18 de julho de 2011

Primeiras impressões de Curitiba

Dando uma pausa nas postagens europeias antigas, hoje quero falar um pouco sobre uma cidade bem brasileira e que preserva sua história e seus personagens e dar as minhas primeiras impressões de Curitiba.

Primeiras impressões de Curitiba: Museu Oscar Niemeyer (MON) - Crédito: autor desconhecido

Primeiras impressões de Curitiba: Museu Oscar Niemeyer (MON) – Crédito: autor desconhecido

Primeiras impressões de Curitiba

Curitiba é a capital do estado do Paraná, tem 318 anos e uma população de quase 2 milhões de habitantes. Tem a pinha e a araucária como principais símbolos visuais da cidade, é também conhecida como a Capital Ecológica do Brasil e tem um clima mais frio do que boa parte do país, similar ao da Europa.

Então no feriadão de Corpus Christi (23 a 26 de junho) decidi fazer algo diferente e tomar uns ‘bons drink’ com alguns amigos de lá e conhecer pessoalmente outros. E, claro, matar a vontade de conhecer a cidade.

Cheguei na quarta-feira (22/6) à noite, depois de uma semana curta e um dia especialmente cansativo. Meu amigo, também Rafael, foi me buscar no aeroporto com mais 2 amigos, saído de uma festa junina (o que rendeu um visual que facilitou encontrá-los no desembarque). O aeroporto fica na cidade vizinha, São José dos Pinhais, a cerca de 17km do centro de Curitiba, então quem não tiver outra maneira de ir para o centro, existem ônibus que fazem esse trajeto: Ligeirinho Aeroporto e Aeroporto Executivo.

Ainda no aeroporto, o Rafa me presenteou com uma cena hilária envolvendo ele e uma placa de sinalização. Sem mais. 😛

Cheguei ao Roma Hostel e fui fazer o check-in enquanto eles me esperavam. Infelizmente o atendimento do staff não é o ponto forte deles. A diária no quarto coletivo masculino, com 12 camas, é de R$ 38 (valores de jul/2011, confirme antes de viajar!), totalizando R$ 152 pelos 4 dias e mais R$ 4 pelo aluguel da toalha (pelo período, com direito à troca diária).

O quarto era dividido em 2, com 3 beliches cada parte. O banheiro anexo, tem 3 chuveiros e 2 cabines reservadas. Além disso, para cada cama tem um senhor armário (que você pode usar levando seu cadeado free of charge), que acomodou minha mochila e minha mala de mão “padrão Ryanair”, com folga!

Na minha “metade” do quarto tinham só 3 pessoas, contando comigo, e mais 3 na outra “metade”. O chuveiro é bom, esquentou bem, apesar de que a temperatura só despencou mesmo em Curitiba no dia seguinte à minha volta para São Paulo.

Larguei as coisas lá e saí com os “piás”. Íamos para uma balada, estava cheia, passamos por outra, também cheia. Acabamos comendo um hot-dog na Praça da Espanha, que é bem bonitinha. Chegou um outro amigo deles e ficamos batendo papo até a hora de ir pra casa (e eu pro hostel).

[Post originalmente publicado em 18/7/2011 no Viagem Primata (ex-The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 3/11/2020]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.