8 de março de 2016

Sítios Arqueológicos em Cusco | Mochilão Peru #24

Mais arqueologia no Mochilão no Peru! Hoje visitei vários sítios arqueológicos em Cusco e me preparei pra Trilha Inca que começa amanhã!

Sítios arqueológicos em Cusco: complexo Saqsayhuamán

MOCHILÃO NO PERU – DIA 24 – 8/3 – TERÇA

Sítios Arqueológicos em Cusco

Hoje eu queria muito ter dormido até mais tarde, porque ontem fiquei arrumado o mochilão até tarde, já tentando deixar tudo semipronto pra Trilha Inca até Machu Picchu amanhã. A ansiedade já está forte aqui.

Mas não teve jeito. O relógio despertou às 5h30 e às 6h, quando de fato levantei. Arrumei o que faltava, desci pra fazer o check-out do Hotel Los Portales e tomar mais mais um daqueles cafés-da-manhã de reforçados.

Fui para a Viajes Pacífico esperar o tour para os sítios arqueológicos em Cusco que visitei hoje. E hoje é Dia Internacional da Mulher (parabéns, mulherada!) e foi legal ver como o pessoal se trata com carinho na agência, relembrando a data com flores.

Saímos pro tour num micro-ônibus porque nossa turma tinha 25 pessoas. 🙁 Cheguei lá antes das 7h. Até pegar todo mundo, já era quase 8h.

Primeira parada foi no complexo arqueológico Saqsayhuamán, onde vimos ruínas incas e pedras que pesam muitas e muitas toneladas. Os otimistas dizem 120 toneladas e os pessimistas, 80 toneladas. Seja como for, é peso pra porra!

Lá era um templo dedicado ao raio e que mantém a arquitetura inca, com pedras bem encaixadas e parede com inclinação pra ser antissísmica. O guia, Lucio, explicou um pouco da evolução humana e do que somos capazes, porque ele crê que não teve interferência extraterrestre a construção, como alguns dizem.

De lá fomos pra Tambomachay, onde vimos um outro templo menor, com fonte de água natural e com 4 nichos para adoração dos 4 estados do Império Tawantisuyo, conhecido popularmente como Império Inca. Ele era formado por 4 estados, alcançando no sentido sul até Argentina e Chile.

Aí foi uma parada relâmpago pra tirar foto, uma explicação rápida e já voltamos. Acho que vou ter que voltar pra cá com mais tempo… Mas tá valendo. O Lucio nos explicou um pouco da história do lugar e pimba!

E de volta pro ônibus a caminho da 3ª parada do dia, que foi em Pukapukara, uma fortaleza de onde dá pra ver um pedaço de um dos vários caminhos incas, que hoje está em desuso. E a vista de lá é fantástica.

Sítios arqueológicos em Cusco: fortaleza Pukapukara

O quarto sítio arqueológico é chamado de Q’Enqo. O espaço era um santuário tido como local de sacrifícios e para iluminar o local da “mesa de sacrifícios”, que fica numa caverna, eles usavam prata pra refletir e colocar um pouco de luz ali dentro. Hoje acredita-se que na verdade era um local de homenagem à Pachamama (Mãe Terra).

Na volta, passamos numa fábrica/loja onde aprendemos a diferenciar o que é tecido de vicunha, baby alpaca, alpaca adulta ou sintético. Além de ser a vicunha a mais phyna de todas e o sintético o mais podrinho, a variação de preço é absurda. Enquanto o sintético que você compra na rua por S./ 20, um de vicunha pode chegar a US$ 850. Repare que a moeda mudou também! O de baby alpaca (que é o primeiro corte do pêlo) sai por uns S./ 250 enquanto o de alpaca madura sair por uns S./ 130. Isso significa que ontem comprei sintético achando que era alpaca adulta. Mas tá bom porque é um suéter bonito. 🙂

Voltei para o Hotel Los Portales pra pegar minha mochila no luggage room e fui pro Milhouse Hostel onde estou essa noite. Ele é ótimo, mas a internet é uma droga. Só funciona no bar e lá não tem lugar pra sentar. Ruim demais. Uma pena, porque o hostel é sensacional. E só acho uma pena porque tenho que trabalhar usando internet, senão, era super OK.

Fui encontrar com o Vince e as meninas, que já tinham voltado de Machu Picchu, pra poder almoçar. O lugar escolhido foi o Green Point (Calle Carmem Bajo, 235) e a comida é boa por um preço razoável. O menu sai por S./ 12 e é vegetariano, incluindo chicha morada. Depois fui bater perna com o Vince pra comprar meu bastão de caminhada (S./ 23), um colchonete de acampamento (S./ 27)  e as pastilhas para purificar água (5 por S./7).

Encontramos com as meninas, e a Jill precisava baixar as fotos dela pro computador e não tava tendo muito sucesso. Viemos pro Milhouse Hostel pra ela baixar no meu computador e eu mandar pra ela depois, mas quando a internet funcionar.

Às 18h, fui pra agência Viajes Cusco Peru pro briefing da Trilha Inca de amanhã. Ansiedade a mil aqui! Voltei pro hostel, arrumei mais ou menos a mala e vou sair pra jantar com meu trio de amigos e mais um americano fofo que conheci aqui.

E vou me arrumar pra dormir. Porque às 4h20 tenho que estar de pé!

Nos próximos 4 dias, vocês talvez não tenham notícias minhas, então, dia 12 à noite ou dia 13 eu devo voltar. Se não voltar, é porque está um pouco corrido. Dia 13 pego um voo pra Lima e dia 14 volto pro Brasil. Então caso não poste esses 6 últimos dias, estarei escrevendo tudo no caderno pra passar pra cá depois, ok? 😉

Nos vemos, primatas! Me desejem sorte e nos vemos em breve!

🏨 Reserve hotel em Cusco

🎒 Veja tudo sobre meu mochilão no Peru 🎒

[Post originalmente publicado em 08/03/2016 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 25/11/2018]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.