Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ entra no calendário mundial
A partir de 2020, todo dia 10 de agosto celebrará o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+, ou World LGBTQ+ Tourism Day, no termo em inglês.
A data será simbólica para conscientizar mais e mais gente sobre a importância da nossa fatia no turismo e dar luz aos seus aspectos políticos e socioculturais, à geração de emprego em diversos países que se abrem a esse mercado e ao enorme impacto econômico.
Já comentei outras vezes por aqui que, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBT+ representa 10% da população viajante em quantidade, mas 15% em faturamento, ou seja, é um público que costuma gastar mais em suas viagens, e viajando 4x mais que a média.
Também vale lembrar que uma grande parcela dos turistas LGBT+ são conhecidos como DINK, a sigla para Double Income No Kids (dupla renda e sem filhos), voltando seus gastos para outras áreas da vida, como as viagens, que estão entre os itens prediletos. Esse público também tende a ter mais flexibilidade para viajar fora dos períodos de férias escolares.
Para os destinos, isso é ótimo e super vantajoso já que cada real investido em turismo LGBT+ rende 50% de lucro aos cofres públicos. Só não enxerga isso quem é idiota e preconceituoso (ou seja, idiota), como nosso presidente Bolsonaro. #ForaBolsonaro
Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ 2020
A cada ano, o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ vai envolver cerimônias, declarações e atividades com um tema anual compartilhado. O desse ano é “Solidariedade hoje para viajar amanhã”, em apoio à resposta da OMT à crise gerada pela pandemia do coronavírus, destacando os valores duradouros do turismo.
E já que estamos falando de solidariedade, vale lembrar que ainda hoje, 1 em cada 3 países criminaliza a homossexualidade, alguns com pena de morte. Ter países homofóbicos em 2020 é bizarro e inaceitável. É nesse contexto que representantes de organizações voltadas aos turistas LGBT+ no mundo todo, como a CCGLAR, todo dia 10 de agosto vão agir de forma mais enérgica para conscientização sobre a importância de tornar o turismo uma atividade mais inclusiva.
A cada ano, o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ também vai lembrar de pioneiros no setor – pessoas responsáveis por iniciativas que tornaram as viagens mais seguras para nossa comunidade – e reconhecer pessoas que priorizaram o respeito à diversidade em seus negócios.
Em 2020, o homenageado será Bob Damron, criador da 1ª edição do The Address Book, o 1º guia LGBT+ do qual se tem registro. Ela foi publicada em 1965, quatro anos antes das Rebeliões de Stonewall, e sobreviveu às censuras por não trazer nem a palavra “gay”até 1999, como modo de sobrevicência mesmo. Mais tarde, teve seu nome alterado para Damron Men’s Travel Guide.
O site Los Angeles Magazine tem um artigo completo sobre a história do livro. Está em inglês, mas caso não entenda, use o Google Tradutor, é uma história curiosa. 😉
Da Argentina pro mundo
A proposta para a data acontece por iniciativa da Câmara de Comércio LGBT da Argentina (CCGLAR), que é uma das principais engrenagens para que o país seja conhecido mundialmente como referência em turismo LGBT+. Já tive oportunidade de trabalhar com eles antes e sei das mudanças que já promoveram.
Eles convidaram o Viaja Bi! e diversas outras entidades pelo mundo todo para se juntar à iniciativa do Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ de promover um turismo inclusivo, responsável, sustentável, seguro e universalmente acessível. Então, é claro que eu aceitei e aproveito para te convidar a participar dessa celebração da promoção da diversidade e da inclusão de pessoas LGBT+ no turismo.
Todas essas imagens abaixo podem ser usadas da forma que quiser para ajudar a promover o nosso turismo que, segundo previsões do mercado, deve ser um dos primeiros a retomar de fato as viagens. Não duvido nada!
STORIES
Tendências para o turismo LGBT+ pós-coronavírus
A pandemia do coronavírus mudou muita coisa pelo mundo. Juntei, nesse vídeo, algumas tendências do que deve acontecer no mercado na retomada.
Comentar