Comitê LGBT AccorHotels no Brasil é referência mundial 🇧🇷
Para quem me acompanha há bastante tempo, sabe que não é novidade meu carinho real oficial pela AccorHotels, a maior rede hoteleira do Brasil, que chegou aqui como uma estrangeira francesa há 40 anos. E essa admiração vem, em grande parte pelo trabalho primoroso que o Comitê LGBT AccorHotels vem fazendo, sendo um case para a rede no mundo.
Na grande maioria das grandes corporações multinacionais que têm um programa LGBT estruturado e bem reconhecido em seus países de origem, aqui pro Brasil não chega verba ou incentivo nenhum para as ações de diversidade. Só no turismo, eu poderia enumerar várias empresas, mas seria indelicado, mesmo porque não é culpa de quem está aqui e não recebe a verba…
Mas, peraí… será que não mesmo? Não foi exatamente isso que a AccorHotels fez no Brasil? Sem nenhum programa de diversidade estabelecido de fato no mundo todo (apesar de ter uma frente de Diversidade instaurada em Paris), uma célula colorida começou a surgir aqui a partir de indivíduos, pessoas de carne e osso, não empresas ou entidades. A partir daí, criou-se o Comitê LGBT AccorHotels que envolveu até mesmo o CEO AccorHotels América do Sul, Patrick Mendes. E não é que ele foi envolvido empurrando goela abaixo não. Ele realmente se engajou. Viu uma oportunidade excelente, não só de fazer a coisa certa, mas de gerar negócios. Guarde essa informação que voltarei a esse ponto mais pra frente.
E aí, meu bem, a coisa começou a caminhar a passos largos e virou referência mundial. É essa trajetória curta, mas super intensa, do Comitê LGBT AccorHotels que eu quero mostrar pra vocês. Vem comigo!
Comitê LGBT AccorHotels no Brasil
Nossa história juntos começa em 17 de maio de 2017, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Na verdade verdadeira, foi um pouco antes, quando recebi uma ligação deles querendo uma aproximação, pra entender maneiras de trabalhar a marca para o público LGBT. Já ganharam pontos aí porque a abordagem foi diferente de todas as empresas que tinham me procurado até então. E não foram poucas.
Eles não disseram “queremos fazer isso e ponto final” e muito menos o batido “quero começar a trabalhar com o público LGBT e queria suas dicas”, solicitando uma consultoria gratuita pra depois sumir. O recado deles, logo no primeiro papo foi claro, direto e reto, algo como: “Estamos começando uma história de trabalho com o público LGBT. Ainda temos muito o que aprender, mas já fizemos isso, isso e aquilo”, ou seja, o básico da lição de casa.
“Pesquisamos seu trabalho e queremos trabalhar com você, não estamos buscando só números, mas sim qualidade. Vamos construir juntos?”. Percebe a diferença gritante para os anteriores? Já ganharam minha atenção e curiosidade pra saber o que estavam fazendo. De primeira, buscaram outras parcerias certas no mercado. Eles não eram só aventureiros…
Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
Fui convidado a participar, então, no dia 17, do evento de lançamento público do Comitê LGBT AccorHotels, que oficializou a saída do armário da rede no Brasil. O Patrick Mendes estava lá e não falou aquelas palavras bonitas que a comunidade sabe que são da boca pra fora.
Mostrou que estava claramente comprometido e, mais do que isso, sabia do que estava falando. O evento divulgou a adesão da rede, a primeira do Turismo, ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT, que rolou em fevereiro, quando o CEO assinou uma carta com os 10 compromissos que o Fórum propõe para promoção da diversidade dentro da empresa. São eles:
- Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBT;
- Promover a igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBT;
- Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT;
- Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBT;
- Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidades LGBT;
- Promover o respeito aos direitos LGBT na comunicação e marketing;
- Promover o respeito aos direitos LGBT no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes;
- Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBT;
- Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBT na cadeia de valor;
- Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBT na comunidade.
E em maio, já estava tudo em pleno funcionamento! 🙂
Mas o evento, novamente, não foi só autopromoção. Eles chamaram a drag queen Tchaka para passar em nos andares da sede para chamar todo mundo e, mesmo que a imprensa tenha participado, o momento serviu como sensibilização para os mais de 200 funcionários presentes, que receberam a Cartilha LGBT das mãos do Comitê LGBT AccorHotels. Nela, os 10 compromissos estavam estampados junto com um glossário de termos e outras informações importantes. Além disso, palestras indo de temas básicos aos mais avançados para explicar a vivência LGBT+. Foi surpreendente!
Comunicação interna
Além da cartilha, foram também produzidos bottons com o conceito da rede, “Feel Welcome”, aplicado em um arco-íris e distribuídos aos hotéis de todo país, para usarem voluntariamente. A cartilha do Comitê LGBT AccorHotels e uma outra cartilha LGBT do Ministério do Turismo hoje fazem parte do kit de boas vindas a novos funcionários, assim como o botton. Cada um é livre para usar, se quiser e os funcionários usam real oficial, porque eu mesmo já vi, mais de uma vez, e tem comentário de hóspede no TripAdvisor elogiando o uso. Ou seja, a estratégia engloba engajar colaboradores, clientes e fazer, claro, a comunicação externa. A partir desse evento, muita água rolou.
Foi criado também um grupo sobre o tema na plataforma interna que os colaboradores usam, além de um e-mail direto do Comitê LGBT AccorHotels para qualquer pessoa lá dentro que queria tirar dúvidas ou falar qualquer coisa sobre o tema. Com isso, alguns hotéis promoveram, por conta própria, eventos focado no público LGBT+ e compartilharam as iniciativas por lá. Um funcionário usou o e-mail para agradecer porque ele pôde dar vazão, na Parada do ano passado, à personagem dele, uma drag, dentro do hotel. Olha que incrível. Isso nunca aconteceria se a empresa não tivesse saído do armário.
Nas plataformas de comunicação internas, já havia uma área de notícias. Foi criada uma editoria LGBT+, que compartilha notícias de interesse da comunidade, seja de aprovação de leis, documentários, casamentos igualitários ao redor do mundo e até sobre eventos como o Oscar.
Anúncios e comunicação externa
Lição de casa básica feita, podemos começar a nos comunicar com as pessoas, certo? Certo.
Mas vamos fazer isso da maneira correta, certo? Certo!
Tanta empresa precisava do arroba marcado aqui nessa parte, né?
O Comitê LGBT AccorHotels desenvolveu anúncios para mídia impressa e online apoiando a diversidade. No dia 17 de maio, lançou o primeiro post celebrando a diversidade em seus canais oficiais (e não pedindo “últimas músicas” #shade) e, apesar de terem comentários homofóbicos, a massiva maioria apoiou e celebrou junto.
A bandeira Novotel fez uma primeira campanha de Dia dos Namorados mais inclusiva, com casais homoafetivos e, no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, a AccorHotels mudou seu avatar em suas redes sociais. Pode parecer pouco, mas quem já trabalhou em empresas grandes sabe a luta interna que isso significa. Lá não deve ter sido diferente. Foi marcante e passa uma mensagem muito clara. Isso foi feito também no perfil do LeClub, o clube de vantagens da rede, além de posts específicos para a Parada LGBT em 2017.
Parada do Orgulho LGBT 2017
Na Parada LGBT de SP do ano passado, fizemos nossa primeira ação juntos. A AccorHotels patrocinou a cobertura do Viaja Bi! no evento e foi o máximo, porque conseguimos não só divulgar a marca, mas levar conteúdo interessante pra vocês.
Fizemos uma lista de hotéis gay-friendly em SP, que é hoje o primeiro resultado orgânico que aparece no Google quando você busca “hotéis gay friendly SP”. Além da Parada LGBT 2017 em si, pude também conferir em primeira mão um quarto conceito do Novotel Jaraguá chamado N’Room, que na minha opinião é uma opção de hospedagem excelente, já que o hotel fica bem onde é a dispersão da Parada.
Você curte o dia inteiro, fica mortx e se joga no hotel que é lindo e lacrador! A parceria rendeu um vídeo babadeiro no qual, além da Parada, mostro alguns hotéis que estavam na rota dela e que fizeram ações especiais.
Mas o Comitê LGBT AccorHotels não parou por aí. Eles também fizeram uma parceria com a Lorelay Fox, que se arrumou no Mercure São Paulo Jardins. Além disso, algumas das bandeiras como Pullman e Novotel fizeram promoção de tarifas exclusivamente para a Parada e o LeClub ofereceu o triplo de pontos em seu programa de fidelidade. Para a revista interna, Magazine AccorHotels, eles chamaram Cacá Ribeiro para listar os 10 points LGBT de São Paulo. Bafo!
A AccorHotels também entrou como apoiadora da Parada LGBT SP, com hotéis listados no site oficial da APOGLBT, a ONG que organiza o evento, então o logo da rede ficou exposto em algumas ações, como a Coletiva de Imprensa, ou seja, é pra todo mundo ver meeeiisssshhhhmo! Também apoiou os eventos paralelos, como o Seminário T, os Jogos da Diversidade e a Feira Cultural da Diversidade, que é parte da programação oficial.
Eventos, apoios e ações
A partir daí, a AccorHotels começou a participar ativamente de eventos, sendo convidada espontaneamente para poder falar do seu trabalho como um case e discutir o Turismo, como no Fórum de Turismo LGBT 2017, Equipotel 2017 e a 1ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT, da qual também foi patrocinadora. Em abril, aconteceu a 2ª edição do evento e lá estavam eles de novo.
O Comitê LGBT da AccorHotels também organizou um evento esportivo bafo! A rede é patrocinadora da CBRU (Confederação Brasileira de Rugby). Então eles juntaram, para um amistoso, esse time profissional com o time LGBT Tamanduás-Bandeira.
A drag Tchaka foi a apresentadora e… sabe o CEO, Patrick Mendes? Foi pra campo, meu amor! Foi babado!
Outra ação incrível foi a do Carnaval desse ano. A Câmara LGBT lançou na escola de samba Império de Casa Verde a campanha “Carnaval é alegria, diga não à LGBTfobia”, feita em parceria com a Prefeitura de SP.
O lançamento foi na quadra da escola, com direito a camisetas personalizadas e muito samba no pé. O Comitê LGBT AccorHotels estava em peso apoiando a ação novamente e eles sortearam entre seus colaboradores vagas nessa que foi a primeira ala LGBT da Império.
Eu também estava nessa ala, mostrei tudinho nesse vídeo abaixo.
A rede também deu apoio cultural ao musical lésbico L, O Musical no Rio de Janeiro e em São Paulo e cedeu diárias em seus hotéis para a lua de mel dos recém-casados que participaram do 1º Casamento Igualitário Coletivo de SP. Eram pessoas que dificilmente teriam acesso a um luxo desses. Realizaram um sonho de grande importância para a vida dessas pessoas.
Depois de 1 ano…
Bom, um pouco antes do dia 17 de maio desse ano, fui convidado pelo Comitê LGBT AccorHotels para um outro evento na sede da empresa. Nele, eles fizeram um balanço de todas essas ações que comentei aqui e trouxeram ainda mais conteúdo e sensibilização. Foi demais! Lá também receberam o selo Empresa Amiga da Diversidade, concedido pela OAB.
Aí você lembra que comentei lá no começo sobre pensar não só em fazer a coisa certa, mas que a diversidade também gera negócios? Voltemos ao ponto, então. O Ewerton Camarano, então embaixador LGBT da AccorHotels, era também gerente geral do Novotel Jaraguá. Digo “era” porque ele aproveitou o evento para anunciar sua saída da rede e recebeu uma homenagem emocionante lá. Foi lindo!
E o CEO quebrou o protocolo e subiu ao palco para elogiar a trajetória dele na empresa, porque além de gerenciar todas essas ações que falei (e várias outras menores), o Ewerton ainda deu um resultado excelente e surpreendente ao Novotel Jaraguá. Ou seja, preciso dizer mais? É uma questão de necessidade empresas trabalharem a diversidade. Quem assumiu agora como Embaixador LGBT AccorHotels no Brasil é outro lindo que eu adoro, o Raul Almeida. Boa sorte nessa nova fase, bi! 😉
E agora, todo esse trabalho desenvolvido aqui, está virando case mundial. Ou seja, a AccorHotels lá de Paris e de outros mercados estão olhando pra todos esses resultados e vendo os caminhos que podem seguir para trabalhar a diversidade por lá. Não é o máximo? Me enche de orgulho fazer parte dessa história deles, de verdade!
É por essas e outras que eu admiro muito o trabalho que eles fazem. Nós, da comunidade, conseguimos perceber quando uma empresa está só se aproveitando da causa “porque dá dinheiro” ou realmente se engajando nela. E eu conheço muitas empresas na área. A AccorHotels é, sem dúvida, para mim, o melhor exemplo de empresa do turismo fazendo esse trabalho no Brasil. O Comitê LGBT AccorHotels em apenas 1 aninho causou um tantão. E fez o que muitas empresas não tem coragem. Eles não saíram do armário, eles explodiram o armário. Que continue assim e contem sempre comigo!
Tem Parada LGBT SP 2018?
Siiiiiim, tem Parada LGBT SP 2018!!! O Comitê LGBT AccorHotels estará de novo junto com o Viaja Bi! esse ano representando toda a rede. Então, se liga só nas maiores ações que eles estão preparando:
- Cobertura Parada LGBT SP 2018 do Viaja Bi! e (spoiler alert) sorteios nessa quarta no happy hour Viaja Bi! (recomendo você ir, sério!);
- Rede hoteleira oficial da 22ª Parada LGBT SP (veja aqui) com link para os hotéis com ofertas para a Parada;
- Café da manhã especial para abertura da Parada LGBT no Hotel Pergamon Frei Caneca, incluindo uma atração especial surpresa (R$ 32 por pessoa);
- Apoio da ação de Tel Aviv na Parada de SP com a Câmara LGBT e o Consulado de Israel trazendo o DJ Micky Friedman e o estilista Alexandre Herchcovitch;
- Passam a integrar a campanha “São Paulo com ReSPeito” da Prefeitura, colocando tags na porta dos quartos com mensagens que reforçam o apoio à causa e trazem informações sobre telefones
de denúncia em caso de LGBTFobia, o Disque 100.
👑 Artigo patrocinado pela AccorHotels, mas com todas as informações passadas super de coração, porque sou fã real oficial deles. Quem me acompanha sabe e encho a boca com muito orgulho pra falar deles porque acompanhei esse bebê LGBT desde o nascimento.
4 Comentários
Bianca
Nossa adorei este post muito legal
Rafael Leick
Oi, Bianca. Obrigado! 😉 Qual ação você curtiu mais?
Renato França
Olá Rafa, muito importante entender melhor como as empresas estão realizando ações para integração e maior representatividade. O caminho ainda é longo, mas acredito que estamos mais perto de ter um mercado de turismo feito para todxs. Bom… não apenas o turismo, mas sim um mundo melhor e mais inclusivo. 🙂
Rafael Leick
Oi, Renato. Valeu pelo comentário. Realmente importante esse posicionamento das empresas. Torcendo pra cada vez mais outras saírem do armário, né? 😉