Como chegar a Machu Picchu
Você aí pensando em conhecer a cidade perdida dos Incas, mas bate a dúvida: como chegar a Machu Picchu, no Peru? E pra sua decepção de preguiçosx, não tem um jeito só não!
Vou tentar cobrir aqui todos os possíveis, mas se você por acaso é um ninja e descobriu um jeito novo que não consta aqui, deixa um comentário que atualizo os posts, ok?
Como chegar a Machu Picchu, no Peru
Bom, primeira coisa que temos que saber é que pra todos os caminhos citados aqui, a cidade-base principal é Cusco. E, aos pés da montanha que no alto guarda a citadela, fica o vilarejo de Águas Calientes.
O aeroporto de Cusco não recebe, ainda, voos diretos do Brasil, então para chegar lá, seu voo deve chegar em Lima. Minha dica é deixar Machu Picchu pro final da viagem, pra ir se acostumando com a altitude e, nesse, caso, você pode desenhar o mesmo roteiro de um mês do meu mochilão no Peru: Lima, Huacho, Paracas, Huacachina, Nazca, Arequipa, Puno e então Cusco.
🏨 Reserve hotel em Cusco
🏨 Reserve hotel em Lima
Mas, caso você decida começar sua viagem por lá, você vai precisar ir de Lima a Cusco e isso pode ser feito de avião ou ônibus.
Voando, consegui um o trecho contrário por US$ 82 com a low-cost local LCPerú (veja como foi). Você pode checar os preços também com a LAN/LATAM, Avianca/TACA e Star Peru. A viagem dura em torno de 1h, mas é a forma mais prática e rápida de chegar. O Sundaycooks deu a dica de incluir o trecho na sua passagem internacional. Eu nunca fiz e achei melhor pegar a low-cost, pra mim funcionou melhor, mas fica a dica pra quem quiser tentar.
De ônibus pode ser mais barato, mas a viagem não é uma linha reta, então o trajeto varia entre 22h e 24h. É bem puxado, então nesse caso aconselho o avião. Mas se você tiver estômago forte e tempo, várias companhias fazem o trajeto e como é longo, eu indico as mais confortáveis, como a Cruz del Sur e a Tepsa. Viajei com as duas em outros trechos e são as top de linha.
Alugar um carro não costuma ser uma alternativa boa no país por conta do trânsito bem maluco e, na minha opinião, segurança nas estradas. Então, nesse caso, eu voto pelo avião. 🙂
Dito isso, vamos ver como chegar a Machu Picchu de fato.
Como chegar a Machu Picchu de trem até Águas Calientes
A forma mais tradicional de se chegar lá é de trem e são duas as companhias que fazem o trajeto chegando ao vilarejo de Águas Calientes: a Peru Rail, que sai de Cusco mesmo, e a Inca Rail, que sai de Ollantaytambo, um vilarejo que tem um sítio arqueológico que vale super a pena visitar.
Minha dica é primeiro fazer um tour até Ollantaytambo pra conhecer essa fortaleza que é muito, muito interessante, pelos rostos nas pedras e estoques de comida. Eu fiz com a agência Viajes Pacífico e curti muito o serviço deles. Avise pra que eles te deixem no vilarejo de Ollantaytambo, pois tem um trem da Inca Rail saindo de lá por volta das 16h30 para Águas Calientes. Veja os preços e horários da Inca Rail aqui.
Eu viajei com a Inca Rail na volta de Machu Picchu na Classe Executiva e o serviço foi ótimo, sem reclamação e o trem bem bonito. Era à noite, mas de dia é legal que você vai vendo a paisagem pelas janelonas laterais e pelas janelinhas no teto! A Lucila, do Viagem Cult, também foi de Inca Rail, mas saindo de Cusco e pegando um ônibus até Ollantaytambo.
🏨 Reserve hotel em Ollantaytambo
Como chegar a Machu Picchu saindo de Águas Calientes
Legal, você chegou em Águas Calientes, mas ainda está a uma certa distância da tão sonhada Machu Picchu. Achou que seria fácil conhecer uma das Maravilhas do Mundo? Do vilarejo, você pode subir pra citadela de ônibus (USD 12 ou S./ 41) ou a pé por uma trilha.
Ela não é tão fácil, mas se tiver fôlego dá pra aguentar. Eu desci ela em dois dias diferentes e demorei 1h30 (acompanhado e cansado) e 30min (no gás). Então pra subir, eu calculo umas 2h.
O ônibus você pode comprar no centrinho de Águas Calientes mesmo, tem uma miniatura de ônibus na beira do rio, então dá pra achar o quiosque.

Como chegar a Machu Picchu, no Peru: Ponto de ônibus em Machu Picchu pra subir e descer pra Águas Calientes
Se for pernoitar por lá, recomendo comprar no dia anterior, pra não pegar fila de manhã. Veja como foi a minha subida de ônibus e a segunda descida, pela trilha.
🏨 Reserve hotel em Machu Picchu / Águas Calientes
Como chegar a Machu Picchu pela Trilha Inca
A Trilha Inca é, talvez, o jeito mais tradicional e clássico de se chegar a Machu Picchu. Esse é o caminho que os Incas usavam e foi o que eu usei! 🙂 São 4 dias e 3 noites caminhando. A saída é de Cusco e começamos a viagem de van até Ollantaytambo, onde tomamos café-da-manhã (não incluso no pacote) e de lá seguimos até o km 82 da carretera (rodovia), de onde começa a caminhada.
São ao todo 45km de caminhada divididas em várias horas, mas com várias paradas. O segundo dia é o mais puxado, passando pelo ponto mais alto da trilha, a 4200m de altitude. No último dia, você chega à citadela Inca pela Porta do Sol (Puerta del Sol ou Intipunku), vendo ela lá do alto. É lindo! Meu trajeto teve algumas mudanças no terceiro dia, mas esse é o plano inicial.
As paisagens são incríveis, as ruínas que se vê pelo caminho são impressionantes e a sensação é indescritível. Eu recomendo MUITO fazer, mesmo sendo um passeio caro (US$ 445 na agência que fechei, mas pode ser ainda mais caro que isso). Mas se esse é seu plano, faça a reserva com bastante antecedência, pois o número de vagas pra Trilha Inca é limitado e a antecedência pode ser de vários meses. Eu fiz o passeio com a agência Viajes Cusco.
Como foi minha experiência na Trilha Inca: dia 1 / dia 2 / dia 3 / dia 4
Como chegar a Machu Picchu pela Trilha Salkantay
É a trilha alternativa à Trilha Inca e normalmente tem um pouco menos de procura do que a clássica, mas dizem ser tão impressionante quanto. A rota tradicional da Trilha Salkantay tem 5 dias e 4 noites, mas também tem a opção de 4 dias e 3 noites. Pode ser feita com agências ou por conta própria se você já for um andarilho aventureiro acostumado e já aclimatado com a altitude, claro.
E mesmo que por agência, é uma alternativa mais barata de como chegar a Machu Picchu a pé. A Viajes Cusco, agência com quem fiz a Trilha Inca clássica, também vende a Trilha Salkantay na opção de 5D/4N e de 4D/3N.
Não posso falar muito sobre essa porque não fiz, mas outros blogueiros fizeram, então dê um pulo nesses posts do Mochilão Trips, 7 Cantos do Mundo e Travel Monster.
Como chegar a Machu Picchu pela trilha Inca Jungle
Essa é tipo a Trilha Inca, mas com mais aventura e também pode ser chamada de Inka Bike Tour, Jungle Bike Tour e nomes afins. É como chegar a Machu Picchu com emoção! 😛
Além de hiking, tem também trechos downhill em bike, com opcionais de rafting e zip-line (tirolesa). A Viajes Cusco, agência com quem fiz a trilha clássica, vende o pacote nas opções de 4 dias e 3 noites e de 3 dias e 2 noites. Outras agências também fazem o tour, mas não conheço, então prefiro não falar. 🙂
Os blogueiros que fizeram essa trilha e podem te dar mais informações são o Get Outside e o Segredos de Viagem.
Hidrelétrica / Santa Teresa
Essa é a maneira mais barateza linda de como chegar a Machu Picchu. Dá pra fazer com agências contratando uma van, mas também por conta própria, pegando busão e van. Pra ir por conta, o ônibus sai do terminal de Cusco até Santa Teresa (mais ou menos 6h) e lá pegar uma das várias vans por mais 2h em um caminho que passa beirando abismos até chegar à Hidrelétrica.

Como chegar a Machu Picchu: o povoado de Águas Calientes visto da Trilha Inca antes de chegar a Machu Picchu
Chegando lá, você ainda não chegou e vai caminhar por mais umas 3h até Águas Calientes. E aí sim, volte ao segundo tópico dessa página (Águas Calientes até Machu Picchu) para chegar à citadela.
Qual é? Machu Picchu é um destino caro, ainda mais pra um país como o Peru. Tava achando que ia ser de boinha chegar lá pagando pouco? 😛
📝 Leia em detalhes como chegar a Machu Picchu pela Hidrelétrica
O nosso colunista Jeff Slaid fez o caminho da Hidrelétrica e contou aqui em detalhes. Outros blogueiros que foram por essa opção e podem te ajudar com as dúvidas são o Rafa, do Seu Mochilão, e a Angie, do Apure Guria.
Vale lembrar que é importante comprar com antecedência os seus ingressos pra Machu Picchu, já que também há um limite de pessoas por dia pra subir. 😉
Agora é escolher seu jeito preferido de chegar lá, se preparar fisicamente e correr pro abraço que você vai amar! 💚
🏨 Reserve hotel em: Cusco | Lima | Ollantaytambo | Machu Picchu/Águas Calientes
Tem alguma outra dica sobre como chegar a Machu Picchu? Deixe nos comentários pra ajudar outros viajantes!
[Post originalmente publicado em 22/04/2016 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 23/11/2018]
18 Comentários
Maria Thereza
Amei o post, suuuper completinho! Obrigada por mencionar o Travel Monster 🙂 Beijos!
Rafael Leick
Oba, valeu, moça! 😉
Escrever sobre o Peru é uma delícia. É reviver a viagem! <3
Bjks
angie
nuss quantos detalhes num post só, melhor impossível guri!!! adorei as fotos!!! ahh e obrigada por mencionar o Apure <3
Rafael Leick
Hahaha valeu, Guria. 🙂
Tentei deixar bem detalhado mesmo.
Clayr
Rafael,
vi que foi em Março. Li em vários lugares que Março é o final das chuvas e não é um dos melhores meses para fazer as trilhas.
Afinal, como foi o clima nesse período? Estou planejando Bolívia e Peru em Março e estou com medo de não aproveitar devido ao clima.
Rafael Leick
Cara, realmente é o fim do período de chuvas, mas não tive problemas com isso durante todo o mês que fiquei no Peru. Deixei Cusco / Machu Picchu pro final pra pegar menos desse período. Durante a Trilha Inca, peguei só um dia de chuva na Trilha e no último dia em Machu Picchu uma parte do dia. Os outros foram de sol. Nos outros dois trekkings que fiz durante o mês, também não peguei chuva. Pode ter sido sorte, mas acho que em março já é menos problemático.
Vai cruzar a fronteira pelo Lago Titicaca? Se for não deixa de fazer esse passeio aqui:
http://viagemprimata.com.br/mochilao-no-peru-dia-18-diario-de-bordo/
É incrível. Faça o de dois dias, é o melhor. 😉
Qualquer dúvida, manda ae! E quando fizer as reservas de hospedagem, seguro viagem e câmbio, faz pelos links de afiliado aqui do blog na barra lateral pra dar um help, tá? #pidão rs
Valeu pelo comentário. Abs
Roselaine
Rafael dá pra sair de Cusco e ir para Águas Calientes e já ir para Machu Picchu e voltar pra Cusco num mesmo dia? Teremos poucos dias em Cusco.
Rafael Leick
Oi, Roselaine.
Dá sim! Você pode pegar o primeiro trem logo cedo (em Ollantaytambo) e voltar no último, assim aproveita Machu Picchu o dia inteirinho. 😉
bjs
Roselaine
Ah que ótimo! Obrigada Rafael , por me ajudar mais uma vez!
Beijos
Rafael Leick
Oi, Roselaine. Conte sempre com o Viagem Primata! 😉
E na hora de reservar hospedagem, seguro viagem e câmbio, faça pelos links aqui no blog pra dar aquele help, ok? 🙂 (pra você o preço não muda nada, mas me ajuda rs)
bjs
Juvenal - Viagens Machu Picchu
– Primeiramente parabenizo pelos comentários do site Viagem Primata que são bem interessantes e ajudam muito a todas as pessoas que desejam viajar para Machu Picchu, Cusco, Lima, Arequipa, Puno, e todo o Peru.
Nos da Viagens Machu Picchu estamos dispostos a ajudar a todas as pessoas que desejam viajar e conhecer a nossa cultura Peruana.
Recomendamos a todas pessoasue antes de viajar ao Peru, se informem sobre a cultura, clima, estações de turismo (Temporada alta e baixa), distancias e sobre os destinos turísticos que estão querendo visitar.
Peru possui uma paisagem diversificada desde o nível do mar até os 6000 e 7000 metros de altitude.
Rafael Leick
Oi, Juvenal.
Obrigado pelo comentário.
Abs
freddy - viagens machupicchu
Olá gente!
Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fez em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.
Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, será tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.
Rafael Leick
Oi, Freddy! Valeu pelo comentário! 😉
Machu Picchu e todo o país são incríveis! Voltei encantado!
Abs
freddy viagens machu picchu
Porque escolher Peru para sua próxima viagem?
Cada dia as pessoas se perguntam para onde quiserem viajar na sua próxima férias. Convido-lhes a visitar Peru. Um país mágico e incomparável que durante os últimos anos teve uma evolução favorável a nível econômico, cultural, social e turístico.
As razões de porque deveria visitar Peru é porque possui uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu, a cidadela perdida dos Incas do século XV que foi descoberta no século passado, você visualiza a harmonia da natureza junto com o trabalho perfeito logrado na sua arquitetura.
Por outra parte a riqueza natural e cultural do Peru é diversificada e que tudo o mundo pode apreciar em suas manifestações culturais expressadas em seu folclore, gastronomia, costumes e tradições que ainda os peruanos preservam além do que a modernidade muda tudo o jeito de vida.
freddy viagens machu picchu
Falar sobre uma viagem tão sonhada quanto essa é algo muito difícil, porém vive-la com a intensidade que pude sentir é algo Fantástico!!
Poderia tentar relatar tudo que vi, mesmo assim seria pouco para descrever tanta beleza , enigma , história e delicadeza. Confesso que nisso tudo estar amparada por uma boa equipe foi fundamental, pois que as indicações dadas e momentos apropriados para fazer determinada atividade foram dadas por pessoas que conheciam bem o local e que queriam fazer o melhor .
Cusco e Machu Picchu respira arte , história e cultura em cada lugar que é visitado.
Essa viagem agradeço aos guias e a todo povo que me recebeu com atenção e muita presteza.
toda a viagem foi ótimo aos cuidados da Equipe Viagens Machu Picchu!!!
Parabéns pelo trabalho excelente e continuem assim mostrando as riquezas do Peru!!
Guilherme Rodrigues
Ola Rafael!
Estarei indo para o Peru, no dia 23 de junho, e sairei de la no dia 30, pretendo ficar apenas um dia em lima, e partir para cusco e ficar cerca de 5 dias por la, gostaria mto de fazer a trilha inca, mas infelizmente não terei tempo o suficiente, e eu e minha namorada nao estamos num excelente preparo fisico rsrs, a principio estava querendo ir para aguas calientes na terça e pegar o nascer do sol em MP, a duvida é, terei que reservar o role antes ou fecho por la pelas agencias, e se eu optar por subir pela trilha, ainda assim consigo pegar o nascer do sol? Detalhe estamos planejando fechar o trajeto mais barato por vans, se puder me dar algumas dicas eu agradeço, mas de qualquer forma seguirei com as pesquisas, aliás teu post esta excelente, parabens!
Rafael Leick
Oi, Guilherme, tudo bem? Desculpa a demora pra responder, mas estava na Namíbia até semana passada e já voltei na loucura rs (posts em breve rs).
Olha só, a Trilha Inca se for fazer, tem que reservar bem antes. Mas se você estiver em Águas Calientes, pode comprar a passagem do ônibus/van que te leva até a entrada de Machu Picchu no quiosque que fica ao lado do rio (todo mundo vai saber indicar). É meio caro, mas vale a pena pra subir, senão é 1h de escadinha pra subir. Acho um gasto válido. Na volta, se vocês tiverem pique, dá uma meia hora pra descer e depois uma caminhada rápida e fácil até Águas Calientes. E não precisa de agência. Você só precisa de agência se quiser companhia durante sua visita à Machu Picchu mesmo. Eu acabei acompanhando alguns guias meio sem querer e pesquei umas explicações. Se você quiser esse guia, converse com a Viajes Pacífico, fale que você é leitor do blog e que gostaria de um orçamento pra um guia em Machu Picchu. Mas fica a seu critério, não é obrigatório, mas eles te explicarão um pouco da história do lugar. Pra pegar o nascer do sol, pegue o ônibus bem cedinho, na hora que eles começam a operar. 😉
Valeu pelos elogios. Depois que voltar da viagem, te espero aqui novamente pra contar como foi, beleza?
Abs