24 de fevereiro de 2014

Como andar de ônibus em Londres

Um dos símbolos mais marcantes da capital inglesa e que representa até o Reino Unido todo é o ônibus de dois andares londrino, chamado de double-decker. Quem já visitou Londres e não andou num desses, não pode nem dizer que passou por lá. É tipo passeio obrigatório, mesmo que sem destino definido. Bora aprender a andar de ônibus em Londres?

Andar de ônibus em Londres: o tradicional ônibus Routemaster

Lembro que a 1ª vez que andei de ônibus em Londres, quando cheguei lá pra morar 9 meses, estava meio tenso, saí da casa de família que fiquei no primeiro mês, olhei qual ônibus teria que pegar da Zona 3 para o centro da cidade e logo que entrei tive um pouco de dificuldade de entender.

Me disseram que lá, a gente entrava pela parte de trás, mas nesse entrei pela frente, paguei pro motorista e logo subi a escadinha pro andar de cima, óbvio.

Estava com o Gabriel, meu ex, e fomos admirando as paisagens, as casinhas bonitinhas, todas iguaizinhas e quando me dei conta, vi que peguei o busão no sentido errado. Bateu aquele desespero momentâneo, mas me achei e deu tudo certo. Mais tarde naquela semana, quando encontrei um colega que estava indo embora da cidade, ele me explicou como funcionava. E é tudo tão simples e organizado que a gente pensa “porque não fazem isso em todo lugar”?

Antes de ir ao passo-a-passo propriamente dito, vale lembrar que existem alguns tipos de ônibus diferentes em Londres:

 

DOUBLE-DECKER

Os ônibus mais comuns em Londres hoje. Não tem muito o que falar sobre eles. Só que são mais quadrados, a escada é no meio do busão, que ele tem uns letreiros luminosos que mostram o próximo ponto, junto com um aviso sonoro. Sim, eles tem gravados todos os pontos em áudio e soltam quando tá chegando lá. Modernidade!

Um ônibus double-decker passando pela Westminster Bridge, em Londres

Andar de ônibus em Londres: a parte de cima do double-decker

 

UM ANDAR SÓ

Junto com os double-deckers, eles circulam pela cidade em grande número, mas esses tem um andar só. Sem muito segredo. O básico que já conhecemos, mas com os mesmos avisos do seu primo mais alto.

Um ônibus de um andar, de costas, passando pela Lambeth Bridge, onde passei o ano novo

 

HÍBRIDOS

Alguns ônibus estão virando verdes, com um mix de motor elétrico e movido a diesel. A única diferença dos ônibus tradicionais é essa. Mas ajuda o meio ambiente, então vale a pena, né?

Andar de ônibus em Londres: eu e minha irmã na parte de cima do ônibus, a visão é bem diferente 🙂

 

SIGHTSEEING (ÔNIBUS DE TURISMO)

Esses são encontradas em várias cidades ao redor do mundo. É um ônibus de dois andares, mas com a parte de cima parcialmente aberta, que circula nos principais pontos turísticos da cidade, pra que os turistas vejam tudinho. Normalmente funciona no esquema hop-on/hop-off, que você pega e desce dele em qualquer ponto da rota. Nunca andei num desses. Dá pra fazer com os ônibus comuns se você montar seu roteiro. Ou a pé, que é bem mais legal.

Ali atrás o ônibus de turismo, que circula pelos pontos turísticos da cidade

 

ESPECIAIS

Alguns ônibus são envelopados para situações especiais, como os que fazem o trajeto entre a estação de Watford Junction e o Leavesden Studios, onde fica a atração Warner Bros. Studio Tour – The Making of Harry Potter, que visitei em junho do ano passado e contei aqui no blog em 3 partes (primeira, segunda e terceira). Ficam lindões, né?

Ônibus especial para a atração Warner Bros. Studio Tour – The Making of Harry Potter, que visitei em junho de 2013

 

ROUTEMASTER

É a versão bem antiga do double-decker, o tradicional que você compra nas lojinhas de souvenir espalhadas pela cidade. Nele, você entra pela parte de trás, onde também já fica a escada pro 2º andar. Os bancos são menos confortáveis, mas é diferente andar num busão desses. São poucas as linhas que ainda utilizam, então tente encaixar algum trecho do seu roteiro em Londres na rota do Routemaster. Essa versão funcionou entre 1956 e 2005, quando saiu de serviço regular, mas ainda tem uma ou outra rota funcionando na parte central da cidade. Começou seu “declínio” quando nos anos 70 as rotas começaram a migrar pro sistema One-Man Operation (operação por um só homem), tirando de campo a figura do condutor. E em 2014, que é o ano do ônibus, é aniversário de criação do Routemaster, completando 60 anos. Parabéns, vermelhinho!

O tradicional ônibus Routemaster, de Londres, ali atrás o modelo que o substituiu

 

Veja + vídeos no canal do Viaja Bi!

 

NOVO ROUTEMASTER

Uma versão futurista do antigo Routemaster começou a funcionar na cidade em junho de 2013 e já funciona em algumas linhas: 9 (Hammersmith – Aldwych), 11 (Liverpool Street station – Fulham Broadway), 24 (Hampstead Heath – Pimlico), 38 (Victoria – Hackney), 148 (Camberwell Green – White City Bus Station) e 390 (Notting Hill Gate – Archway). A maioria das rotas tem um condutor, que não mais cobra as passagens, mas fiscaliza a plataforma de trás.

New Routemaster na Westminster Bridge, em Londres – Foto: Transport for London (TfL)

 

Como andar de ônibus em Londres

E agora vamos ao que interessa: como se achar no meio desses vermelhinhos todos?

 

O PONTO INFORMATIVO

Se você está perdido em algum canto de Londres, procure um ponto de ônibus. Se for o que é só um poste, ele já tem mais informações que os nossos em São Paulo. Lá você consegue ver quais linhas param ali (olha a placa no alto do poste), qual o trajeto delas e até os horários que passam ali. Aí é só olhar no relógio e contar com a pontualidade britânica, que dificilmente erra. Pras placas no alto dos postes, algumas dicas importantes:

  • ali estão os principais destinos das linhas que passam ali;
  • as linhas são representadas ali por números (para ver o destino e itinerário confira o informativo que fica na altura dos olhos no poste);
  • algumas linhas tem 2 versões. Por exemplo: 44 e N44. O N na frente significa que a N44 é uma linha do nightbus (ônibus noturno), que começa a operar assim que o 44 para. O nightbus extende a rota para além dos pontos finais normais da linha e roda a madrugada toda.
  • outras linhas tem um símbolo ao lado, que indica que a linha é 24h, ou seja, não precisa da versão nightbus porque essa rota opera direto. As linhas 344 e 345 que me levavam pra casa em Clapham Junction são dois exemplos.

A placa informativa com o ponto completo, alguns pontos tem só esse poste

 

OS ABRIGOS INFORMATIVOS

Para os pontos que tem o abrigo também, tem um bônus! Além dessas informações, ainda tem um mapa da região e uma listagem. No mapa, estão marcados com letras cada ponto dos arredores (para ver em qual você está, olhe para o topo daquele poste que falei anteriormente e veja a bolinha vermelha com uma ou duas letras dentro). Essa localização ajuda em conjunto com a listagem. Vamos supor que eu quero ir pra Vauxhall e no ponto que eu estou não tem nenhum ônibus que vá pra lá. Vou lá na letra V da listagem, procuro por Vauxhall e vejo em quais pontos tem linhas que vão pra lá. Aí é só localizar esses pontos no mapa (através das letras do ponto). Fácil né? Se ainda assim você não se achar, os motoristas não são muito pacientes mas lá, diferente de São Paulo, eles sabem se aquele ônibus passa ou não onde você quer ir.

Eu e a minha irmã na frente do mapa do abrigo de ônibus (Nati, desculpa, mas era a única foto que eu tinha rs)

 

PAGANDO O BUSÃO

Pra pagar sua viagem, depende do ponto e da linha que você vai pegar. Se você tiver um Oyster Card (tipo o Bilhete Único de São Paulo e Rio de Janeiro), é só tocar nos leitores que ficam ou perto do motorista ou, dependendo da configuração do ônibus, no meio dele também. Em alguns pontos, você precisa comprar antes a passagem. No ponto tem umas máquinas que vendem. E lembre-se que você não consegue carregar seu Oyster no próprio ônibus. Carregue nas estações de metrô e/ou lojinhas “indianas” nas ruas antes de embarcar.

Andar de ônibus em Londres: é nessas maquininhas vermelhas que você pode comprar seu bilhete antes de embarcar

 

Espero ter ajudado. Se tiver qualquer dúvida sobre como andar de ônibus em Londres que eu saiba responder, deixe aí nos comentários! 🙂

Confira mais algumas fotos que tirei do meio de transporte mais legal de Londres. \ 🙂 /

Em 1952, a Tower Bridge abriu com um ônibus passando e o motorista teve que pular a abertura da ponte, sabia dessa?

 

Reserve seu hotel em Londres

 

[Post originalmente publicado em 24/02/2014 no Viagem Primata (ex-The Way Travel) e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 02/09/2020]

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Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

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