Disneyland Paris, vale a pena visitar?
Esse ano tive minha primeira vez na Disney. E não foi em Orlando, mas sim em Paris… na Disneyland Paris. Oi? Como assim? Já explico. Mas vamos começar do começo.
Ir pra Disney é o sonho de qualquer criança brasileira, certo? Bom… quase isso. Nunca foi tanto o meu, na verdade. Achava legal, sempre fui fã do Pateta, mas daí a fazer uma viagem pros EUA só pra ver um mundo todo fake e montado? Não, não… não queria.
As coisas começaram a mudar quando morei em Londres e, após visitar Paris pela primeira vez, descobri que existia uma Disney ali perto chamada Disneyland Paris, mas que já tinha se chamado (e ainda era conhecida como) Euro Disney. Bom, então me prometi que se eu voltasse à Cidade Luz, eu conheceria esse parque… Afinal, se eu não gostasse, não teria investido tanto, já que era fácil só cruzar o Canal da Mancha a partir de terras britânicas. Acabou que voltei pro Brasil e não fui conhecer.
🇫🇷 Procure seu hotel em Paris 🇫🇷
Avança a história pra 8 anos depois. Rafa está de novo em Paris, dessa vez a trabalho, cobrindo os Gay Games Paris 2018 e tem um dia livre antes de voltar pra casa. Lembrei da minha promessa de anos atrás e depois de uma conversa com a Atout France, órgão de turismo da França, que me levou para essa viagem, recebi um convite da própria Disneyland Paris para conhecer os parques.
ParqueS... no plural mesmo, porque são dois: o Disneyland Park (Parc Disneyland), mais voltado ao mundo mágico infantil dos estúdios e o Walt Disney Studios Park (Parc Walt Disney Studios), voltado ao cinema propriamente dito.
E, bicha, ao chegar ali, me senti uma criança real oficial. Estava realizando um sonho que eu nunca tive. E estava sendo o máximo! Tudo era mágico. Antes mesmo de entrar nos parques, há um monumento com a mão do Mickey Mouse e folhagem colorida. Muito fofo.
Assim que peguei o mapa, entrei saltitando como uma gazela louca no Disneyland Park. #BambiFeelings 😛 Lá dentro, a primeira coisa que eu fiz foi dizer em voz alta: “antes de mais nada, foto com o Pateta!” e lá fui eu pra onde estava marcando no mapa e na programação, pois já estava no horário dele entrar. Fui correndo, peguei a fila no meio de um monte de criança e uns minutos depois tive meu momento supercriança, com direito a foto divertida, selfie e autógrafo no caderninho. Depois disso, pude explorar o parque em paz. Ufa! 🙂
A Disneyland Paris foi inaugurada em 12 de abril de 1992 e, se você sabe fazer contas melhor que eu, percebeu que no ano passado ela completou 25 anos, então eles ainda têm celebrado essa data em muitos tons de prata e azul prateado com o número 25 por aí.
Para comemorar o niver, nesse verão europeu de 2018 (ou seja, agora!), eles estão com uma parceria super especial com a Marvel, trazendo os heróis mais legais para o mundo mágico. Você pode inclusive comer um shortbread (doce tradicional escocês) com a cara do Groot, de Guardiões da Galáxia. Dá até dó, mas é tão lindo (e gostoso)! O #MarvelSummer vai até o dia 30 de setembro de 2018 na Disneyland Paris.
Ah! Entre outubro e dezembro de 2018, todos os parques da Disney pelo mundo, incluindo a Disneyland Paris, vão celebrar os 90 anos de Mickey Mouse! Fique atento às programações especiais.
Vou separar por tópicos o que tenho pra falar, pra facilitar, mas qualquer dúvida que tiverem, deixe seu comentário aí embaixo, ok?
Também farei um post sobre como chegar e quanto custa a Disneyland Paris separado, para esse não ficar tão gigante.
Como funciona a Disneyland Paris?
A Disneyland Paris é composta de 2 parques, como falei, e um fica ao lado do outro. Você pode comprar um único ingresso que dá acesso aos dois, que foi o que usei. Mas mesmo que digam que “a Disneyland Paris é pequena”, se você quiser conhecer tudo e com calma, tem que ir mais de um dia, pelo menos um dia pra cada parque.
Caso queira se hospedar por lá, o complexo tem 8 hotéis oficiais, com diferentes estilos:
- Disneyland Hôtel
- Disney’s Hotel New York
- Disney’s Newport Bay Club
- Disney’s Sequoia Lodge
- Villages Nature Paris at Disneyland Paris
- Disney’s Hotel Cheyenne
- Disney’s Hotel Santa Fe
- Disney’s Davy Crockett Ranch
🇫🇷 Procure seu hotel em Paris 🇫🇷
Por mais que esse ingresso possa dar direito a você transitar entre os dois parques, eu aconselharia a fazer o contrário do que eu fiz e ir primeiro ao Walt Disney Studios Park, que fecha mais cedo, e depois ao Disneyland Park, porque no fim da tarde (17h30 no dia que eu fui) é lá que ocorre a Disney Stars on Parade, parada com os carros e personagens que todo mundo ama. E, antes do parque fechar, tem um show de luzes no castelo chamado Disney Illuminations e fogos de artifício, que eu perdi porque estava destruído já às 20h. 🙁
Os dois parques abriram às 10h, mas o Disneyland Park fechava às 23h e o Walt Disney Studios Park às 20h. Os horários sofrem alterações dependendo da época que você está indo, então confira no app (mais infos abaixo).
Se você for na alta temporada ou de fim de semana, prepare-se para muitas filas. Você começará a achar que 30min de fila é rapidinho. Então, se tiver como, estude o parque antes e selecione as atrações que são imperdíveis pra você, assim você não sai frustrado.
Mas não esqueça de deixar um tempo livre pra comer e fazer pequenas pausas pro sorvete ou loja de souvenirs, por exemplo, porque é impossível você sair de lá sem comprar nada. É caro? É, mas é tudo tão lindo!!!
Você sabia que a Disneyland Paris é a atração mais visitada da Europa? Fica muito à frente até do que a Torre Eiffel, acredita? Mas também… Paris é a cidade mais visitada do mundo, né? Por isso tem as duas atrações com maior número de turistas! Um feito e tanto.
Logo que você chega à Disneyland Paris, há uma área externa chamada Disney Village, que é de livre acesso e que conecta os dois parques. Logo na entrada do Disneyland Park, fica o principal hotel do complexo, o Disneyland Hôtel. Embaixo dele, as bilheterias e a entrada propriamente dita.
🗺️ COMO FUNCIONA O DISNEYLAND PARK
🗺️ COMO FUNCIONA O WALT DISNEY STUDIOS PARK
Quais as atrações da Disneyland Paris?
Mana, são muitas! São mais de 50 atrações divididas entre os dois parques. Não vá com essa impressão que vendem de que a Disneyland Paris é minúscula, porque não é. Ela tem muitas atrações walkthrough, ou seja, que a atração é justamente o caminho que você passa a pé.
🎢 VEJA AS ATRAÇÕES DA DISNEYLAND PARK
🎢 VEJA AS ATRAÇÕES DO WALT DISNEY STUDIOS PARK
Dicas para otimizar sua visita à Disneyland Paris
A Disneyland Paris conta com um app que traz datas e horários dos parques, atrações fechadas para renovação e os horários e locais para encontrar e tirar foto com cada personagem, além de todas as informações sobre cada atração, hotel, restaurante, loja e serviços do complexo. O mais legal é que mostra o tempo de fila para cada atração, então você pode aproveitar melhor seu dia. Baixe para iOS ou Android. Se não quiser baixar, na entrada do parque você recebe um mapa físico e um folheto com a programação da semana.
🇫🇷 Procure seu hotel em Paris 🇫🇷
Paus de selfie são proibidos nos parques, então não adianta nem levar, tá? Mas um lanchinho na mochila pode e deve. Recomendo levar barrinhas de cereal e lanches para comer durante o dia, caso não queira parar para almoçar (e perder tempo de ver mais coisas). Tempo é dinheiro e, nesse caso, o tempo é contado em euro!
Os restaurantes são cheios e o ideal é fazer reserva antecipada. Você pode fazer isso chegando aos parques no City Hall (Disneyland Park) ou Studio Service (Walt Disney Studios Park) ou antecipadamente pelo telefone +33 (0)1 60 30 40 50.
Para quem quer cortar o tempo de fila, a Disney oferece o FastPass, que te dá horários marcados nas mais concorridas atrações, por um custo extra, claro. Mas, em algumas atrações, há possibilidade de você ir mais rápido e de graça. Caso você não faça questão de ir na atração junto com seu grupo ou escolher assento, pode pegar a fila Single Rider. Você preenche os lugares que “sobram” nessas atrações selecionadas, já que a maioria das pessoas quer ir junto com alguém. Então, o tempo de fila é bem menor.
Pais com bebês podem usar um benefício gratuito chamado Baby Switch para se revezarem em atrações não adequadas para crianças pequenas, sem ter que pegar fila pela segunda vez. Há, no parque, uma área de crianças perdidas que também é o Baby Care Center, um espaço para cuidar dos babies com aquecedor de mamadeira e trocadores. Dá pra comprar papinhas lá também e é possível alugar carrinho de bebês.
Pessoas com deficiência ou necessidades especiais podem locar cadeiras de rodas e pegar um mapa de acessibilidade dos parques no City Hall ou Donald Desk (Disneyland Park) ou no Studio Services (Walt Disney Studios Park), além de um cartão de acesso, se apropriado.
Para as compras nas lojinhas, há um serviço de delivery grátis na maioria dos hotéis da Disneyland Paris ou, comprando antes das 15h, você pode deixar suas compras lá e retirá-las antes de ir pra casa.
Se você é do tipo que ama aquelas fotos surpresa em montanha-russa ou atrações de aventura, a Disneyland oferece o Disney PhotoPass, que você pode comprar um cartãozinho (por um preço salgado), tirar fotos com fotógrafos nas atrações selecionadas e depois acessar todas suas fotos online.
Caso queira, é possível fazer um tour guiado pelos parques, por um custo extra. Mas não vejo muito sentido em fazer. Seria legal mais pra ir conhecendo a história da Disney, mas não é o tipo de coisa que você busca quando está lá, né? Também por um custo extra, é possível guardar suas malas em armários para curtir o parque mais livre.
Disneyland Paris: vale a pena?
Muito! Se você estiver na Europa e for fascinado pelo mundo mágico da Disney, não vai se arrepender de dar um pulinho lá por pelo menos um dia. Se você achar, como eu achava, que não gosta tanto assim da Disney para programar uma visita, dê uma chance.
É impossível não se contagiar com aquele mundo logo que você entra nele. Pra você ter uma noção, eu entrei saltitando como uma gazela louca com um sorriso no rosto, de orelha a orelha. Você vai certamente virar criança e vai amar a experiência.
🇫🇷 Procure seu hotel em Paris 🇫🇷
FOTOS
O Viaja Bi! visitou a Disneyland Paris a convite da Disneyland Paris, Atout France e Visit Paris Region. Os ingressos foram uma cortesia do parque, mas todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como visitante.
Comentar