Como parte do 2º Prêmio Viaja Bi!, o júri composto por 63 especialistas e viajantes frequentes indicou, em sua visão, quais foram os melhores destinos para viagem solo LGBTQIA+. As indicações foram bastante variadas, algumas com uma indicação, somente. O ranking completo está abaixo.
Rio de Janeiro está entre os melhores destinos para viagem solo LGBTQIA+ no 2º Prêmio Viaja Bi! – Foto: Rafael Leick
CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO
🎒 MELHORES DESTINOS LGBTQIA+ | Categoria:
🎒 DESTINO PARA VIAGEM SOLO 🎒
Considera as indicações diretas e nominais e soma pontos de destinos internos para destinos majoritários, de acordo com a metodologia da premiação
- Rio de Janeiro (Brasil)
- Espanha
- EUA
- Bahia (Brasil)
- Londres (Reino Unido)
- Alemanha
- Canadá
- Argentina / Tailândia
- Colômbia
- Amsterdam (Holanda)
- Camboja / Copenhagen (Dinamarca) / Filipinas / Irlanda / Islândia / Jalapão-TO (Brasil) / Jordânia / Liubliana (Eslovênia) / Melbourne (Austrália) / Portugal / Praga (República Tcheca) / Puerto Vallarta (México) / São Paulo-SP (Brasil) / Uruguai
- Egito
🏆 VENCEDOR: RIO DE JANEIRO
O Rio de Janeiro sempre foi o cartão-postal brasileiro para turistas LGBTQIA+ do mundo inteiro e sempre figurou nos rankings internacionais de destinos friendly. Já teve programas específicos para o desenvolvimento deste segmento do turismo antes da onda conservadora dos últimos anos.
Mas há iniciativas que buscam fomentar o segmento e a RioTur, órgão de turismo da Prefeitura do Rio, têm buscado se aproximar de entidades que promovem o turismo LGBTQIA+ e investido em ações com o trade local – quem trabalha no turismo na cidade – para tornar o Rio cada vez mais um destino seguro (para a comunidade, digo).
A combinação de praia e festas e o clima de azaração ajudaram a eleger o Rio como melhor destino para viagens solo LGBTQIA+, com destaques para a Rua Farme de Amoedo e a praia entre os postos 8 e 9 da praia de Ipanema, ambos próximos. Recentemente, a praia do Leme também tem despontado como point para a comunidade.
➡️ Leia mais sobre o Rio de Janeiro
🏷️ DESTAQUES PARA O JÚRI:
🏷️praia de dia e festa à noite, 🏷️beleza natural, 🏷️para azaração, 🏷️Rua Farme de Amoedo, 🏷️noite pra quem gosta de pop e samba, 🏷️nudismo na Praia de Abricó, 🏷️Praia LGBTQIA+ no Posto 9 de Ipanema, 🏷️praias poéticas, 🏷️clima de liberdade carioca, 🏷️ótimas festas, 🏷️cariocas arrancam suspiros, 🏷️cartão de visitas LGBTQIA+ para o mundo, 🏷️Réveillon em Copacabana, 🏷️Carnaval, 🏷️cultura do samba, 🏷️cenários de filmes e novelas, 🏷️bares na Lapa, 🏷️natureza abundante, 🏷️paraíso dos gringos, 🏷️Praia do Leme point em ascensão, 🏷️centro antigo, 🏷️pôr do sol no Arpoador, 🏷️trilhas e montanhas, 🏷️cena LGBTQIA+ efervescente, 🏷️entre destinos mais friendly do mundo, 🏷️cidade cosmopolita, 🏷️escapadas para Búzios, Arraial do Cabo, Ilha Grande e Paraty.
“Do Posto 9 de Ipanema ao Largo de São Francisco da Prainha, passando pelos bares e restaurantes de Botafogo, a Cidade Maravilhosa é uma das cidades mais animadas do Brasil e um destino super gay friendly”.
Alessandra Fratus
“A cidade mais maravilhosa do Brasil também é um destino perfeito para a comunidade LGBTQIA+. As praias poéticas do Rio e a liberdade que os cariocas vivem faz os gays se sentirem mais livres. A famosa rua Farme de Almoedo, no bairro de Ipanema, é uma referência “friendly” na cidade maravilhosa. Além do bairro ser lindo e ótimo para passear pelas ruas arborizadas e cheias de opções de restaurantes e bares”.
Alexander Cesar
“É o nosso cartão de visitas para turistas LGBTQIA+ há muitos anos. Sua famosa praia de Ipanema oferece um dos mais badalados points LGBTQIA+ do mundo. Réveillon e Carnaval são os momentos com mais turistas LGBTQIA+ na cidade. Mas vale a pena conhecer na baixa temporada e ainda curtir muita natureza e cultura do samba”.
Clovis Casemiro
“Uma cidade que tem a sempre animada porção LGBTQIA+ da Praia de Ipanema como seu cartão de visitas dificilmente perde o título de um dos melhores destinos do Brasil e do mundo para nossa comunidade. E, em 2023, o Rio ganha notoriedade no universo da tecnologia por sediar pela primeira vez o Web Summit, que atrai 10 mil participantes no início de maio”.
Daniel Nunes
“A cidade mais bonita do Brasil é tão caótica quanto estonteante. O Rio é um lugar que todo brasileiro deveria conhecer. Desde a natureza abundante aos museus e parques, a cidade é convidativa e gostosa”.
Diego Queiroz
“O Rio já é bastante conhecido por ser um dos destinos favoritos dos LGBTQIA+, e creio que esse se fortalece a cada ano que passa. Seus famosos atrativos turísticos, eventos e baladas, conquistam o público e fazem do destino um ótimo receptivo para se visitar”.
Felipe Soares
“Com tantas belezas naturais em meio ao cenário cosmopolita e repleto de opções para o turista LGBTIQA+, a cidade do Rio de Janeiro segue como um dos destinos mais atraentes para nossa comunidade. O Rio se destaca como um destino para trabalho, curtição e descanso, tornando cada visita uma experiência única ao viajante conforme seu estado de espírito”.
Fernanda Dias
“Como um bom mineiro morando no Rio por quase 9 anos, a Cidade Maravilhosa é a combinação perfeita pra quem curte a praia de dia e festas de noite. Bares e baladas são as melhores opções para quem tá de olho na cidade, que tem natureza e tudo que uma capital oferece, ali, no mesmo lugar. Destaque para a praia do Leme, que cada vez mais tem se tornado um point da nossa comunidade”.
Flávio Fusco
“O Rio é mais do que uma cidade, é um acontecimento. Um estilo de vida. Cada vez que piso lá, descubro uma faceta. Minha dica é se aventurar para além do cartão postal: trocar Ipanema pelo Leme, nem que seja por um dia. Ir mais ao centro antigo e sentar nas mesinhas para um chope gélido, fazer amigos na Pedra do Sal. Visitar seus museus maravilhosos. E aplaudir o pôr do sol no Arpoador, agradecendo pela sua existência”.
Fred Itioka
“Belezas naturais, vida diurna e noturna, restaurantes e concentração de pessoas de vários cantos do mundo fazem do Rio um local em que você pode ser quem você é em vários espaços”.
JP Polo
“Quando eu chego no Rio, sinto que posso expressar minha sexualidade da forma que quiser e que não sofrerei preconceitos. É uma liberdade que o carioca expressa e que passa para o visitante”.
Lidiane Costa
“O Rio de Janeiro recebe turistas do mundo inteiro para a mundialmente conhecida Ipanema! O carnaval na cidade é destino obrigatório pelo menos uma vez na vida. A cena LGBTQIAP+ é efervescente”.
Luan Poffo
“Sem dúvida, o Rio de Janeiro é ainda um destino que atrai turistas LGBTQIA+ não só do Brasil mas do mundo inteiro. A Cidade Maravilhosa sempre está cotada nos rankings mundiais dos destinos mais gay friendly do mundo. A Praia de Ipanema é um símbolo da comunidade do orgulho em todo o mundo, o que faz com que o turista gay se sinta muito bem-vindo na região”.
Luiz Cegato
“A Cidade Maravilhosa é um dos destinos mais abertos do Brasil para o público gay, principalmente se você ficar hospedado na Zona Sul. Dia e noite tem coisa pra fazer, seja a dois ou sozinho. Se puder, escolha visitar o Rio no verão, que é quando a cidade ferve, literalmente”.
Mauricio Oliveira
“Minhas vivências de morador e visitante me permitem dizer que amo este lugar. Opções para gostos e bolsos variados, festas e grandes eventos, gente bonita e direta no que quer, carnaval (claro), além dos passeios tradicionais nesta cidade maravilhosa”.
Rafael Bolacha
“As praias, incluindo a nudista de Abricó e a seção ‘do arco-íris’ de Ipanema, em frente à Rua Farme de Amoedo, ajudam a garantir uma boa posição do Rio de Janeiro no imaginário de turistas LGBTQIA+ de todo canto, seja do Brasil ou de fora. Rio é sempre Rio! E não sai da lista de desejos de viagem”.
Rafael Leick
“A cidade mais bonita e gostosa do planeta continuou friendly mesmo durante os recentes anos de chumbo. Em nenhum lugar do Brasil temos mais visibilidade do que nas ruas (e na praia) de Ipanema”.
Ricardo Freire
“Conhecido nacionalmente e internacionalmente como um dos destinos mais procurados pelos turistas LGBTQIA+, está investindo cada vez mais em ações com o trade local para desenvolvimento como destino seguro”.
Tavinhu Furtado
“Não é porque somos embaixadores da cidade, mas não tem nenhum outro destino no Brasil tão completo quanto o Rio. Tem praia para paquerar, jogação de cabelo, barzinho para comemorar o fim do desgoverno, rolêzinhos culturais e de natureza, e ótimos restaurantes”.
Tesouros do Brasil
Separamos, nas listas abaixo recortes sobre os resultados:
🎒 RANKING NOMINAL
Indicação direta e nominal, sem separação de nível geopolítico, como cidade, estado, região, país e até macrorregiões ou continentes
- Rio de Janeiro-RJ (Brasil)
- Barcelona (Espanha) / Nova York (EUA)
- Londres (Reino Unido) / Salvador-BA (Brasil)
- Alemanha / Amsterdam (Holanda) / Bangkok (Tailândia) / Buenos Aires (Argentina) / Canadá / Colômbia / Espanha
- Argentina / Berlim (Alemanha) / Camboja / Caraíva-BA (Brasil) / Copenhagen (Dinamarca) / Filipinas / Irlanda / Islândia / Jalapão-TO (Brasil) / Jordânia / Liubliana (Eslovênia) / Los Angeles (Califórnia, EUA) / Madrid (Espanha) / Melbourne (Austrália) / Miami (Flórida, EUA) / Paraty-RJ (Brasil) / Portugal / Praga (República Tcheca) / Puerto Vallarta (México) / Santiago de Compostela (Espanha) / São Paulo-SP (Brasil) / Tailândia / Toronto (Canadá) / Torremolinos (Espanha) / Uruguai
- Egito
🎒 RANKING DE PAÍSES*
Indicações compiladas por países, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade, estado ou região)
- Espanha
- EUA
- Alemanha
- Canadá
- Argentina / Tailândia
- Reino Unido
- Colômbia
- Holanda
- Camboja / Filipinas / Irlanda / Islândia / Jordânia / Portugal / Uruguai
- Austrália / Dinamarca / Eslovênia / México / República Tcheca
- Egito
🎒 RANKING DE ESTADOS BRASILEIROS
Indicações compiladas por estados, nominalmente ou por meio de destinos internos (cidade ou região)
- Rio de Janeiro
- Bahia
- São Paulo / Tocantins
CONFIRA OS RESULTADOS, O JÚRI E A METOLOGIA DA PREMIAÇÃO
*Nestes recortes, o total de pontos do Brasil, como destino majoritário, é desconsiderado, já que 85% do júri é brasileiro, não havendo proporcionalidade numérica e, portanto, a variedade de destinos internos brasileiros indicados garantiria uma vitória injusta ao país em todas as categorias. As indicações compiladas por Estado (UF), entram no ranking.
Vale lembrar que estas são indicações pessoais de cada pessoa do júri e que, caso decida viajar para qualquer um dos destinos (da lista ou não), procure informações mais detalhadas sobre como ele trata a comunidade LGBTQIA+. Alguns destinos foram indicados como não friendly mas, também, em algumas categorias friendly, reforçando o aspecto pessoal nessa indicação. A intenção dessa lista é ser um guia, não um ranking definitivo.
Sobre Rafael Leick
Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.
Comentar