27 de junho de 2017

Esquiar no Valle Nevado: como arrumar a mala pra neve?⛄

Caso você ainda não tenha notado na agenda de viagens que deixo aqui na lateral do blog, nessa próxima sexta, dia 30, estarei novamente embarcando para o Chile, dessa vez para conhecer um novo destino: o Valle Nevado Ski Resort, a maior estação de esqui da América do Sul! Bapho certo! 😉 E já que estou no processo de preparação das coisa tudo, imaginei que muita gente (você, inclusive, se veio parar aqui) deve ter dúvidas de como arrumar a mala pra neve. E é isso que vou tentar clarear procê, bi! Bora?

Snowboarder saltando em frente ao Hotel Puerta Del Sol, no Valle Nevado - Foto: Divulgação

Snowboarder saltando em frente ao Hotel Puerta Del Sol, no Valle Nevado – Foto: Divulgação

 

Como arrumar a mala pra neve? 

Eu tive experiência com neve muito forte somente uma vez, no começo de 2015, quando fiz aquele mochilão pela Europa com meu pai que carinhosamente chamei de Dando a Volta na Tcheca. Em Munique, na Alemanha, e no Campo de Concentração de Auschwitz, na Polônia, peguei um frio do capeta, que me garantiu uma tosse de sair a alma pela boca. Mas calma, é só tomar alguns cuidados, como não deixar a janela do quarto aberta como a menina fez no Wombat’s Hostel, em Munique, na noite anterior à minha visita ao Castelo de Neuschwanstein. Não precisa panicar! 🙂

Bora aos itens essenciais, que não podem ser deixados pra trás quando você pensa em como arrumar a mala pra neve!

Esquiador saltando no Valle Nevado - Foto: Divulgação

Esquiador saltando no Valle Nevado – Foto: Divulgação

 

Como arrumar a mala pra neve: ROUPAS 

– SEGUNDA PELE: é essencial levar uma camiseta térmica ou uma “ceroula” pra que você consiga se vestir em camadas. Durante o dia, depois de esquiar ou fazer snowboard, seu corpo esquenta mesmo naquele frio todo e você talvez queira ir desmontando o Megazord. E a segunda pele ajuda mesmo a manter o calor no corpo.

– ÓCULOS DE SOL: item essencial e nem é pelo estilo! A neve, branquinha daquele jeito, reflete o sol e se você não estiver com seus olhos protegidos, eles podem ficar machucados. Se tiver de lente espelhada, melhor ainda.

– JAQUETA CORTA-VENTO: Lá na montanha do Valle Nevado, em plena Cordilheira dos Andes, ou em qualquer outra estação de esqui, venta muito! Então aquelas jaquetas corta-vento são uma ótima pedida. Melhor ainda se forem impermeáveis, caso a neve derreta e te deixe molhadinhx. Eu vou levar uma jaqueta de esqui que comprei quando morava em Londres, ela é bem quente, então deve me ajudar.

– LUVAS: se seus dedinhos já congelam no inverno brasileiro para digitar no computador, imagine a 3.000m de altitude! Faça a Eliana e proteja seus amigos dedinhos!

– GORRO(S): esse eu coloquei no plural pra você arrasar na mudança de look se quiser. Eu vou levar um mais fininho, que fica mais justo na cabeça, um que é um pouco mais grosso e um que parece aqueles russos, com orelhinha de Chaves e tudo! Mas você pode arrasar com um só, tá?

– CALÇA IMPERMEÁVEL: o ideal é você ir pras pistas com uma calça impermeável, já que muito provavelmente você leve uns tombos no esqui ou no snowboard. E ficar com a bunda molhada não deve ser muito agradável a cerca de 0ºC. Se você não tiver nenhuma assim, como eu, não tem problema. Dá pra alugar direto no Valle Nevado. Nosso grupo vai alugar boa parte dessas coisas lá mesmo!

– MEIAS GROSSAS: assim como você cuida dos dedos da mão, os do pé também podem reclamar, então, por via das dúvidas, separe as meias mais grossinhas para colocar na sua mala. Deixa o pé mais quentinho, mais fofinho e com menos atrito ao esquiar (falou o expert, né? rs).

– BOTA IMPERMEÁVEL: pra andar pra lá e pra cá na neve e garantir que seu pé esteja bem sequinho, aconselho uma bota impermeável. Também dá pra alugar por lá.

– MALHA/MOLETOM: ainda pensando em opções pro look do dia na neve? Leve algumas opções de malha ou moletom, pra compor as diferentes camadas. Se não quiser levar muitas, pelo menos duas tá sussa, bi!

– CAMISETAS: sim, porque entre as camadas tem que ter camiseta, né? E quando estiver na parte aquecida de um dos 3 hotéis ou dos 8 condomínios do Valle Nevado, você vai querer mais mobilidade, pra ficar mais à vontade.

– CUECA/CALCINHA/SUTIÃ: parece meio óbvio, mas já que é pra montar a lista de arrumação de mala, não pode faltar roupa íntima, néam? E nem vem com essa de ficar sem cueca pra marcar o moletom porque vai estar frio e você vai ficar com pinto de inverno, então guarda o passarinho!

– PIJAMA: também óbvio, mas não tanto. Se você dorme de pijama, não esqueça dele. Se você dorme peladão ou peladona, vai e arrasa!

– CHINELO: pra circular no quarto e dar close na piscina.

– CHAPEU/BONÉ/BANDANA: uma alternativa mais leve ao gorro, para os ambientes internos.

– SUNGA/MAIÔ/BIQUINI: miga, sua loka! Tô indo pra neve, não pra praia! Eu sei, bi, mas lá no Hotel Puerta Del Sol, o 4 estrelas do Valle Nevado, tem uma piscina aquecida externa bafônica e lacrativa! Então vá preparado porque em alguns dias rola pool party com DJ no fim da tarde.

– ROUPA DE GINÁSTICA: a academia fica no Hotel Valle Nevado, o 5 estrelas do complexo, mas todos os hóspedes podem usar, então já separa seu collant pra arrasar na malhação.

– ROUPA PARA NIGHT: o Pub Tres Puntas, que fica no Hotel Tres Puntas (o 3 estrelas), é o ponto de encontro noturno. Tem noite de karaokê e de rock, entre outras, então prepare um look mais arrumadinho, mas nada muito fancy, porque é clima de montanha, né?

– TOALHA ABSORVENTE: é hotel, então eles têm toalhas lá, obviamente, mas se você tiver aquelas toalhas fininhas ultra-absorventes, pode ser uma boa pra levar pra piscina.

A piscina aquecida externa do Hotel Puerta Del Sol, no Valle Nevado, do alto - Foto: Divulgação

A piscina aquecida externa do Hotel Puerta Del Sol, no Valle Nevado, do alto – Foto: Divulgação

 

Como arrumar a mala pra neve: HIGIENE E SAÚDE 

– PROTETOR SOLAR: se o Pedro Bial já nos aconselhava a usar filtro solar mesmo no dia a dia, na neve é imprescindível! Quando o sol reflete na neve branca, ele te queima a pele não só pelo ângulo normal dele, mas vindo de baixo também. Se você tiver a pela beeeem clarinha então, leve um de fator mais alto.

– PROTETOR LABIAL: o tempo por lá é bem seco, então proteja seus lábios também se não quiser que eles fiquem mais rachado que o Calypso.

– UMIDIFICADOR NASAL: não sei se esse é o nome correto e sei que muita gente não indica porque é bronquiodilatador e faz mal e tal, mas se você estiver com as vias nasais mega secas e com muita dificuldade de respirar, acho melhor ter na emergência. Sabe Rinosoro? Também resolve e é mais light.

– CREME HIDRATANTE: para mãos, rosto e corpo, muito hidratante. Faz a Xuxa e se enche de Monange! O tempo seco pode ter um efeito maior ou menor, dependendo da pele. É bom garantir.

– CREME PARA O CABELO: esse não é o mais essencial, mas dependendo do quanto você cuida do seu cabelo, um creminho à noite pode ajudar a não ressecar. Não custa nada levar. Mas lembre-se que você estará boa parte do tempo de gorro.

– CHUQUEIRA: não sei se você vai num grupo babadeiro e pretende causar na neve, né? Não é algo que eu levaria pra uma viagem dessa, mas tem muita gay que leva pra fazer a chuca em viagem, então tá aí! Nesse caso, inclua camisinha e lubrificante na lista!

– PASTA E ESCOVA DE DENTE: básico, mas não dá pra não incluir.

– DESODORANTE: fá favô que mesmo no frio, o futum pode vir forte. Lembre-se que aerosol e líquidos com mais de 100ml devem estar na bagagem despachada.

– CORTADOR UNHA: eu cutuco as unhas, então não uso, mas se você é uma pessoa normal, leve.

– CERTIFICADO DE VACINAS: não é o caso do Chile hoje, mas sempre vale a pena conferir se o país que você tá indo pede alguma, como Febre Amarela, por exemplo.

Valle Nevado Ski Resort visto do alto - Foto: Divulgação

Valle Nevado Ski Resort visto do alto – Foto: Divulgação

 

Como arrumar a mala pra neve: REMÉDIOS 

Essa bolsinha “farmácia básica” já deve estar preparada pra toda e qualquer viagem que você faça.

– ANTIGRIPAL: tipo Apracur, para curar gripe.

– ANALGÉSICO: tipo Dipirona, para dores em geral.

– ANTI-INFLAMATÓRIO: tipo Nimesulida, para inflamações (jura?!).

– ANTIEMÉTICO: tipo Dramin, para tonturas.

– ANTI-DIARREICO: tipo Imosec, para sessão de descarrego e dias de princesa.

– ANTI-HISTAMÍNICO: tipo Loratadina, para alergias.

– ANTIÁCIDO: tipo Omeprazol, para azia, refluxo e má digestão.

– BAND-AID OU ESPARADRAPO E GAZE: vai que você faz um machucadíneo, néam?

– PINÇA: para pelos encravados e situações adversas que só a pinça pode te salvar.

– HASTE DE ALGODÃO: tipo Cotonetes.

– COLÍRIO: pra lubrificar também os olhos caso ressequem demais.

Valle Nevado Ski Resort visto do alto - Foto: Divulgação

Valle Nevado Ski Resort visto do alto – Foto: Divulgação

 

Como arrumar a mala pra neve: ELETRÔNICOS E ACESSÓRIOS 

– DOLEIRA: uma boa companheira de viagem, a bolsinha que fica colada ao corpo por baixo da roupa, te ajudar em qualquer viagem, dá pra guardar passaporte e deixar dinheiro e cartões mais protegidos. Serve pra qualquer viagem.

– FITA SILVERTAPE: também é uma companheira inseparável, pois ajuda em alguns perrengues no caminho, como com mala ou rasgandinho, por exemplo. Dica: para ocupar menos espaço, enrole a fita em um cartão de visita ou palito de sorvete, não precisa levar ela inteira.

– CÂMERA DE AÇÃO: Ter uma GoPro ou similar vai ajudar bastante nessa hora, para poder gravar suas descidas com o esqui ou snowboard. Essa é a hora perfeita pra usar.

– PAU DE SELFIE: ok, é brega e estranho de usar, mas na hora de se filmar esquiando ou praticando snow, vai valer a pena o mico. Só tenha certeza que isso não vai atrapalhar sua performance ou segurança, hein?

– CÂMERA FOTOGRÁFICA: além da GoPro, se puder leve outra câmera porque o pôr do sol no Valle Nevado, entre as montanhas da Cordilheira dos Andes, é demais! Vale o registro.

– TRIPÉ: se você for fã de fotografia mesmo, é quase inútil dizer, mas leve um tripé para conseguir os melhores cliques.

– BATERIAS E CARTÕES DE MEMÓRIA EXTRAS: eu acho que você vai querer tirar pencas de fotos e vídeos lá, então leve suas baterias extras e vários cartões de memória para não ficar preocupado com espaço.

– CELULAR: básico e duvido que você esqueça, mas… Lembre-se que o sinal na montanha é mais fraco, mas as áreas comuns dos hotéis tem WiFi, então você posta os cliques depois. As hashtags usadas lá são #vallenevado e #vivavalle. Mas inclui #viajabi também pra eu acompanhar tudinho, tá? 🙂

– ADAPTADOR DE TOMADA UNIVERSAL: é sempre bom ter um adaptador de tomada universal, mas se esquecer, dá pra comprar no aeroporto, no mesmo lugar que vendo chip de celular. O padrão do Chile é diferente do do Brasil. Na dúvida, leve! Lembrando que lá é 220v, tome cuidado para não queimar seus aparelhos 110v.

– CARREGADORES: não adianta levar todos seus eletrônicos e esquecer dos carregadores, já aproveita e leva um “beijamin” ou  “T” para carregar mais de um aparelho ao mesmo tempo.

Hotel Puerta Del Sol, do Valle Nevado, com vista de um pôr do sol lindo - Foto: Divulgação

Hotel Puerta Del Sol, do Valle Nevado, com vista de um pôr do sol lindo – Foto: Divulgação

 

Como arrumar a mala pra neve: ITENS PESSOAIS E DOCUMENTOS 

– PASSAPORTE: pra ir pro Chile, você pode embarcar só com o RG, mas vai perder a oportunidade de mais um carimbo no passaporte? 🙂 Sempre levo!

– CARTEIRA: vai que você esquece, né? Dá um check nesse item também!

– DINHEIRO, CARTÃO DE CRÉDITO OU TRAVEL MONEY: a moeda é o peso chileno, mas dólar também é aceito. Procure o câmbio mais barato.

– SEGURO VIAGEM IMPRESSO: faça seu seguro viagem antes de sair do Brasil e leve impresso ou, pelo menos, no celular. Melhor impresso que é mais fácil de encontrarem se, Deus o livre, algo acontecer com você. Compare o preço antes de comprar.

– LIVRO: esse não dá pra instalar aplicativo e não é tão portátil quanto um celular, mas te leva a vários lugares, durante o voo ou à noite, antes de dormir. Item opcional.

 

Como arrumar a mala pra neve: EQUIPAMENTOS 

Caso você tenha, arrase e pode levar o seu também. Se não tiver, pode alugar tudo lá também e não tem que ficar transtornadx transportando no avião.

– ESQUI

– BASTÃO DE APOIO PARA ESQUI

– PRANCHA SNOWBOARD

– CAPACETE

– COTOVELEIRA

– JOELHEIRA

 

Ufa! E aí? Descobriu como arrumar a mala pra neve? Já tá com ela pronta?
Se eu esqueci de alguma coisa, deixa aí nos comentários que vou atualizando a lista, ok?

Se você for ficar em Santiago e só passar o dia na montanha, dá pra adaptar essa mala ae. 🙂

Reserve seu hotel em Santiago

Bora esquiar! 🙂

 

>> Acompanhe o Viaja Bi! no Instagram, Facebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Publicitário e blogueiro, foi palestrante em seminários internacionais no Peru, a convite dos órgãos de turismo locais, falando sobre planejamento de comunicação e diversidade, com foco na temática LGBT. Morou em Londres e, aos 31 anos, conhece 22 países. Escreve para o Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Google+
  • Instagram
  • Email

Comentar

Ut tellus dolor, dapibus eget, elementum vel, cursus eleifend, elit. Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Required fields are marked*