28 de agosto de 2018

Como é voar de Azul para Paris em voo operado pela Aigle Azur

No começo de agosto, tive a oportunidade de voar pela primeira vez com a Azul. Fui cobrir os Gay Games Paris 2018 a convite da Atout France e do Visit Paris Region, órgãos de turismo da França e da região de Paris. E vou contar pra vocês agora como é voar de Azul para Paris em voo operado pela Aigle Azur.

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: cabine na classe Econômica

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: cabine na classe Econômica

📋 FICHA DE VOO

Campinas (VCP) ✈ Paris (ORY) ✈ Campinas (VCP)
Companhia aérea:
Azul (voo) e Aigle Azur (operação)
Voos:
ZI 036 (VCP-ORY) e ZI 035 (ORY-VCP)
Datas: 2/8/2018, 19h15 (ida) e 9/8/2018, 10h15 (volta)
Aeronave: Airbus A330-200
Classe: Econômica
Assentos: 26G (corredor) / 45E (meio)

 

Como é voar de Azul para Paris em voo operado pela Aigle Azur

✈️ A COMPANHIA AÉREA E A ROTA

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: Airbus A330 na pista do aeroporto de Orly (Paris)

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: Airbus A330 na pista do aeroporto de Orly (Paris)

O voo para Paris estreou no dia 5 de julho de 2018 e é, na verdade, operado por uma companhia francesa parceira da Azul, chamada Aigle Azur. A Azul tem outros voos internacionais, incluindo Estados Unidos e tem uma ótima reputação com os passageiros mesmo em voos domésticos, mas para essa rota, apostou na operação da Aigle Azur. A Azul é a companhia aérea brasileira de David Neeleman, o mesmo fundador da americana Jet Blue.

Pelo que apurei, em todos os voos dessa rota, há pelo menos 1 ou 2 comissários brasileiros para que tenha mais a cara da Azul. Mas não considero que estou avaliando de fato como é voar de Azul para Paris nesse caso e, sim com a Aigle Azur, né?

A rota tem 4 frequências semanais saindo do aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas às terças, quintas, sextas e domingos (19h15) e, a partir de 8 de setembro, começa uma nova frequência também aos sábados (22h45). Os voos chegam ao aeroporto Paris-Orly (ORY),  e os voos vindos da Europa para o Brasil saem também às terças, quintas, sextas e domingos (10h15) e a frequência nova sairá também aos sábados (13h45).

 

🛂 AEROPORTOS

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: Airbus A330 na pista do aeroporto de Viracopos (Campinas)

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: Airbus A330 na pista do aeroporto de Viracopos (Campinas)

O hub da Azul é o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP), na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Sempre adorei esse nome Viracopos e, quando pequeno, me perguntava que situação em que estavam virando copos que criaram o aeroporto. 😜

Sendo abençoado com dois aeroportos na cidade de São Paulo, nunca tinha visitado Viracopos, que tem somente um terminal e 9 portas de embarque, mas é bastante bonito e com aparência moderna. Para chegar à Campinas, a Azul disponibiliza gratuitamente um ônibus executivo bem confortável e equipado com WiFi, saindo de Sorocaba (também no interior) e de alguns pontos da capital paulista: Shopping Eldorado, Terminal Barra Funda, Shopping Tamboré e do Aeroporto de Congonhas, que foi o que eu peguei, já que era mais próximo de onde o Lupin🐶 ficou hospedado. Veja aqui os horários do ônibus.

O Aeroporto Internacional Paris-Orly (ORY) é um localizado em um ponto um pouco mais central da cidade e bem menor que o principal aeroporto de Paris, Charles de Gaulle (CDG), que é mais afastado. A fila da imigração quando cheguei levou quase 1h30. Então, se agendar algum transfer, deixe-o avisado de possíveis atrasos.

Quase perdi o meu porque além desse atraso, ao chegar nas esteiras de bagagem, a do nosso voo estava emperrada e só algumas das malas estavam ali. Ninguém do aeroporto pra resolver, então chamei uma pessoa que cuidava das bagagens perdidas para acionar alguém. Depois de um tempo, resolveram. Mas o meu transfer ficou esperando cerca de 2h sem notícias e quase perdi! 🙁 No último minuto, eles conseguiram ligar e avisei que já estava saindo para o calorão do verão parisiense.

 

🛄 CHECK-IN

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: assentos na classe Executiva

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: assentos na classe Executiva

O voo da Azul / Aigle Azur começou a ser operado no dia 5 de julho, então peguei o começo da operação.

Deixei pra fazer o check-in no próprio aeroporto, já que chegaria mais cedo. Não tinha fila nenhuma e fui direto ao guichê. Conversando com o agente de solo que fez meu check-in, ele me explicou sobre as classes da aeronave que eu voaria e disse que a Classe Executiva (Business Class) estava totalmente cheia.

Na Classe Econômica desse voo da Azul e de todos para Europa e EUA, você pode despachar até 2 bagagens de 23kg cada, além da bagagem de mão, que pode ter até 10kg. Na Executiva podem ser até 3 despachadas (infos de bagagem na Azul). Não esqueça de sempre colocar um lacre na mala que ligue o fecho do zíper/cadeado à uma parte fixa como a alça para se proteger contra o golpe da cesárea. Isso em qualquer viagem de avião, tá?

Fiz rapidamente o check-in e o agente me deu algumas informações como a de que dentro da área de embarque, só teria um Frans Café e mais um outro lugar para comer, então caso eu preferisse entrar mais tarde, deveria fazer até 17h50. Achei bastante simpático e atencioso o toque. Compatível com tudo de positivo que já ouvi sobre a Azul.

No voo de volta, o check-in no Aeroporto de Paris-Orly estava bastante lento. Não tentei fazer o auto-check-in porque queria trocar de assento, já que o que foi reservado pra mim era no meio, mas de qualquer forma, ouvi uma moça na minha frente na fila falando pro marido que o self check-in não funcionava aparentemente porque era um voo em codeshare, então a função não estava disponível pra gente. Tinha que ficar na fila mesmo.

Chegando ao balcão, pedi pra atendente se eu podia trocar meu assento pra algum na janela. Ela disse que sim e me deu a passagem (bem rápido, o que estranhei). Continuava com o assento 45E ali, que fica na fileira do meio. Perguntei novamente, ela disse que trocou e disse “tudo certo”. Fiquei em entender, mas na hora que cheguei no avião, obviamente, ela não tinha trocado nada e, com o voo cheio, voltei apertado no assento apertado da fileira do meio. E não foi falha na comunicação por conta de idioma, tá? Falo inglês fluentemente. Ponto negativo pra Aigle Azur. 🙁

 

👜 EMBARQUE

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: assentos na classe Econômica

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: assentos na classe Econômica

A sala de embarque de Viracopos tem algumas cadeiras com tomada e espreguiçadeiras de frente para a pista. De lá, deu pra ver o Airbus A330 da Aigle Azur em solo com sua “máscara” ao redor dos vidros da cabine do piloto. Não achei o livery (pintura do avião) da Aigle Azur tão bonita, porque é todo cinza, sem nada muito diferente, mas essa “máscara” da Airbus eu gosto. Parece um super-herói. 🙂

O voo estava previsto para decolar às 19h15, mas foi somente às 19h08 que o embarque começou, então tivemos um pequeno atraso, mas o embarque correu sem nenhum problema. Primeiro embarcaram as prioridades e o passageiros da Executiva e depois as fileiras do fundo (20 a 35), e depois as demais.

Ao entrar na aeronave, com iluminação azulada (que gostei), fui direcionado ao corredor correto. Apesar do voo estar com alta ocupação, dei sorte de ir com o assento ao meu lado vazio, o que me salvou (vocês já entenderão). Nesse voo de ida não teve aquelas instruções de segurança padrão que mostra saídas de emergência, coletes salva-vidas etc., achei estranho.

No voo de volta, o vídeo foi exibido normalmente antes da decolagem, que teve atraso novamente. Dessa vez, uma mulher do Haiti estava sendo deportada. Ela voou de lá pro Brasil para conexão até Paris. E faria o voo de volta pois estava ilegalmente tentando entrar no país.

Ao chegar no avião, ela estava chorando e 4 policiais franceses (homens e mulheres) estavam tentando colocá-la sentada, e ela relutando. Levaram ela lá pra frente da aeronave mas, aparentemente, o pessoal da Econômica “Conforto” disse que pagaram mais caro e eles não iriam viajar ao lado de alguém tão fedido (ela estava sem banho até então e o cheiro estava realmente forte).

Voltaram ela para um dos últimos assentos do avião, próximo de onde eu estava. Ela gritava, relutava e chorava. Nisso, já tinha dado o horário de decolagem. Quando ela se acalmou e os policiais estavam deixando o avião, ela começou novamente. Em resumo, ela se recusou a sair da França, então teve que sair do avião algemada e, provavelmente, presa. Fora isso e o assento apertado do meio, correu tudo bem no embarque do voo de volta.

Tanto na ida quanto na volta, eles passam oferecendo fone de ouvido.

 

💺 CABINE E ASSENTOS

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: assentos na classe Econômica

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur: assentos na classe Econômica

O A330-200 da Azul/Aigle Azur tem o interior da cabine bem moderno e com iluminação azulada. É dividida em 2 classes de assento: Classe Executiva e Classe Econômica, na qual voei. A Econômica tem a opção de assentos Conforto, que não é uma classe separada, mas é um assento mais espaçoso dentro da mesma classe

Nessa aeronave, são 287 lugares, sendo 19 na Classe Executiva na configuração 1-2-1 com acesso direto ao corredor a todos os passageiros e 268 na Classe Econômica em configuração 2-4-2. Desses, 46 são da categoria Conforto).

Pelo que entendi, na Aigle Azur, marcação de assento antecipada sai por € 10 para assentos padrão e € 70 para os assentos Conforto. 😮

O espaço entre os assentos é bem pequeno e a largura dele também não é das melhores. É um típico assento econômico doméstico mas que, para um voo long-haul, fica aquém do esperado. Ele também não reclina quase nada e esse foi o ponto mais negativo do voo pra mim. Depois de algumas horas, começa a dar um faniquito de ficar na mesma posição e, pra quem já não dorme fácil em avião como eu, é osso.

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: amenities conta com tapa olho e tampão de ouvido

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: amenities conta com tapa olho e tampão de ouvido

Para compensar, os amenities trouxeram um facilitador. Além do travesseirinho pequeno padrão e da manta fina demais para aguentar o ar condicionado trincando, a Aigle Azur oferece um pacotinho com um tapa olho e um tampão para os ouvidos. Não parece, mas essas duas coisas são uma maravilha e me garantiram o pouco tempo de sono que consegui ter no voo.

No bolsão da frente do assento, revista de bordo, cartão de segurança da aeronave e revista de duty free, tudo normal. 🙂 Na fileira do meio, que têm 4 assentos, os 2 do meio tem uma vantagem que não há divisão de ferro entre eles onde fica o pé, então dá um pouco mais de mobilidade. Não usei o bagageiro pra bagagem de mão, mas parece não ter tido problema de espaço como já presenciei em outras aeronaves e companhias.

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: revista de bordo com produtos Duty Free

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: revista de bordo com produtos Duty Free

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: banheiro apertado, mas com sabonete gostoso

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: banheiro apertado, mas com sabonete gostoso

Os banheiros também são bastante apertados, sem muito espaço pra se movimentar. Mas não tem segredo, né? Entrou, fez o que tinha que fazer e saiu. É que eu uso o banheiro como momento de descompressão também, dando uma melhorada na cara e me esticando um pouco, então fez falta.

Embaixo dos assentos, tinha tomada e na tela do entretenimento de bordo tinha entrada USB para carregar o celular (que, de fato, funcionava).

 

🎬 ENTRETENIMENTO DE BORDO

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: entretenimento de bordo com somente 33 opções de filmes

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: entretenimento de bordo com somente 33 opções de filmes

Ponto bastante fraco, porque adoro ver filmes no avião, já que durmo pouco. Apesar de o touch screen ter ótima sensibilidade, o que é raro acontecer em telas de aviões, a programação era muito rasa. Só há poucas opções de filmes e áudios. O mapa interativo estava no menu mas não estava disponível.

São somente 33 filmes e nenhum deles me pareceu ser tão atual. Talvez o mais novo seja “The Greatest Showman”, que eu assisti porque não tinha visto (e chorei, como sempre😜). Os filmes tem áudio em português, inglês e francês, mas legenda somente em uma língua oriental que não soube identificar, talvez mandarim. Ou seja, ou dublado, ou inglês sem legenda.

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: entretenimento de bordo com poucas opções, mapa interativo sem funcionar, mas informações interessantes

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: entretenimento de bordo com poucas opções, mapa interativo sem funcionar, mas informações interessantes

Tive que começar a ver o filme 3x. Porque na hora que o avião começou a se mexer na pista para decolar no voo de ida, todas as telas foram desligadas e reiniciadas. Aparentemente não tinham reiniciado o sistema antes do embarque, tanto que a tela mostrava o trecho ORY-VCP e não o contrário. Quando reiniciou, arrumou. Logo depois, outra pausa e começou do zero antes de alguns anúncios para apresentar a equipe de voo.

A parte boa é que os filmes carregam super rápido e têm a opção de continuar assistindo de onde parou. Quando está pra chegar no destino, é mostrado um alerta de “não há tempo suficiente pra finalizar sue vídeo”. Isso evita você começar a assistir e chegar ao seu destino com o filme pela metade. Gostei! Tem potencial.

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: entretenimento de bordo com poucas opções de músicas sem mostrar os artistas

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: entretenimento de bordo com poucas opções de músicas sem mostrar os artistas

Os áudios também deixam a desejar. São somente 11 playlists, entre elas uma chamada “Brazil”. Nessa, por exemplo, estão músicas como “Encaixa”, “Bem que se quis” e “Carinhoso”. Se elas são de artistas da MPB ou de funk não fica claro porque no lugar do nome dos artistas aparece “Various Artists”.

Ou seja, a ideia principal de ter playlists em entretenimento de bordo pra mim, que é descobrir novos artistas, também não funcionou.

 

👨‍✈️ATENDIMENTO

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: tomando café da manhã belíssimo

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: tomando café da manhã belíssimo

Sofrendo, nessa rota, o mesmo revés que a Latam ainda sofre depois da fusão Lan e Tam, a maior parte da tripulação não fala português, então vi algumas pessoas com certa dificuldade para se comunicar. De qualquer forma, a Azul tem colocado pelo menos um atendente de voo da sua equipe em cada voo, para manter o português, mas nem sempre ele está atendendo sua área da aeronave.

Os franceses não são reconhecidos no mundo por sua paciência e têm um modus operanti e uma forma de pensar bem peculiar. Já trabalhei com franceses mais de uma vez e sei que isso é uma regra geral (que como toda regra, tem exceções, obviamente).

Um exemplo? O rapaz sentado próximo a mim durante o voo se levantou para pegar algo no bagageiro e esqueceu de o fechar, se sentou e colocou novamente seu fone de ouvido. Erro dele, claro. Mas o comissário do outro corredor se apoiou nas fileiras do meio, tentando acenar pra ele que, de fone, não ouviu. Ele mobilizou os passageiros da fileira do meio para cutucar o rapaz. Nisso, todo mundo já estava olhando pro que estava acontecendo. Ele falou algo em francês, que o rapaz não entendeu, e depois perguntou em inglês “foi você que abriu o bagageiro?”, apontando pra cima. O rapaz se ligou (realmente não tinha percebido), se levantou e fechou o bagageiro, ao que o comissário agradeceu com um joinha super amigável.

Ou seja, ele não foi mal educado em nenhum momento, mas o jeito de pensar e agir foi diferente do brasileiro, que provavelmente passaria, perguntaria pro rapaz algo como “você precisa de alguma coisa aqui de cima ou posso fechar, senhor?”. O recado teria passado sem constranger o passageiro. Mas, como falei, não houve falta de educação, só a lógica é outra. E ainda tem o fato de isso ter sido pontual, então, não levarei em conta na minha avaliação, mas acho importante mencionar.

Mesmo assim, essa foi a única diferença cultural que saltou aos olhos. O atendimento que tive, em geral, foi cordial e simpático, não tenho do que reclamar. Todos os comissários sempre sorridentes e atenciosos, seja passando nos assentos ou quando levantamos pra dar aquela esticada na perna necessária durante a noite. Durante o voo de volta, os comissários e comissárias também foram extremamente simpáticos e educados e atendendo super bem.

 

🍴 SERVIÇO DE BORDO

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: jantar com frango, arroz, vegetais, pão, salada, Polenguinho, água, bolo e suco

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: jantar com frango, arroz, vegetais, pão, salada, Polenguinho, água, bolo e suco

No voo de ida foram servidas 2 refeições. A bandeja em que tudo é servido, tem a base emborrachada, o que parece fazer as coisas grudarem nela, mas achei inteligente pois não deixa elas correrem pra lá e pra cá com turbulências ou movimentos bruscos na mesinha. Além das refeições, no bolsão do banco, tinha um cardápio com serviço de bordo pago, caso alguém quisesse algo extra. Isso é comum em voos low cost na Europa, têm ficado bastante comum em companhias tradicionais também e mesmo em voos domésticos no Brasil.

O jantar tinha opção de macarrão ou frango, que foi o que escolhi. Para acompanhar, vinha um pão, um Polenguinho, saladinha com molho e um bolo de sobremesa. Mas o molho da salada veio embaixo do prato quente, então ele ficou quente na salada gelada. Uó! O prato quente tinha frango, arroz e legumes e tava bem gostoso. Para beber, refrigerante, água, vinho tinto e sucos. Eu fui de suco. As opções eram laranja, maçã ou tomate. Tive uma experiência ruim com suco de tomate no passado, então fui no SuFresh de maçã. Depois eles passam servindo café ou chá.

No café da manhã, veio omelete com tomate picado, lombo e espinafre. Para acompanhar, tinha pão, manteiga, geleia de goiaba, Danoninho e frutas picadas. Para beber, além de café, chá e água, pra minha alegria tinha também chocolate quente. 👏 Tirando o lombo que não gostei muito, o resto estava gostoso.

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: café da manhã com omelete, tomate, espinafre, rosbife, pão, manteiga, geleia, Danoninho, frutas picadas e chocolate quente

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: café da manhã com omelete, tomate, espinafre, rosbife, pão, manteiga, geleia, Danoninho, frutas picadas e chocolate quente

No voo de ida não reparei, mas no de volta vi que nas galleys tinha água, suco, refrigerante, barra de cereal e um bolinho francês à vontade durante todo o voo.

Na volta, achei que serviriam só 1 refeição por ser voo diurno, mas também foram servidas 2. Na primeira, como eu estava dormindo, não ouvi as opções. Mas acordei com o prato já colocado: frango, arroz (que estava um pouco frio, mas acho que foi culpa minha já que demorei um tantinho pra acordar e o ar condicionado deve ter gelado), pão, uma salada de batata e um potinho de água mineral.

A segunda refeição foi mais um snack: um lanche quente bem gostoso, um bolinho francês e um creme de maçã em compota, além das bebidas.

 

⭐ RESUMO / CONCLUSÃO

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: jantando goxtosinho

Voar de Azul para Paris com Aigle Azur na classe Econômica: jantando goxtosinho

Minha primeira experiência com a Azul, provavelmente por não ter sido com a própria e sim com a parceira Aigle Azur, não foi das melhores. E fico triste, porque só ouvi coisas boas da Azul.

Os pontos mais negativos pra mim foram, definitivamente, o assento (em relação à espaço e reclinação) e o entretenimento de bordo tão raso para um voo de longa distância e que nem o mapa interativo funcionava. Os pontos mais positivos incluem a gastronomia e o atendimento, principalmente dos funcionários da Azul mesmo.

Sair de Campinas também é um ponto que pesa pra quem não é da região. Não tanto na ida, mas depois de um voo cansativo, ainda tem que encarar um busão até algum ponto de SP e de lá ir pra casa. Um rolê. Mas o valor pode compensar, pois as outras companhias com voos diretos têm opções com pelo menos R$ 1.000 a mais que a Azul. 😮

Buscando voos diretos entre São Paulo e Paris em comparadores, há diferença de preço no mesmo voo para comprar com a Aigle Azur e com a Azul, saindo um pouco mais caro com a brasileira (pouco mais de R$ 300), mas essa tem a vantagem de parcelamento e oferece uma peça de bagagem a mais despachada do que a francesa.

Pensando em preço, esse voo é a escolha ideal, é o mais barato entre os voos diretos. Mas tem o trampo de ir pra Campinas pra quem não for de lá e a experiência de bordo da Aigle Azur durante as quase 12h de voo. Se você puder gastar um pouco mais, talvez valha a pena considerar outras opções.

Os voos da Azul para a Europa permitem stopover gratuito em Paris (uma parada grátis, no mesmo bilhete, antes de seguir para outro destino) ou em Lisboa e podem ser feito tanto na ida quanto na volta, ou somente em um dos trechos. Para garantir a parada grátis, é preciso sinalizá-la no momento da compra da passagem, informando a viagem completa com as devidas datas. O tempo máximo permitido na parada é de 7 dias. Com essas informações, o sistema realiza a cotação da viagem sem cobrar a parada. Também é permitido stopover em Campinas no voo saindo da Europa.

Apesar de não entrar como ponto creditado à companhia, acho importante mencionar que o voo de volta foi um dos mais tensos que já fiz na vida, já que é um review. Quase chegando a Viracopos, pegamos uma turbulência fortíssima, a ponto de as pessoas gritarem quando o avião baixava repentinamente por pegar um vácuo e sacolejar pra lá e pra cá com força brutal. Sei que existem piores que essa e que todas as turbulências, mesmo essas bem fortes, são perfeitamente normais e não oferecem um risco real à segurança do voo em si, mas confesso que dessa vez talvez eu tenha me borrado um pouco. 😛 Você já pegou alguma turbulência forte assim?

Azul, miga… Sua parceira não me causou a melhor das impressões, mas ainda quero te conhecer mais de perto. Sei que não vai me decepcionar! Será que no futuro poderei contar como é de fato voar de Azul para Paris? 😉

 

6.6 nota final
Review de voo
Os pontos negativos, definitivamente, são o assento (espaço e reclinação) e entretenimento de bordo muito fraco para um voo de longa distância. Os pontos positivos ficam com a gastronomia e o atendimento, principalmente dos funcionários da Azul.
Check-in
Embarque
Cabines/Assentos
Entretenimento
Atendimento
Serviço de bordo

O Viaja Bi! viajou para os Gay Games Paris 2018 em voo da Azul/Aigle Azur a convite da Atout France, Visit Paris Region e com seguro viagem da GTA. A passagem foi uma cortesia da companhia aérea mas todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como passageiro.

 

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Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

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28 Comentários

  • Allan
    2018-08-28 14:16

    Ameei esse post, cheio de informações! Para tudo essa aeronave é muito linda 🙂

    PS- achei super completo o texto. Parabéns! \o/
    Sobre se esticar no banheiro hahaha na próxima vai na galley bater um papo com os comissários poxa.

    Abç

    • Rafael Leick
      2018-08-28 16:16

      Sim, ela é linda mesmo. Mas fiquei com o “apertado” na cabeça em vez do “lindo” rs
      Eu fui na galley, mas eles não tavam tão afim de papo, tavam trabalhando. hahaha Mas fui ali me esticar também, fiquei ali de pé um pouco exibindo minha figura rs
      Obrigado pelos elogios, querido! 😉 Que bom que gostou. bjs

  • Valéria
    2018-10-25 16:03

    Boa tarde, Rafael.
    Tenho várias dúvidas referentes a Aigle.
    Irei para Portugal em fevereiro de 2019 e estou acompanhando passagens pela Skyscanner, a mais em conta que encontro é pela Aigle, fazendo conexão em Paris, e depois, indo até Lisboa. As minhas dúvidas são as seguintes:
    – Esses valores anunciados pela skyscanner já é com bagagem ou terei que contratar posteriormente?
    – Caso sim, a quantidade de bagagem é 1 ou 2 malas de 23 kg?
    – Além da bagagem de mão de 10 kg, posso levar um outro volume (por exemplo uma mochila) junto comigo no assento?
    – Dá muito medo voar com a companhia? (hahahah)
    – Ah, como funciona o stopover? (se eu compro promocional está incluso?)
    Caso puder me ajudar com algo fico agradecida. No site da companhia fica meio vaga as informações, não diz se tem bagagem inclusa ou como funciona.
    Desde já agradeço!!

    • Rafael Leick
      2018-10-26 13:06

      Oi, Valéria, tudo bem?
      Que legal que vai pra Portugal. Durante a viagem, não esqueça de marcar #viajabi nas suas fotos pra que possa acompanhar também, ok? 🙂
      Esse voo é operado pela Aigle Azur, mas valem todas as regras da Azul, pois é um voo da companhia brasileira. Respondendo, então:
      – O voo já contempla bagagens e, segundo o site da Azul, são 2 malas de 32kg.
      – Você pode levar uma bagagem de mão e um artigo pessoal. As medidas você encontra nesse link.
      – Não dá medo por voar com essa companhia não. Eu fiquei tenso com a turbulência, mas não é culpa da companhia.
      – Sobre o stopover, não sei te dizer se fica incluso em tarifas promocionais, mas entendo que sim. Se você conseguir já incluir os trechos, da forma como coloquei no texto, e o preço não alterar, dá pra fazer. 😉 Sei que com a Air France é assim, então imagino que com a Azul/Aigle Azur também.
      De qualquer forma, acho válido você entrar em contato com o SAC da Azul para tirar todas suas dúvidas antes de comprar a passagem. Os telefones são: 4003-1118 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 887 1118 para demais regiões.
      Espero ter ajudado.
      Beijos

  • João
    2018-11-10 06:20

    Muito bom! Super completo o seu relato! Adorei! Vou pegar o voo direto de Viracopos p/ Paris em dezembro, também com a Aigle azur. O check in é feito pela Azul, certo? Na ída vc fez o check in online ou no aeroporto? Conseguiu escolher o lugar sem problemas?

    • Rafael Leick
      2018-11-11 22:19

      Oi, João. Valeu pelo comentário e elogio. 😉
      Sim, o check-in é feito pela Azul na ida. Na volta, busque o balcão da Aigle Azur no aeroporto de Orly-Paris. Eu fiz o check-in no aeroporto. Como eu fui convidado, quando recebi a passagem, o lugar já estava selecionado, então não dava pra mudar. Na volta, até tentei, como mencionei no post, mas a Aigle Azur decepcionou.

  • Eduardo
    2018-11-10 18:16

    Uma pena que a Azul foi fazer parceria logo com essa Aigle Azur, que tem uma reputação muito ruim na Europa, sobretudo no tocante ao atendimento, conforto e refeições estragadas.

    • Rafael Leick
      2018-11-11 22:21

      Oi, Eduardo. Valeu pelo comentário. Não sabia dessa má reputação da Aigle Azur na Europa, mas consigo entender porque, visto que a maior parte das companhias européias têm um padrão um pouco mais alto pra atendimento. Sobre comida estragada, também não tinha ouvido falar. Se aconteceu mesmo, é bem grave.

  • Karen
    2018-11-11 22:54

    Olá,
    Rafael!!

    Adorei seus relatos sobre a cia aérea!
    Viajo no começo de dez.pela mesma empresa.
    Poderia me dizer como é a imigração em ORLY, demoram mto?

    E a volta para fazer o check-in, é tranquilo ?
    Alguns dizem que é demorado e bagunçado para encontrar o local,poderia falar da sua experiência por favor???

    Obrigada desde já!

    Karen

    • Rafael Leick
      2018-11-23 17:25

      Oi, Karen, tudo bem?
      Obrigado pelo comentário e pelo elogio. 😉
      Mas não sei se entendi suas dúvidas, porque eu respondo essas duas questões no post mesmo. Sobre Orly tá na seção “AEROPORTOS” da matéria e sobre o check-in na volta tá na seção “CHECK-IN”. Falo exatamente sobre essas duas questões. Mas, em resumo, sim, a imigração em Orly demora muito e é bagunçada e o check-in na volta não foi difícil de encontrar, mas é um espaço com bastante gente. É cheio, mas dá pra se achar tranquilamente.
      Qualquer dúvida específica, pode deixar aqui, ok?
      bjs

  • Karen
    2018-11-13 11:08

    Olá, Rafael!!

    Tinha feito um textao mas não sei pq diabos não foi.

    Primeiramente adorei seu post bem detalhado sobre a sua experiência em voar com a AZUL!

    Viajo no começo de dezembro e tenho algumas dúvidas e se vc puder sana-las ficarei agradecida!

    1- Qual terminal fica o desembarque SUL ou Oeste)?
    ( pois pretendo comprar o Navigo Decourvete e disseram que vende apenas no terminal Sul).

    2- Desculpe a intimidade,mas qual sua altura,pois vc relata que é um tanto qto apertado os assentos!

    3-Na volta onde fica o check-in, um ponto de referência , pois estarei com filho pequeno e preciso ter uma certa agilidade para não ter contratempo!!

    Agradeço desde já!

    Karen
    .

    • Rafael Leick
      2018-11-13 14:18

      Oi, Karen, tudo bom? Brigadão pelo comentário e pelo elogio! 😉
      Sobre suas dúvidas:
      1- De acordo com o site do aeroporto, os voos da Aigle Azur chegam no terminal Sul. Tive que olhar, porque não me atentei a esse detalhe. O aeroporto não é dos maiores.
      2- Eu tenho 1,69m, sou baixinho. Então senti que era um pouco apertado mesmo.
      3- Não tenho certeza, mas acho que os balcões de check-in não são mais fixos. Quando chegar ao terminal, busque pelo logo da Aigle Azur. Aqui tem um mapa do Terminal Sul que pode te ajudar. Pra reduzir tempo, você pode também fazer o check-in antes e só despachar as malas. Tem máquinas de auto-check-in também.
      Espero que te ajude. Depois volta aqui pra me contar como foi, se deu tudo certo? Quero ouvir experiência de outras pessoas também.
      bjs

  • Karen
    2018-11-13 17:33

    Nossa,
    Com certeza vc ajudou mto!!!
    Muito agradecida!!

    Ps: realmente deve ser apertado (1.69).

    Claro, voltarei aqui para relatar a experiência !

    Bjos

    • Rafael Leick
      2018-11-14 14:11

      Eba! Que bom ler isso. 😉 Fico aguardando então seu retorno. Boa viagem. Aproveite muitão! 😉 Se lembrar, durante a viagem quando postar fotos, marque #viajabi no Insta pra eu acompanhar também, ok? 😉 bjs

  • Karen
    2018-11-13 18:12

    …Eu de novo hahaha
    Então, vc relatou sobre escolher o assento, eu fiz online mesmo!
    Entra na página da Azul e acesse MINHA RESERVA vão pedir o CÓDIGO e seu sobrenome,Então vc vai em minhas reservas e consegue escolher onde quer sentar.Fiz no voo da dia e da volta!!!

    É isso!!!

    • Rafael Leick
      2018-11-14 14:12

      Perfeito! Melhor ainda já estar com ele selecionado. Como no meu caso não pude escolher, não tive essa experiência de marcar o assento, mas que bom que já conseguiu fazer! 😉 Pode voltar quantas vezes quiser rs
      bjs

  • BRUNA CURY
    2018-11-30 09:19

    OI RAFAEL,

    EU COMPREI AS MINHAS PASSAGENS PARA PARIS PELO SITE DA AIGLE, A MINHA DUVIDA É QUANDO CHEGAR AO AEROPORTO DE VIRACOPOS EU VOU AONDE NO GUICHE DA AZUL? COGITEI COMPRAR PELA AZUL MAS DA UMA BOA DIFERENCA DE VALOR. SERA QUE APOS COMPRAR AS PASSAGENS NO CHECK-IN TERA ALGUMA OUTRA TAXA?

    • Rafael Leick
      2018-12-01 10:46

      Oi, Bruna, tudo bem? Não faz sentido ter outra taxa quando chegar no check-in, pois eles nem sabem quanto você pagou. Quanto a isso, fique tranquila.
      Sobre o check-in, pelo que me lembro, não há identificação da Aigle Azur em Viracopos, porque é um voo da Azul também. Então, quase 100% de certeza que você terá que fazer o check-in lá mesmo. Meu conselho é que você entre em contato com a Azul por telefone, diga que você comprou a passagem no site da Aigle Azur, mas que depois viu que era um voo das duas companhias e confirma se o check-in é com a Azul mesmo. Só para você ficar mais tranquila, mas eu não acho que terá nenhum tipo de problema. 😉
      Depois me conta aqui como foi, ok?

  • Karen
    2018-12-03 19:25

    Oieee…

    Menino eu pensei em vc a minha viagem inteira!!!

    Quando Vc disse que o avião era apertado eu não achei que fosse concordar com Vc,mas GZUIS…Que aperto foi aquilo?????Nunca havia viajado em uma “lata de sardinha”!!!

    Não havia uma posição se quer para tirar um cochilo,a poltrona não reclina quase nada, e olha que sou pequena 163 e bem magrinha!!!

    O menu é exatamente o mesmo!!!

    O difícil é saber que ainda tem a volta

    Mas vou me concentrar na viagem…

    Obrigada mais uma vez!!!!

    Abraços

    • Rafael Leick
      2018-12-03 23:00

      Eita… tanta coisa pra você pensar nessas horas de voo e pensou em mim por causa do post. Desculpa por isso hahahaha
      Pois é… eu não sou chato ou fresco com avião, mas essa foi difícil mesmo. A poltrona quase não reclinar (mesmo em comparação com outras econômicas) foi o mais complicado.
      Calma que na volta pode ter alguém sendo deportado também hahaha Tô brincando. Torcendo pra volta ser melhor e você vir me contar aqui que deu tudo certo. 😉 Mas se concentre na viagem que aí é maravilhoso!!! Se postar foto no Insta, marca #viajabi pra eu acompanhar também, ok?
      Beijocas!

  • Júlio Cesar
    2019-02-04 15:31

    Ótima reportagem. Eu vou na semana que vem no voo da Azul( operado pela Azur) VCp-ORLY e gostaria de saber qual é o terminal da Azul(com voo operado pela Azur) no Aeroporto de Orly. Gostaria de saber se o embarque em Orly é no terminal Sul ou no terminal Oest. Vc pode ajudar ?

    • Rafael Leick
      2019-02-04 19:23

      Valeu pelo comentário, Júlio. A Aigle Azur, em Orly, opera tanto no Terminal S (Sul) quanto no W (Oeste). No site do próprio aeroporto dá pra checar o seu voo, caso não tiver no seu cartão de embarque. 😉

  • Karen
    2019-02-06 09:11

    Olá, RAFA!!
    Então,Júlio César, quando eu fiz a volta foi em um sábado e estava tendo protestos dos Coletes Amarelos,então tive que pagar um RIM para usar o ORLYVAL,e fiquei na duvida em qual terminal teria que descer,fui na sorte e desci no terminal SUD e BINGO!

    Ou seja, o terminal é o SUL.

    Boa viagem!!!

    • Rafael Leick
      2019-02-06 16:20

      Oi, Karen. Tudo bem? Valeu pela dica. 😉 Como respondi pro Júlio, o site do aeroporto diz que a companhia usa os dois terminais, então isso pode mudar. É bom sempre checar no cartão de embarque ou no site do aeroporto mesmo. Mas valeu pelo comentário. Conta mais do Orlyval?
      bjs

  • Thiago
    2019-02-18 00:57

    Óla, Rafael; Tudo bem?

    Comprei minha passagem de Campinas à Paris para Setembro, e fiquei na dúvida se devo pagar um pouco mais para os assentos da econômica confort, ou o espaços entre elas não mudam tanto assim;
    Outra dúvida é se devo cancelar a reserva e escolher outra companhia, afinal, não é muito conhecida por nós brasileiros, e o pior,, as inúmeras turbulências. Contudo, meu assento é o A21, será que é muito sobre as asas ? Porque senão perde as lindas paisagens !
    Aguardo respostas, obrigado !

    • Rafael Leick
      2019-02-25 19:34

      Oi, Thiago, tudo bem e com você?
      Olha, eu achei os assentos apertados, mas vai muito da sua vontade. Não cheguei a experimentar os assentos da Comfort, mas devem ter um pouco mais de espaço. No site deles, não tem a informação do tamanho do assento, só diz ter mais espaço. Dá uma ligada no call center deles. Sobre o assento, nesse link tem os mapas das aeronaves com a localização das asas. Turbulência não é um problema da companhia, como falei no post. Isso são forças externas. Leve em conta as informações que coloquei no post pra sua decisão, mas essas questões de forças naturais, não tem o que fazer. Todas as companhias estão sujeitas.
      Abraço

  • Lilian
    2019-03-10 21:44

    Rafael adorei ler o seu relato! Super completo e deu para ter uma boa ideia de como é fazer esse trecho Campinas-Paris.
    Pena que eu não vi a 2 dias atrás antes de comprar as passagens para esse mesmo trecho pois agora estou levemente em pânico em relação ao espaço das cadeiras e conforto pois também não durmo mesmo em vôos longos e sou ligeiramente grande (1.88) rs, que os deuses me ajudem agora e que eu seja sorteada com um assento de corredor (pq nem marcar não dá antes sem pagar a mais…).
    Obrigada por compartilhar sua experiência! (:

    • Rafael Leick
      2019-03-11 05:29

      Oi, Lilian. Obrigado pelo comentário e pelo elogio! 😉
      Minha dica é que você leve um Dramin ou similar pra poder apagar mais fácil no voo, caso não role assento no corredor. 😛
      Depois que fizer o voo, volta aqui pra me contar como foi sua experiência? E vá de coração aberto. Pode ser que pra mim tenha sido ruim, mas que pra você não seja. Vai da experiência de cada um. 🙂
      Beijos!

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