5 de dezembro de 2018

Aquafari, um safári com scooter no mar de Curaçao 🇨🇼

Quando eu soube que ia visitar Curaçao, a primeira imagem que veio à cabeça foi resorts e praias paradisíacas e vários nadas. Mal sabia eu que conheceria um tal de Aquafari e viveria uma experiência muito louca e inesperada numa ilha do Caribe que é super friendly.

Eu em frente ao grupo no passeio Aquafari, um safári aquático no mar de Curaçao - Foto: Divulgação

Eu em frente ao grupo no passeio Aquafari, um safári aquático no mar de Curaçao – Foto: Divulgação

Essa viagem aconteceu no fim de junho desse ano a convite do destino. Eles toparam um projeto comigo chamado Viaja Bi! Convida, onde levo comigo outros influenciadores pra viajar e explorar o destino por mais de uma ótica. Nessa 1ª edição participaram Klebio Damas e Fernando Escarião.

 

O tal do Aquafari

Em Piscadera Bay, antes de começar o Aquafari, com as motocas ainda estacionadas

Em Piscadera Bay, antes de começar o Aquafari, com as motocas ainda estacionadas

Tá, mas o que é o Aquafari? É meio difícil de explicar e até de entender porque parece simples demais, com toques de complexidade mas é isso mesmo que é legal. Como o nome sugere, o Aquafari é um safári embaixo d’água. Simples assim.

Sabe aqueles safáris que você pode fazer na África pra ver paisagens surreais e ver de perto os animais em seu habitat natural? É isso, mas debaixo da água lá no mar transparente de Curaçao.

Ao chegar ao Aquafari, que fica em Piscadera Bay, pertinho do hotel gay que fiquei hospedado, você já vê umas espécies de motos subaquáticas estacionadas ali num píer. Elas são bem discretas e fora do meio, só que não. São amarelo ovo com uma bolha gigante no lugar onde fica a cabeça do serumaninho. Tem um cilindro de ar grande na frente e um motor na parte de trás, abaixo de onde fica nossa bunda.

📝 Hotel gay em Curaçao: conheça o Floris Suite Hotel & Spa

 

Antes de entrar na água

Átila, eu, Charla, Klebio e Fernando depois do briefing, cumprimentando os guias do Aquafari - Foto: Daniel Santos / Viaja Bi!

Átila, eu, Charla, Klebio e Fernando depois do briefing, cumprimentando os guias do Aquafari – Foto: Daniel Santos / Viaja Bi!

Depois de fazer seu “check-in” para o passeio ali no balcão, você pega uma chave para deixar suas coisas em um armário. Mas como o sol é de rachar, aproveite pra passar (ou reforçar) o protetor solar antes de guardar tudo ali.

Se você tiver GoPro com suporte, uma das motocas do Aquafari tem o encaixe. Foi essa que usei pra registrar um pouco pra vocês. Pode relaxar que um dos guias vai fazendo cliques durante todo o passeio pra você poder guardar essas memórias. Mas claro que os pacotes de fotos são pagos à parte. Eles vão de $10 a $45.

Tudo guardado, é hora do briefing. Lá dentro da recepção, tem uma das motocas no meio de vários banquinhos, onde sentamos pra ouvir as orientações. A moça do Aquafari mostrou como funciona o equipamento, bem simples, e os sinais que usaríamos embaixo d’água, já que não dá pra se ouvir lá. Também bem sussa.

 

Começando o Aquafari pra valer

No Aquafari, você anda com uma scotter subaquática entre os peixes em Curaçao - Foto: Divulgação

No Aquafari, você anda com uma scotter subaquática entre os peixes em Curaçao – Foto: Divulgação

Feito isso, é seguir pra praia ali do lado, entrar no mar e caminhar/nadar até onde os guias já levaram as motocas, numa parte mais funda. Eles darão as instruções, mas basicamente funciona assim: quando o guia falar “já”, você afunda, senta na motinho e enfia a cabeça na bolha, que está cheia de ar e, incrivelmente, sem água.

No começo dá um baita desespero porque você acha que vai entrar água ali e você vai morrer afogado. Isso até você perceber que você tá sendo tonto e não tem perigo. Não há nenhuma divisão entre a parte com ar do capacete e a água do mar. Pura física. Na parte de trás da bolha-capacete tem em tem um sisteminha de sucção pra tirar o excesso da água. Achei bem engenhoso.

Nosso grupo na primeira foto do passeio Aquafari, em Curaçao - Foto: Divulgação

Nosso grupo na primeira foto do passeio Aquafari, em Curaçao – Foto: Divulgação

E como respira? Lembra que comentei que tem um tanque de oxigênio na parte da frente da scooter subaquática? Ele vai renovando o ar da sua bolha. Com essa bolha você fica até parecendo personagem do Bob Esponja. 😛

Todo mundo lá embaixo, ele une o grupo, pede pra darem as mãos e faz a primeira foto, com vários peixes em volta da câmera achando que é comida. Depois disso, ligamos as motocas e começamos a viagem embaixo d’água.

 

A vida no mar de Curaçao

O Aquafari, em Curaçao, é guiado por mergulhador profissional - Foto: Divulgação

O Aquafari, em Curaçao, é guiado por mergulhador profissional – Foto: Divulgação

Gente, é muito incrível. Como a água do mar de Curaçao é super transparente, a visibilidade não podia ser melhor. Você consegue enxergar muitos e muitos metros à frente. Se pegar um dia de céu aberto então, que tem mais luminosidade…

Durante o passeio, quando aumenta a profundidade, o guia faz algumas paradas pra baixar todo mundo mais um pouco. Você só tem que tomar cuidado com a pressão no ouvido, então vai destampando. Assim que ele te baixar, ele vai verificar se você tá bem com a pressão. Se por acaso der alguma zica e não tiver, você sobe de volta, sem problema.

Se bem me lembro, as profundidades que você fica durante a visita é de 3m, 7m e 10m. Eles “descem” você porque sua motoca está acoplada a uma corda na parte de cima que fica ligada com uma boia na superfície, que serve também de alerta visual para embarcações e qualquer pessoa lá em cima.

No Aquafari, você explora o fundo do mar de Curaçao - Foto: Divulgação

No Aquafari, você explora o fundo do mar de Curaçao – Foto: Divulgação

Em uma parte, você passa no meio de pilares que devem segurar o píer lá em cima, imagino eu. Ele está todo coberto de limo, corais, esponjas, conchas e pequenos animais. Por um momento, você se sente numa expedição em alto mar. 😛

No nosso passeio, não vimos tantos animais, mas rolou de ver alguns tipos de peixe, uma tartaruga marinha (eu não consegui ver porque ela tava próxima do chão, mas o pessoal viu) e ouriço do mar.

Com o ouriço, aliás, o guia/fotógrafo faz uma brincadeira. Primeiro ele leva um por um pra perto dos pilares entre os quais passamos um pouco antes. Eu fui o primeiro a ser chamado, então fui desavisado. Ele aponta para uns bichinhos que parecem planta (sou ruim de nome, me deixa).

Interagindo com a vida marinha no Aquafari, em Curaçao - Foto: Divulgação

Interagindo com a vida marinha no Aquafari, em Curaçao – Foto: Divulgação

Quando você olha, a ponta do dedo dele toca o bichinho, e ele se fecha rapidamente, é bem surpreendente, se você não tá esperando. Acabei com sua diversão com esse spoiler? Não, vai ser legal mesmo assim. Aí ele pede pra você fazer o mesmo e fotografa.

Depois, ele põe um ouriço do mar na palma da sua mão. E pede pra você virar a mão de cabeça pra baixo. Você acha que o pobre ouriço vai despencar, mas que nada… Ele usou a sucção pra grudar na sua mão. Mais um clique.

Num outro momento de interação pra fotos, ele dá um pouco de comida de peixe na sua mão pra que você solte quando os peixes vierem. No meu caso, as peixas tavam nervosas e começaram a morder minha mão antes mesmo de eu abrir ela. Não foi o melhor jeito de sair na foto, mas foi legal mesmo assim.

📝 Curaçao LGBT: conheça a ilha mais gay do Caribe

 

Fazendo a sereia saindo do mar

Fomos até o ponto amarelo no mar, onde estavam as scooters do Aquafari - Foto: Daniel Santos / Viaja Bi!

Fomos até o ponto amarelo no mar, onde estavam as scooters do Aquafari – Foto: Daniel Santos / Viaja Bi!

Acabada a sua 1h embaixo d’água, que passa voando (ou nadando?), eles param novamente as scooters no ponto onde começamos, um pedaço mais fundo e vamos nadando/caminhando até a praia.

Aí você volta pra pegar suas coisas no armário, vê se você vai querer as fotos ou não e se enxuga bonitinho enquanto os guias recolhem as motocas.

Os guias, aliás, são super simpáticos, todos eles. Mas tem um que me lembrava o alemão do seriado Sense8 e outro era um preto do sorrisão mega atraente… Ai, gente… umedeci… e não foi da água do mar. 😛

Depois do Aquafari, recomendo almoçar no restaurante Pirate Bay, logo ao lado

Depois do Aquafari, recomendo almoçar no restaurante Pirate Bay, logo ao lado

Depois desse tempo todo embaixo d’água, bate forte a fome. Minha recomendação é já parar pra comer no restaurante Pirates Bay at Piscadera, que já é ali do lado. Eles tinham um menu especial pra quem fez o Aquafari e você pode dar sorte, como nós demos, de pegar uma mesa com pé na areia. Que coisa mais deliciosa.

No menu, tinham 2 tipos de sanduíche, um de frango (Club Sandwich) e um de atum (Tuna Sandwich), 2 tipos de salada (Ceasar ou Gorgonzola) e 2 tipos de prato principal servidos no bowl (Pirate Bowl Teriyaki kip ou Pirate Bowl Stoba, de carne). O menu ainda inclui uma bebida não alcoólica.

 

O que preciso saber antes e quanto custa o Aquafari?

As scooters do Aquafari ainda estacionadas, antes do passeio pelo mar de Piscadera Bay

As scooters do Aquafari ainda estacionadas, antes do passeio pelo mar de Piscadera Bay

Se você também achou o Aquafari tão maravilhoso quanto eu achei, juntei aqui algumas informações práticas que você tem que saber antes de chegar em Curaçao e fazer o passeio (algumas coisas que já falei no texto, mas de forma resumida) e informações sobre valores.

Informações práticas

  • Não é necessária experiência com mergulho ou algo do tipo
  • Não é necessária roupa especial, você pode fazer o passeio de sunga, maiô e/ou biquini
  • O tour é guiado por mergulhadores profissionais do próprio Aquafari
  • Antes do tour, você tem um briefing sobre como controlar a scooter e segurança
  • O briefing acontece cerca de 30min antes do passeio em si começar, se programe
  • Idade mínima: 10 anos
  • Altura mínima: 1,2m de altura
  • Peso máximo: 125kg
  • O tour não é recomendado para mulheres grávidas, pessoas que tiveram lesões de pescoço ou nas costas recentemente, problemas de coração, respiratórios, epilepsia, claustrofobia ou diabetes
  • Se você se encaixa nas condições acima, precisará de uma carta de consentimento de um médico pra poder fazer o tour
  • Pessoas sob influência de álcool ou drogas serão proibidas de fazer o tour
  • O Aquafari não é recomendado caso seu voo aconteça nas 18 horas seguintes ao passeio
  • O que levar: trajes de banho, toalha, dinheiro vivo para comer e beber ou comprar souvenirs
  • Armários estão disponíveis no local

Quanto custa?

O passeio Aquafari dura 1h, com mais 30min para o briefing e hoje (5/12/18) está custando $ 115. Para conferir o valor atualizado, visite o site oficial do Aquafari. Mas aí entra a boa notícia! Eu conversei com o pessoal do Aquafari, pedi e eles toparam dar 10% de DESCONTO se você usar o código VIAJABIAQUAFARI quando for fazer sua reserva. 👏😜

Os pacotes de foto são à parte, como eu disse. Hoje, os pacotes variam de $ 10 (15 fotos) a $ 45 (75 fotos), variando também o número de pessoas por pacote.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Viaja Bi! 🏳️‍🌈 (@viajabi) em

 

FOTOS 📷

 

Aquafari – Curaçao

Endereço: Piscaderaweg Z/N, Piscadera Bay / Pirate Bay, WillemstadCuraçao
Horário de funcionamento: todos os dias, 10h às 17h30
Telefone: +5999 5132625
Links: Site | Instagram | Facebook
E-mail: reservations@aquafari.netinfo@aquafari.net

 

🇨🇼 Guia Curaçao #ViajaBiConvida 🇨🇼

 

O Viaja Bi! viajou para Curaçao a convite do Curaçao Tourism Bureau. Todas as opiniões expressas aqui são independentes e refletem a real experiência como viajante.

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

Comentar