os trens são modernos e têm espaço para bagagem.

Também é possível ir para o aeroporto usando ônibus do sistema público de transporte em Toronto oferecido pela TTC. Tanto no Terminal 1, onde chegam os voos da Air Canada vindos do Brasil, quanto no Terminal 3, há máquinas automáticas para compra de bilhete. Ambas ficam dentro dos terminais perto da área pública no andar de transportes, dentro das paradas de ônibus da TTC. Na hora de comprar o bilhete, avise o condutor se você precisar da transferência. A GO Transit também opera uma linha de ônibus. Veja mais informações.

 

Transporte privativo em Toronto 🚖

Como em toda cidade, também há carros que servem como meio de transporte. Além dos individuais, os que funcionam solicitados por aplicativo podem ser usados como meio de transporte em Toronto.

 

Carros públicos privativos em Toronto 🚕

Sistema privativo de transporte em Toronto inclui táxis e aplicativos

Sistema privativo de transporte em Toronto inclui táxis e aplicativos

Os serviços privativos por aplicativos também são opções de transporte em Toronto. Uber e Lyft são os dois operando na cidade. Só tenha em mente que os valores cobrados no seu cartão de crédito por cada corrida também estão sujeitos a IOF, o que pode encarecer bastante sua fatura. Nesse caso, vale a pena tentar as corridas de táxi, já que, em média, na comparação de valores a diferença não é tão grande assim. Para táxis, as tarifas são padrão, com taxímetro e não negociáveis e, se o serviço for aceitável, é comum dar gorjeta de 10% a 15%. O motorista deve ligar o taxímetro ao iniciar a corrida e pará-lo quando chegar ao destino.

 

Aluguel de carro em Toronto 🚘

Transporte em Toronto: máquina automática para pagar estacionamento na rua

Transporte em Toronto: máquina automática para pagar estacionamento na rua

Caso prefira ter total liberdade para se locomover por conta própria, o que não vejo como necessário numa cidade como Toronto, pode também alugar um carro. Nesse caso, fique atento onde vai parar. Algumas áreas de estacionamento exigem pagamento. Há umas máquinas para pagamento nas calçadas. Você pode pagar também por aplicativos, como o Green P.

 

* todos os preços no Canadá são apresentados ao consumidor sem os impostos, que são cobrados no caixa. Sempre faça o cálculo com mais 13% do valor (porcentagem pra maioria dos produtos). Normalmente você verá o preço “+HST”, que é a sigla pra imposto.

 

O Viaja Bi! visitou Toronto a convite do Tourism Toronto. Todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como turista.

👑 Artigo patrocinado – Tourism Toronto

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar