30 de janeiro de 2020

Oásis de Huacachina e a foto perfeita do Peru

Quando pesquisei sobre os destinos que iria visitar na minha viagem ao Peru, um dos lugares que eu mais antecipei era justamente o Oásis de Huacachina, próximo de Ica. A ideia de conhecer esse paraíso, que há tanto tempo serve para refrescar os mais afortunados da região, me parecia muito legal.

Colocando na mão o Oásis de Huacachina, no deserto de Ica, no Peru - Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Colocando na mão o Oásis de Huacachina, no deserto de Ica, no Peru – Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

 

A história do Oásis de Huacachina, no Peru

Tive um dia agitado navegando até as Islas Ballestas e já estava cansado. O calor debaixo do sol do deserto é muito desgastante. A última parada do dia antes de ir para o Vinhedo de Queirolo era para conhecer o Oásis de Huacachina e o nosso grupo decidiu não sair da van. A guia, Cláudia – por quem, a esse ponto, eu já tinha me apegado – permitiu que eu e mais dois amigos fôssemos explorar o espaço por 30min.

Mas antes de contar esse rolê, vamos entender um pouco mais sobre o Oásis de Huacachina – todas informações que fui pegando com a Cláudia no caminho arenoso até lá.

Localizado há cerca de 5km da cidade de Ica e com aproximadamente 100 habitantes fixos, Huacachina é a vila construída ao redor de uma lagoa chamada de “Oásis das Américas”, isso porque trata-se do único oásis de todo continente americano.

Oásis de Huacachina, no Peru - Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Oásis de Huacachina, no Peru – Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

As lendas locais contam que uma princesa foi presa enquanto se banhava em uma piscina. Quando ela conseguiu fugir, a piscina se tornou o lago e as dobras do manto que cobriam o corpo da moça se tornaram as dunas que protegem ambiente.

O local é hoje intensamente explorado pelo turismo, e com a construção de poços privados, o nível da água reduziu muito e o lago precisa ser alimentado novamente por meio de bombeamento. Nos anos 70, o oásis funcionava com um balneário de luxo para famílias influentes da região e visitantes. Hoje recebe dezenas de milhares de turistas anualmente.

Há diversas opções de alimentação e hospedagem bem ali na borda do lago. Há também passeios de aventura nas dunas de onde o visual é incrível.

 

Em busca da foto perfeita

Caçando a foto perfeita no Oásis de Huacachina, no deserto de Ica, no Peru - Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Caçando a foto perfeita no Oásis de Huacachina, no deserto de Ica, no Peru – Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Eu decidi caminhar para cima das dunas após dar meia volta ao redor do lago. Todas as fotos que eu tinha visto do lugar eram de um ângulo superior, o que me empolgou para fazer a subida, já que a vista dali de baixo não era exatamente o que eu esperava.

O sol estava conseguindo roubar todas as minhas forças e então eu me sentei à sombra de um dos milhares de bugues que estavam estacionados ali e encontrei uma visão que se assemelhava à minha expectativa. Uma porção de água de cor esmeralda cercada por antigas palmeiras e algumas construções e que parece estar correndo risco de ser engolida por toda areia em volta. É hipnotizante.

Meu tempo estava acabando e, nessa hora, percebi que os outros dois colegas tinham chegado quase no mesmo lugar que eu. Aproveitamos para dar mais algumas voltas e discutir sobre expectativas e dar a chance do lugar nos surpreender. Fico muito feliz de ter insistido e caminhado um pouco mais, subido um pouco mais alto. Tive vontade de saber mais sobre o oásis e quem sabe voltar com mais tempo em uma próxima ocasião.

Eu criei minhas expectativas do oásis com base em imagens feitas por pessoas que eu não conheço. A experiência pessoal promove outras leituras e eu acabei percebendo que a “foto perfeita” não passa de uma ilusão e da nossa própria vontade de expressar o sentimento em determinados momentos e espaços.

Oásis de Huacachina, no Peru - Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

Oásis de Huacachina, no Peru – Foto: Pedro Ambrósio / Viaja Bi!

🌴Veja a experiência de buggy e sandboard em Huacachina e passeio para Islas Ballestas🌴

 

Onde ficar em Huacachina, no Peru

Separei algumas opções de hospedagem para facilitar sua vida e as opções variam de hotéis confortáveis com serviço de spa até descontraídos hostels com piscinas charmosas e bar. Essas são as que ficam um pouco mais próximas do oásis, mas caso prefira ficar em Ica, busque opções de hotel aqui.

HOTÉIS EM HUACACHINA

HOSTELS EM HUACACHINA

CAMPING EM HUACACHINA

APARTAMENTO PARA LOCAÇÃO EM HUACACHINA



Booking.com

 

Como chegar no Oásis de Huacachina

Para chegar em Huacachina, você pode ir por conta própria dirigindo pela enorme Carretera Panamericana Sur, estrada que faz parte de uma rede rodoviária com mais de 48 mil km de comprimento. Para isso é possível alugar carro tanto em Lima quanto em Paracas. Saindo de Lima, o trajeto é de aproximadamente 4h30.

Mas o mais recomendado é contratar um tour saindo de Paracas ou de Lima. Existem tours que combinam o Oásis de Huacachina com as Islas Ballestas, por exemplo. Veja algumas opções de tours:

 

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”3″ ideal_para_lbl=”América do Sul” theme=”card-large” show_logo=”false”/]

 

E aí? Bora conhecer esse oásis?

O Viaja Bi! viajou a convite do órgão de turismo do Peru. Todas as opiniões expressas aqui são independentes e refletem a real experiência como turista.

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Pedro Ambrósio

Pedro Ambrósio

Biólogo e professor. Sempre foi fascinado por fotografia e aos 14 anos, quando foi morar na Nova Zelândia em um programa de intercâmbio, percebeu que viajar era alimento para sua alma. Viagens de aventura e contato com a natureza são sua xícara de chá. Sempre escreveu sobre seus rolês em diários pessoais e agora se aventura a compartilhá-los no Viaja Bi!. Todos os posts do Pedro.

  • Instagram
  • Email

4 Comentários

  • Pousada na Praia do Rosa
    2021-01-04 13:06

    Que lugar lindo

  • Filipe Morato Gomes
    2024-01-14 11:48

    Estava procurando informações sobre Huacachina e acabei neste post. Parabéns pelas fotos.
    Grande abraço desde Portugal.

    • Rafael Leick
      2024-01-15 01:57

      Oi, Filipe. Valeu pelo comentário e elogio! 😉
      Abraço desde o Brasil.

Comentar