3 de agosto de 2016

Love is GREAT: Viaja Bi! e Viagem Primata vão pro Reino Unido 🇬🇧

É, bis, é com muito orgulho que vou direto ao ponto! O Viaja Bi!🌈 e o Viagem Primata🐵, meu outro blog de viagens, foram os únicos veículos brasileiros esse ano a serem selecionados pela campanha Love is GREAT pra uma viagem a convite do VisitBritain, o órgão de turismo do Reino Unido, para cobrir a Parada LGBT de Brighton, a maior da Inglaterra, a Parada LGBT de Cardiff, a principal do País de Gales e de quebra ainda descobrir a história da região inglesa East Sussex.

E tudo isso começa amanhã! Dia 4 os dois blogs desembarcam em Londres e seguem viagem. 😎

A Brighton Pride (ou Parada LGBT de Brighton) é o maior festival do orgulho no país e não é de se espantar, já que ela rola nessa cidade costeira no sul da Inglaterra super LGBT-friendly. Pra você ter uma ideia, a Parada de Brighton chama mais atenção do que a de Londres! Durante uma semana no meio do verão europeu (sempre entre o fim de julho e primeira semana de agosto), as ruas de Brighton pulsam com performances carnavalescas e foliões de cara pintada entre um mar de bandeiras do arco-íris.

Brighton Pride - Love is GREAT

Brighton Pride – Love is GREAT

Depois do final de semana da Pride/Parada, partiremos para conhecer o romântico interior britânico com uma viagem rápida para Hastings, que esse ano comemora seu 950º aniversário desde a Batalha de Hastings. Também daremos um pulo na cidade medieval de Rye, em estilo semi-enxaimel. Sabe o que é isso? Aquelas construções feitas com vigas de madeira bem tradicionais do interior inglês e alemão, que eu AMO! Mas as “semi” têm, entre as vigas de madeira, “paineis” de algum outro material, que pode ser pedra ou tijolo, inclusive. Lá dá para experimentar a vida tradicional inglesa com um cenário mega romântico para uma escapadinha de Londres, quando você estiver dando pinta na cidade.

Cruzando a fronteira, passamos da Inglaterra para o País de Gales pra curtir a Pride Cymru, a Parada LGBT de Cardiff. A cidade também é chamada de Caerdydd em galês, a língua local, e é uma cidade moderna e cosmopolita, com um calendário de eventos que fica pau a pau com qualquer outra capital europeia. Tá, meu bem?

Na área de Cardiff Bay, tem edifícios babadeiros e o Millenium Centre, que é um local fantástico para eventos e artes. Lá também fica o Dr Who Experience, baseado no seriado britânico mega famoso, e o edifício de ardósia e vidro que abriga o Parlamento Galês. O centro da cidade tem várias lojinhas independentes, o imponente estádio que tem um teto deslizante e o alto acampamento vitoriano que é o Castelo de Cardiff. E sabe onde rola a Parada? Nos terrenos do castelo, meu bem! Luxo pouco é bobagem! Não à toa é a maior celebração de igualdade e diversidade do País de Gales.

Love is GREAT é o braço LGBT do turismo do Reino Unido! 💂🇬🇧

campanha-love-is-great-viagem-primata-viaja-bi-reino-unido

 

O hein-viado especial para a Love is GREAT

A má notícia (pra mim) é que por conta de trabalho e agenda, não conseguirei estar lá. 😭 Maaaaaaas, claro que vocês não ficarão a ver navios! Pra ir no meu lugar eu convidei um outro apaixonado pela Inglaterra e que, assim como eu, também passou uma temporada morando em Londres.

E pra dar conta dessa missão mais que especial, eu convidei o Rodrigo Acosta, um youtuber lá de Floripa, que manda muito bem no canal Rdoriog (parece um nome complicado, mas é só Rodrigo embaralhado mesmo!). 😛

Conheci o trabalho do Rodrigo quando ele ainda estava fazendo o intercâmbio dele em Londres e comecei a acompanhar. Em janeiro desse ano, eu fui pra Florianópolis e gravamos juntos alguns vídeos pro canal dele e pros meus.

O primeiro, pro canal dele, foi sobre o nosso Intercâmbio em Londres.

Para o segundo, no canal do Viagem Primata, criamos um Desafio das Bandeiras, onde tínhamos que mostrar bandeiras de países não tão conhecidos pro outro tentar adivinhar o nome do país. Eu perdi feio, mas tá valendo! 🙂

O terceiro vídeo, que está no canal do Viaja Bi!, foi dividido em duas partes e dá a deixa pra gente seguir no assunto, porque fala de Londres Gay!

O último vídeo gravamos para o canal Rdoriog com a TAG Viagem, mas como o vídeo original que gravamos em janeiro ficou perdido no limbo, respondemos novamente, à distância, usando a tecnologia a nosso favor e aproveitamos para contar melhor sobre essa viagem que ele vai fazer me representando pelos dois blogs. Que responsa, hein?

 

Como acompanhar a viagem

Quando o Rodrigo voltar, vamos preparar conteúdos legais, que você vai encontrar:

E, durante a viagem, já tão aí os principais perfis que você deve seguir para acompanhar:

Bom, agora que vocês já conhecem um pouco mais do Roro, como ele gosta de ser chamado, e já sabem onde acompanhar tudo, bora saber o que essa bi querida vai fazer lá na Terra da Rainha em nome do Viaja Bi! e do Viagem Primata?

Brighton - Love is GREAT

Brighton – Love is GREAT

 

Programação Love is GREAT VisitBritain no Reino Unido

O Roro sai de Floripa hoje, dia 3, e só volta pra lá no dia 15, então a programação vai ser intensa entre os dias 4 e 14 de agosto! Em resumo, nossa viagem passará por Brighton, East Sussex e Cardiff. Vamos conferir o que ele vai fazer por lá já que você já tá seguindo tudo pra acompanhar a viagem?

 

🌈 4/8, quinta 🐵

Chegada em Londres, check-in no citizenM Tower of London Hotel, que é bafônico e tem vista pra Tower Bridge e Tower of London, monamú! E no fim da tarde rola ainda um jantar de boas-vindas do VisitBritain. ❤️

🌈 5/8, sexta 🐵

Tomou café da manhã lindão? Agora, bora pra London Bridge pegar o trem pra Brighton! Aí parte pro incrível hotel boutique chamado Hotel Du Vin & Bistro Brighton (clica no link pra ver as fotos do hotel e baba!).

Por falar em babar, a próxima parada é no Brighton Pavilion, um palácio extravagante construído pelo arquiteto John Nash para o Rei George IV, no estilo dos palácios indianos, e depois a tchurma vai refazer os passos ilustres do compositor de óperas Rossini, que tocava em meio à loucura da Sala de Música e do flamboyant bissexual Lord Byron, que fazia festas na também extravagante Sala de Banquetes.

Royal Pavillion Brighton - Love is GREAT - Foto: Adam Bronk

Royal Pavillion Brighton – Love is GREAT – Foto: Adam Bronk

Dali direto pro Brighton Pier onde o grupo vai fazer um tour a pé chamado Piers & Queers, focado no passado LGBT da cidade, que passa pelas praias e centro histórico com os contos da história gay de Brighton.

Com um tempinho livre antes do jantar oferecido pelo Visit Brighton no The Jetty, restaurante do Brighton Harbour Hotel & Spa, a sugestão do VisitBritain é explorar os eventos paralelos à Parada, como o Pride Arts & Film Festival ou o Pride Pleasure Gardens e à noite, explorar a cena gay, que se concentra principalmente na rua St. James Street no Kemp Town, seja em pubs, bares ou até saunas. 🔥

🌈 6/8, sábado 🐵

O grande dia da Brighton Pride! Com o tema “Unindo Nações”, é esperada uma grande parada pela cidade seguida de uma festança no Preston Park, com um palco principal, tendas de dança e cabaré e uma “vila” comunitária. Depois do jantar, o esquema vai ser cair em uma das festas oficiais. No sábado vai ter a Koochy (para as lésbicas), a Brut, a Pride Miami Beach with Handsome and Queer Nation e a Shine On. Comente aí pra qual das três últimas você quer mandar o Rodrigo! 😛

🌈 7/8, domingo 🐵

Manhã livre pra curar a ressaca 😀 e talvez role de conhecer a Brighton i360, a maior torre de observação em movimento do mundo, que vai abrir dois dias antes! O almoço é no Pride Pleasure Gardens antes de ir pra Pride Village Party, que rola em Kemp Town por dois dias. A orla icônica de Brighton fica fechada para os carros e milhares de bis vão curtir a festa num fim de semana de arrecadações. O jantar será no restaurante SixtyFourDegrees, que ficou entre os 40 melhores no prêmio National Restaurant 100 Awards List 2014.

🌈 8/8, segunda 🐵

Depois do café da manhã, partiu Hastings de trem pela costa. Entre as comemorações dos 950 anos da Batalha de Hastings, em maio desse ano o Hastings Pier foi reaberto (depois de um fogo em 2010) e foi transformado no que eles estão chamando de “um dos piers com aparência mais descolada e legal do mundo”. É, bi, o babado é forte, tendo teatros, shows, festivais de cinema, mercado de rua com produtos de fazenda, esportes urbanos, restaurante e mais.

O almoço será no Webbe’s Rock-a- Nore, mas antes disso, o grupo vai circular pela área da Courthouse St., que tem antiguidades, e passar para ver uma exposição. Depois de almoçar, o esquema vai ser caminhar pela George Street até Pelham Place e pegar uma bike por 5min até Source BMX, a maior pista de skate underground do mundo, que fica em um spa desativado, e depois seguir pedalando mais uma meia hora até De La Warr Pavilion, onde vai estar rolando uma exposição. Depois de um merecido coffee break, Roro vai pegar um funicular chamado West Hill Lift e caminhar um pouquinho até o The Old Rectory, um B&B gay-friendly do século XVII, onde ele vai nanar por duas noites. 😴

Mais tarde, uma noite de tapas no FILO (First In Last Out), um pub histórico com uma microcervejaria. Depois do jantar, a pedida é ver um filme no minicinema Electric Palace ou partir pra algum dos pequenos pubs e bares na George Street, como o Whistle Trago.

Love is GREAT

Love is GREAT

🌈 9/8, terça 🐵

Seguindo pela costa, partiu de trem para um passeio de um dia em Rye, uma das cidades medievais melhor preservadas na Inglaterra, onde fica o Museu do Castelo de Rye e a Igreja Saint Mary’s Church. E eu me morrendo de inveja nessa hora! 😛

Depois de visitar esses dois pontos turísticos e vagar pelas ruas, o almoço será no The George.

À tarde, o tempo é livre com algumas sugestões pra conhecer: andar pelo The Mint, visitar a Rye Pottery, o Rye Heritage Centre, comer um bolo e tomar um café num lugar super dog-friendly que o Lupin iria adorar chamado Edith’s House ou caminhar pela Harbour Road até a Rye Harbour Nature Reserve.

Voltando a Hastings, o jantar será no The Crown, seguido de uma noite de folk music❤️ ao vivo no The Stag.

🌈 10/8, quarta 🐵

O dia começa em Kent, com uma visita à vinícola Biddenden Vineyard num tour guiado com degustação e segue para o Castelo de Sissinhurst e seus jardins, que tem conexões com o mundo LGBT que serão reveladas só quando o Rodrigo voltar! 😛 Depois de almoçar na Milk House, é hora de conhecer o Hever Castle, que tem um labirinto aquático! E nesse castelo, fica um B&B luxuoso chamado Hever Castle luxury B&B. É muito poder! Lacre puro!

A janta será num pub inglês realmente histórico chamado The King Henry VIII. O prédio data de 1647 e o pub o ocupa desde 1597! 😲

Hever Castle Luxury B&B - Foto: Divulgação

Hever Castle Luxury B&B – Foto: Divulgação

🌈 11/8, quinta 🐵

Saindo de Kent, o grupo vai pro Highclere Castle, que é conhecido mundialmente como Downton Abbey, no seriado de mesmo nome! Tá, meu bem?

Depois de explorar essa casa vitoriana, cruzaremos as fronteiras para o País de Gales, e passando pelo Brecon Beacons National Park. A primeira parada é no Wye Valley, um vale entre os dois países que é protegido como Area of Outstanding Natural Beauty (algo como “Área de Beleza Natural Lacradora”, em tradução muito livre). Ali nasceu o turismo britânico e às margens do rio Wye, fica a Tintern Abbey, uma abadia de 1131! 😱

A sugestão de almoço é no The Anchor Pub ou no The Boat Inn, bem na fronteira. Antes de chegar na vila Llanvihangel-Crucorny, fica o pub mais antigo do País de Gales, The Skirid Inn, onde Owain Glyndwr (a versão galesa de Coração Valente) reuniu suas tropas antes de vencer a Inglaterra na Batalha de Pontrilas.

Dali, seguimos pela The Gospel Pass, uma rota super cênica passando numa pequena igreja em Partrishow, por  The Llantony Priory e pela capela Capel-y-Ffin, antes de chegar no Hotel Foyles of Glasbury. É só hotel top 5⭐, gente!

🌈 12/8, sexta 🐵

Vamos conhecer a cidadezinha encantadora de Hay-on-Wye, muito conhecida pelos livros. Tudo é livraria lá, os bombeiros, o castelo, o cinema! Depois de conhecer a cidade, seguimos para o National Park e depois para a cidade de Cardiff, onde o Rodrigo vai fazer um walking tour pelo centro cívico, que inclui a Universidade de Cardiff, o Temple of Peace e o Welsh National War Memorial. O próximo prédio é o National Gallery and Museums of Wales e depois o Castelo de Cardiff, que eu já fui em 2010 (veja aqui).

Castelo de Cardiff - Love is GREAT

Castelo de Cardiff – Love is GREAT

Aí rola um tempo na Queen Street, principal rua de compras da cidade, e ali fica a Spillers Records, a loja de discos mais antiga do mundo! Ainda no roteiro do dia tem o Cardiff MarketCoffee BarkerPetigrew’s Tea Rooms. O jantar será no The Dock, na famosa Cardiff Bay, a baía da cidade.

À noite, o Roro vai conhecer a cena gay de Cardiff, que se concentra entre as ruas Charles StreetChurchill Way porque a The Pride Street Party, que dá o pontapé inicial à Parada é nessa noite. Os lugares indicados pra curtir a noitada são The Golden CrossMary’sWOW BarThe KingsPulse, Minsky’s ShowbarThe Eagle.

Pra dormir, ele vai ficar no Hilton Hotel Cardiff, bem de frente pro Castelo e pertinho de onde rola a Parada.

🌈 13/8, sábado 🐵

Dia da Pride Cymru, a Parada LGBT de Cardiff, também conhecida como Cardiff Mardi Gras, que é um dos maiores eventos LGBT do Reino Unido e rola dos terrenos do Castelo, meu amô! Olha esse vídeo de como foi a Parada de 2014 e o vídeo promocional de 2016.

A festa é dividida entre a Pride Parade e a série de apresentações na Party in the Parc até tarde. Depois do jantar em algum lugar ali perto, rolam as After Pride Events. Haja fôlego, hein, Rodrigo! Guenta aí que as bis aqui contam com você! 😛 O principal evento será um show do lado de fora do Bar Pulse. Vai ter inclusive festa da espuma até 6h da manhã!

🌈 14/8, domingo 🐵

A manhã fica livre, porque, né? Vamos dar uma folga pra ele, vai!

Mas na hora do almoço, ele já vai encontrar o grupo na Cardiff Bay pra almoçar e explorar a área. Ali ficam o Wales Millennium Centre, o Senedd (Parlamento Galês) e a Norwegian Church, onde o autor galês Roald Dahl foi batizado.

Antes de ir embora, ainda dá tempo de uma última atividade e uma pra qual o Roro tá bem ansioso: Dr Who Experience, atração baseada no seriado da BBC. Depois disso, partiu casa! Chega de mordomia, né, Rodrigo? 😛

Wales Millenium Centre - Love is GREAT

Wales Millenium Centre – Love is GREAT

 

Ufa! Vai ser uma viagem e tanto, hein! E aí vem a hora em que ele e eu (que não vou aproveitar a parte boa, sabe…🙄) vamos trabalhar bastante pra trazer todo esse conteúdo pra vocês da melhor maneira possível! 🙂

Bora viajar?

 

Acompanhe o Viaja Bi! pelo Snapchat também:
rafaleick / viajabi

 

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Publicitário e blogueiro, foi palestrante em seminários internacionais no Peru, a convite dos órgãos de turismo locais, falando sobre planejamento de comunicação e diversidade, com foco na temática LGBT. Morou em Londres e, aos 31 anos, conhece 23 países. Escreve para o Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Google+
  • Instagram
  • Email

4 Comentários

Comentar

Ut tellus dolor, dapibus eget, elementum vel, cursus eleifend, elit. Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Required fields are marked*