26 de março de 2019

Kensington Market, um rolê gastronômico descolado em Toronto

Se você gosta de comer, chegou na matéria certa! Em dezembro, fiz um tour gastronômico em Toronto, no Canadá, lá pelo Kensington Market que é um mercado mas que não é. 😛 Se não entendeu, calma, que já explico.

Tour gastronômico em Toronto: Cadeiras coloridas em frente ao Blue Banana Market

Tour gastronômico em Toronto: Cadeiras coloridas em frente ao Blue Banana Market

A cidade é repleta das mais diversas opções para se alimentar. Se quiser saber mais leia: Onde comer em Toronto: restaurantes, pubs e mercados. Mas, quero destrinchar um pouquinho mais do Kensington Market, denominado Patrimônio Histórico Nacional do Canadá em 2006, porque vale a pena reservar um tempinho na sua agenda e um espaço no seu estômago. 😉

🍁 Veja também: 11 lugares incríveis para comer pizza em Toronto 🍁

 

Kensington Market é um mercado?

Sim! E não!

“Rafa, pelo amor de Cher, explica direito que tô mais confusx que viado em balada sertaneja”!😂 Calma, bi! É o seguinte: o Kensington Market é um mercado, mas não como conhecemos da forma tradicional. Por exemplo: o St. Lawrence Market, também em Toronto, é um espaço único, um galpão grandão com peixarias, frutarias, açougues, mercearias e várias outras lojinhas pra se acabar de comer.

Já o Kensington Market é mais um bairro, ali do ladinho de Chinatown. Mas ele concentra todas essas opções de comida e outras tantas nesse quadrilátero da fome delicioso. Puro amor e comilança. Você vai de churros a pipocas saborizadas em poucos passos.

Tour gastronômico em Toronto: Selfie na Augusta de Toronto e divisão com Chinatown (consegue achar a estátua de gato na cadeira?)

Tour gastronômico em Toronto: Selfie na Augusta de Toronto e divisão com Chinatown (consegue achar a estátua de gato na cadeira?)

O nome Kensington Market remete às suas raízes como um mercado judeu na região no começo dos anos 1900, mas que virou essa mistura gostosa de restaurantes étnicos, vendinhas, mercadinhos, lojas vintage e mais.

É um bairro sem grandes empresas, que conseguiu manter o clima de imigrantes e da classe trabalhadora, num grande caldeirão. É bem interessante passear por lá pensando nisso. Na maior parte da cidade, você vê grandes marcas enquanto em Kensington Market é tudo muito local, muito menor, muito próximo, sabe? Outra pegada. E tudo graças aos moradores, que batalharam pra que continuasse assim.

Ele representa muito a cidade, porque é super multicultural. Já falei várias vezes aqui no Viaja Bi! que Toronto é a cidade mais diversa que já conheci até hoje e isso fica refletido no Kensington Market. Tem comida belga, chinesa, jamaicana, mexicana, brasileira… ah! Tem até canadense, olha só! 🙂

Onde comer em Toronto: Pipocas com sabores variados no tour por Kensington Market

Onde comer em Toronto: Pipocas com sabores variados no tour por Kensington Market

É um bairro onde muitas pessoas gostam de morar, afinal, quem não gostaria dessa oferta gastronômica bem à porta de casa? Mas acabou ficando caro pelo aumento da demanda. É também um dos lugares bastante fotografados da cidade (mas acredito que mais pelos locais, pois não é um lugar tão conhecido do grande público).

Imagine uma vizinhança bastante colorida, diversa, com pequenos lugares para comer, vendas, cafés, lojas de souvenir, mercados naturais, brechós e lojas de produtores locais alinhadas em ruas estreitas e fáceis de pedestres caminharem e com alguns grafites fotogênicos para serem encontrados aqui e ali.

Tour gastronômico em Toronto: Graffitti em Chinatown

Tour gastronômico em Toronto: Graffitti em Chinatown

Para comer, além de ser um prato cheio (desculpem o trocadilho infame), é também bastante acessível em relação a preços.

Lembra que falei aqui de restaurantes? São lugares sensacionais pra comer e, com certeza, você deve reservar um tempo pra experimentar, mas  Kensington Market tem a vantagem de ser econômico e permitir experimentar a culinária de várias partes do mundo e até coisas inusitadas de maneira econômica. O ideal é juntar ambos no mesmo roteiro.

À noite, Kensington Market também é um point que a galera se reúne para beber e papear. Então, é bem vivo durante o dia e bem vivo à noite.

🍁 Veja também: 6 cafés imperdíveis em Toronto 🍁

 

Tour gastronômico em Toronto pelo Kensington Market

Onde comer em Toronto: visão geral do Livelihood Café

Onde comer em Toronto: visão geral do Livelihood Café

Pra conhecer bem o Kensington Market mesmo ficando poucos dias em Toronto, nada melhor do que otimizar o tempo, né nom? Então, o Tourism Toronto preparou pra mim uma visita mais direcionada com um tour gastronômico em Toronto com a empresa Tasty Tours, que faz tours ali há uns 5 anos.

Eu tive a chance de fazer um tour privado com a guia Isabella, o que foi ainda mais legal porque me deu tempo de fazer fotos, de tirar as dúvidas e até conversar com os proprietários de cada estabelecimento mais profundamente. Esse tour é chamado de Kensington Market Sweet & Savoury Food Tour.

O tour nem sempre começa no mesmo lugar e eles avisam você o ponto de encontro no momento da reserva. Pelo que pesquisei, alguns locais também podem mudar de um tour pro outro. Esse foi o roteiro que eu fiz:

 

🍴 LIVELIHOOD CAFÉ

Tour gastronômico em Toronto: meu menu degustação no Livelihood Café

Tour gastronômico em Toronto: meu menu degustação no Livelihood Café

O roteiro começou no ponto alto. O café é o ponto focal de um projeto social que dá oportunidade a refugiados, LGBT+ e outras populações mais vulneráveis. O projeto envolve também uma ONG e uma startup. Parin Kothari, um dos donos, me ofereceu um mix de várias coisinhas que eles servem por lá, incluindo um chá sírio, e se sentou comigo pra bater um papo e explicar como o projeto nasceu de dois outros projetos focados nos refugiados da cidade. Hoje eles trabalham com diversas frentes em 3 pilares: aprendizado de habilidades de transferência do futuro, trabalho em ecossistemas similares e personalização da carreira profissional. Muito legal e com boa comida. Comecei com um pão pita, molhos e um chá sírio. E fica na Rua Augusta de lá (olha foto da plaquinha lá em cima). 😛
Endereço: 254 Augusta Ave, Toronto

 

🍴 CARIBBEAN CORNER

Tour gastronômico em Toronto: Empanada no Caribbean Corner

Tour gastronômico em Toronto: Empanada no Caribbean Corner

Mercadinho jamaicano que funciona desde 1977 e vende produtos de várias partes do mundo, inclusive da América do Sul (achei suco de caju lá). Lá, experimentamos um tipo de empada (patties, em inglês) que vem da Inglaterra, mas que eles adicionam um toque pessoal. Não sei como é a original, mas essa tem um leve toque apimentado. Os funcionários foram muito simpáticos, fizeram brincadeiras e um até quis aparecer nos meus Stories (tá nos destaques de Toronto no Instagram).
Endereço: 171 Baldwin St, Toronto

 

🍴 TORONTO POPCORN COMPANY

Tour gastronômico em Toronto: pipocas gourmet saborizadas no Toronto Popcorn Company

Tour gastronômico em Toronto: pipocas gourmet saborizadas no Toronto Popcorn Company

Essa era bem diferente: uma loja de pipocas saborizadas. Pipocas gurmê, monamu! A dona, uma filipina, começou fazendo para os filhos, depois com um carrinho vendendo em eventos e aí começou a receber pedidos dos fregueses, foi crescendo até abrirem loja própria. Os sabores são os mais variados: maçã verde, pizza, bacon & cheddar, chocolate, canela caramelizada, bolo de baunilha, sal marinho & maple, cupcake, piña colada, parmesão com alho, sal & vinagre, melancia, milkshake de morango, cookies & cream, só pra mencionar algumas. Lá, você pode pegar um potinho e se servir com uma de cada, se quiser. São mais de 50 sabores.
Endereço: 147 Baldwin St, Toronto

 

🍴 DING DONG PASTRIES & CAFÉ

Tour gastronômico em Toronto: padaria Ding Dong Pastries & Café

Tour gastronômico em Toronto: padaria Ding Dong Pastries & Café

Dando uma escapulida do Kensington Market, com a divisão marcada por um poste com uma escultura de um gato em cima de uma cadeira bem lá no alto, você atravessa a Spadina Avenue e chega em Chinatown, no Ding Dong. É uma padaria, onde você mesmo se serve das delicinhas orientais em sua bandeja. É um lugar bem simples, mas bem tradicional e barato. Dá pra comprar um monte de salgados por um preço baixo. Eu experimentei um pork bun, um pão com carne de porco. Tinha também aquele bolinho de massa da animação Bao, da Pixar, que se passa em Toronto, inclusive. Pensei em fazer uma quentinha pra levar pro hotel depois, mas eu ainda tinha outras paradas e achei melhor fazer a phyna.
Endereço: 321 Spadina Ave, Toronto

 

🍴 MOO FRITES

Tour gastronômico em Toronto: um dos melhores poutines da cidade no Moo Frites

Tour gastronômico em Toronto: um dos melhores poutines da cidade no Moo Frites

Da gastronomia asiática para a canadense, fomos experimentar o poutine, que é um tipo de batata frita com molho de carne. A história do prato é bem interessante. O primeiro foi feito em Quebec por um cliente de um restaurante francês, que pediu assim. O chef se recusou a fazer, deu um baita fuzuê e pra não causar com os outros clientes, o chef atendeu o pedido. O povo de Quebec sempre teve vergonha de dizer que era de lá. Agora, que é super popular, turístico e todo mundo quer o prato canadense, eles dizem que não é canadense, é de Quebec. Too late, babies! Ainda mais que esse do Moo Frites foi eleito o 3º melhor poutine da cidade. São vários molhos à sua escolha, mas há um especial feito para o Tasty Tours, que tem maionese e maple syrup, outra tradição canadense.
Endereço: 178 Baldwin St, Toronto

 

🍴 TIBET CAFÉ AND BAR

Tour gastronômico em Toronto: comidinhas tibetanas no Tibet Café And Bar

Tour gastronômico em Toronto: comidinhas tibetanas no Tibet Café And Bar

Numa portinha simples, que você não dá nada por fora, fica um restaurante tibetano. Ao entrar, há um bar e, no fundo, um restaurante. A dona era artista, mas não conseguiu sobreviver só das suas pinturas. Abriu o restaurante e, hoje, as pinturas decoram o local. Lá, experimentei dois bolinhos de massa, um com carne e outro vegetariano, com cenoura, cebola e tofu. Só cuidado pra comer que a massa guarda o calor dentro, então é bem quente.
Endereço: 51 Kensington Ave, Toronto

 

🍴 PANCHO’S BAKERY

Tour gastronômico em Toronto: churros na Pancho's Bakery

Tour gastronômico em Toronto: churros na Pancho’s Bakery

Padaria mexicana dentro de um pequeno food hall, conhecida por ter os melhores churros da cidade, com recheio de chocolate, morango, doce de leite ou leite condensado. A massa é segredo até para os funcionários. Além dessa, eles têm outras lojas e food trucks pela cidade. Eu comi um churro de chocolate e, com a funcionária, brincamos que churros lembra Chaves, não tem jeito. A guia, que era canadense, não entendeu nossa piada interna, coitada. Coisa de latinos! 🙂
Endereço: 214 Augusta Ave, Toronto

 

🍴 BLUE BANANA MARKET

Tour gastronômico em Toronto: Chocolatinhos no Blue Banana Market

Tour gastronômico em Toronto: Chocolatinhos no Blue Banana Market

Imagine um Walmart, mas com produtores locais. Pro tamanho das lojas em Kensington Market, ele é bem grande e dividido por seções, como a do chocolate, a do café, a de roupas, de brinquedos… Numa seção britânica, tinham produtos de Harry Potter, Doctor Who e vários com a cara da Rainha Elizabeth estampada. Em outra, vários produtos com temática canadense, como meias com a cara do Primeiro-Ministro Justin Trudeau. Lá, experimentamos dois tipos de chocolate da marca Chocosol, uma fábrica de chocolates artesanais que foi eleita como tendo o melhor chocolate em 2014. Essa é a última parada desse tour gastronômico em Toronto.
Endereço: 147 Baldwin St, Toronto

 

🍴 TOFFLE, THE TORONTO TRUFFLE

Tour gastronômico em Toronto: o Toffle recebido no fim do tour por Kensington Market

Tour gastronômico em Toronto: o Toffle recebido no fim do tour por Kensington Market

O tour em si já acabou, mas pra coroar tudo, há um docinho de presente pra quem fez o passeio: o Toffle, um doce especialmente desenvolvido pela Tasty Tours para comemorar os 150 anos do Canadá e da província de Ontário. É um cruzamento de butter tart (torta de manteiga) e trufa de chocolate. Tem uma camada tripla de crosta crocante, ganache de chocolate e recheio de uma manteiga de maple viscosa, tudo coberto com chocolate. Bem bom e você encontra exclusivamente nos tours da Tasty Tours.

 

🍁 Veja também: Onde comer em Toronto – restaurantes, pubs e mercados 🍁

 

E é isso!

Todas as paradas oferecem, obviamente, coisas diferentes do que experimentei, algumas com pratos mais elaborados, mas a ideia do tour é justamente ter uma amostra de cada lugar.

Claro que você pode acabar indo conhecer os lugares por conta própria, mas eu acho interessante fazer o tour pra poder ter realmente um background dos lugares, conhecer a história de cada estabelecimento, conversar com os proprietários e não precisar se preocupar que em cada lugar, você já tem atendimento VIP e alguma coisinha pra comer. 🙂

A avaliação do Tasty Tours no TripAdvisor é de 98% de excelente ou muito bom. Acho que daí já dá pra sacar que é uma boa, né? Eles têm também um serviço de Food Concierge, ou seja, do dia que você compra seu tour até 1 mês depois de fazer ele, você pode entrar em contato com a Tasty Tours pra dicas de lugares pra comer (mas tem aqui também) e eles podem até fazer reservas em restaurantes pra você.

E de tour gastronômico em Toronto, além desse no Kensington Market, a Tasty Tours também tem um tour do chocolate, que fiquei morrendo de vontade de fazer também, já que sou chocólatra. Já tenho planos para a próxima viagem! 😉

 

O Viaja Bi! visitou Toronto a convite do Tourism Toronto. Todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como turista.

👑 Artigo patrocinado – Tourism Toronto

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar