16 de dezembro de 2018

Toronto no inverno: o que fazer e motivos para visitar 🇨🇦❄️

Venho aqui, mega feliz e saltitante pra anunciar pra vocês minha atual viagem! Sim, babies, estou finalmente conhecendo Toronto, capital econômica do Canadá (a capital mesmo é Ottawa)! E é agora em dezembro, em pleno friozinho. Como sou ansioso, antes de sair de casa já resolvi deixar preparado pra trazer pra vocês “o que fazer em Toronto no inverno”, pra que eu já fosse me preparando e vocês entrando no clima comigo (por isso comentei dos lugares no futuro, tá? rs). Mas resolvi lançar agora, pra que vocês acompanhassem ainda mais comigo. Aliás, estou postando tudo no Instagram, ok?

Toronto no inverno: o letreiro da cidade ganha pista de patinação - Foto: Tourism Toronto

Toronto no inverno: o letreiro da cidade ganha pista de patinação – Foto: Tourism Toronto

Pra quem começou a me acompanhar há pouco tempo, não desde os primórdios quando eu tava planejando meu intercâmbio, lá em 2008, Toronto era a cidade que eu estava escolhendo pra ser minha casa durante esse tempo fora. No ano seguinte, o destino me encaminhou pra longe dela. Anos se passaram e só agora, 10 anos depois, realizo o sonho de conhecer uma velha conhecida.

Nesse meio tempo, até minha irmã fez o intercâmbio dela lá e contou sua primeira impressão de Toronto aqui no Viaja Bi!. Agora chegou minha vez. 🙂 Como já tenho o visto americano, pra entrar no Canadá só precisa tirar uma autorização eletrônica chamada eTA (ou AVE, em português). Veja como pedir seu eTA.

Então, chega de lero e vamos logo pras dicas que eu pesquisei de o que fazer em Toronto no inverno. Caso vocês tenham outras, usem a caixa de comentários pra complementar, ok?

 

O que fazer em Toronto no inverno ❄️🇨🇦

 

❄️ TORONTO CHRISTMAS MARKET E OUTROS MERCADOS DE NATAL ❄️

Toronto no inverno: uma das principais atrações é o Toronto Christmas Market - Foto: Tourism Toronto

Toronto no inverno: uma das principais atrações é o Toronto Christmas Market – Foto: Tourism Toronto

Pra nós, brasileiros, que moramos em clima tropical, é uma coisa super diferente. Eu que moro em São Paulo ainda pego um friozinho de vez em quando, mas mesmo o pessoal daqui, quando esfria já corre pras cidades montanhosas pra ficar perto da lareira e tomar chocolate quente.

Mas aqui a gente não tem essa tradição de mercados de Natal então visitar Toronto no inverno vai ser incrível pra poder ter essa experiência no Toronto Christmas Market. É tipo um must-see da cidade nessa época e que acontece no Distillery Historic District, um bairro bem badalado por lá.

Barracas com artesanato, produtos natalinos (óbvio), comidas e bebidas pra aquecer e entrar no espírito de Natal, mais de 400 apresentações gratuitas (da ópera ao rock, incluindo apresentações dos duendes do Papai Noel), árvore de Natal linda pro Instagram e casa do Papai Noel. Esse ano, o período dele é de 15 de novembro a 23 de dezembro. Se estiver por lá, já se programe. Fiz uma matéria só sobre o Toronto Christmas Market, contando melhor.

Esse é o principal, mas há também outros mercados de Natal que se espalham pela cidade, como a Fair in the Square, Swedish Christmas Fair e One of a Kind Show.

ℹ️ + info: torontochristmasmarket.com

 

❄️ PATINAÇÃO NO GELO ❄️

Toronto no inverno: pistas de patinação no gelo como a de Nathan Phillips Square se espalham pela cidade - Foto: Tourism Toronto

Toronto no inverno: pistas de patinação no gelo como a de Nathan Phillips Square se espalham pela cidade – Foto: Tourism Toronto

Eu sei que patinação no gelo não é tão novidade assim mas, sejamos sinceros: a maior parte das que temos por aqui fica dentro de shopping center, né mores? Indo pra Toronto no inverno, é possível você fazer patinação no gelo ao ar livre.

E onde? Na Nathan Phillips Square, que é tipo a principal praça da cidade, onde fica o letreiro iluminado e o prédio da prefeitura. É onde rolam também várias festividades importantes, como o Ano Novo, o Cavalcade of Lights (já falo dele) e onde são erguidas as bandeiras LGBT+ e trans no Mês do Orgulho em junho.

Patinar sob os arcos da praça cheios de luzinhas e depois tomar um chocolate quente no snack bar é uma das tradições mais emblemáticas de Toronto no inverno. Se tem chocolate, não tem como não ser ótimo! 🙂

A temporada de patinação no gelo na cidade é aberta com um mega evento chamado Cavalcade of Lights, que acontece nessa praça, em novembro, com show e queima de fogos. A partir daí, os rinques de patinação no gelo se espalham por vários pontos da cidade. Além da Nathan Phillips Square, você pode patinar no Harbourfront Centre ou nos “winter festivals”, por exemplo.

ℹ️ + info: facebook.com/npstoronto

 

❄️ TRADIÇÕES DE NATAL E FESTIVAIS DE INVERNO ❄️

Toronto no inverno: o balé O Quebra-Nozes é uma das atrações natalinas - Foto: The National Ballet of Canada

Toronto no inverno: o balé O Quebra-Nozes é uma das atrações natalinas – Foto: The National Ballet of Canada

Todo lugar do mundo que comemora o Natal, tem tradições natalinas. E lá não podia ser diferente. Ir pra Toronto no inverno te permite curtir algumas delas, como ver o balé O Quebra-Nozes (The Nucracker), performado pela companhia The National Ballet of Canada. Ela estreou em 1995 e até hoje é mega concorrida. Outra tradição natalina é ver a Toronto Symphony Orchestra junto com um coral e cantores convidados nas performances de Messiah, no meio de dezembro.

Lá fora, eles amam paradas em geral. Tem paradas LGBT+, tem paradas de personagens infantis em parques temáticos, tem paradas de balões e tantas outras. No fim do ano, não podia faltar uma parada para o Papai Noel, né? No meio de novembro, rola sempre a Toronto Santa Claus Parade, com o desfile de vários carros, incluindo o bom velhinho, chamado de St. Nick.

Os festivais de inverno também são outra atração à parte. Esse ano, foi inaugurado no fim de novembro e vai até o fim de dezembro o Aurora Winter Festival, o maior do país e que eu achei sensacional! Ele tem as coisas tradicionais que esses festivais costumam ter, como comidas, brinquedos tipo roda-gigante, carrossel e bóias escorregando na neve.

Toronto no inverno: o Aurora Winter Festival é o maior festival de inverno do Canadá - Foto: Sarjoun Faour

Toronto no inverno: o Aurora Winter Festival é o maior festival de inverno do Canadá – Foto: Sarjoun Faour

Mas, além disso, eles criaram uma história mística por trás, como se fosse uma vila escondida com personagens mágicos, como elfos e o Pé Grande. Além disso, tem um mercado de Natal, rinque de patinação, show de luzes e várias outras atividades. Ela acontece em Vancouver também.

Outro festival de inverno tradicional da cidade é o Evergreen’s Winter Village, que tem uma vantagem: é grátis. 🙂 Há também uma tradição do inverno de brincar de tobogã de neve nos parques ou curtir uma das piscina indoor da cidade.

Há vários festivais temáticos que acontecem durante o inverno na cidade: Winterlicious (gastronômico), Winterfolk e DJ Skate Nights (musical), Icefest (esculturas de gelo), DesignTO e Ice Breakers (design), Toronto Tea Festival (chá) e Toronto Light Festival (luzes).

ℹ️ + info: national.ballet.ca | tso.ca | thesantaclausparade.comaurorawinterfestival.com/toronto

 

❄️ TORONTO PATH ❄️

Toronto no inverno: o Toronto PATH conecta vários prédios comerciais, atrações e sistema de transporte - Foto: Tourism Toronto

Toronto no inverno: o Toronto PATH conecta vários prédios comerciais, atrações e sistema de transporte – Foto: Tourism Toronto

Se o seu clima não é de curtir tanto as festas de fim de ano, mas ainda assim quer explorar a cidade, Toronto é a opção perfeita pra você. Pelas ruas, muita neve é esperada, mas a cidade tem uma outra cidade subterrânea, bem embaixo dela, chamada de Toronto PATH.

São mais de 30km de serviços, entretenimento e, claro, compras. É o maior complexo de compras subterrâneo do mundo, segundo o Livro dos Recordes Guinness. E tem restaurantes e bares lá também, incluindo um sandwich bar que funciona 24h.

Além de proteger do frio, no verão esse complexo também ajuda a fugir do calor úmido. Em um dia útil, passam mais de 200 mil pessoas por lá. Os “túneis” estão conectados com o metrô, com mais de 50 prédios de escritórios e com algumas atrações turísticas, como o Hockey Hall of Fame, o Air Canada Centre, o Rogers Centre e a CN Tower. Escrevi um artigo só sobre o Toronto PATH.

ℹ️ + info: torontopath.com/path-map

 

❄️ COMPRAS E GRANDES PROMOÇÕES DE INVERNO ❄️

Toronto no inverno: as vitrines viram atração turística até para locais - Foto: Tourism Toronto

Toronto no inverno: as vitrines viram atração turística até para locais – Foto: Tourism Toronto

Brasileiro ama fazer compra fora do país e o fim do ano estimula isso. Além de vitrines de lojas tematizadas para o período, que garante até peregrinação dos visitantes, a cidade oferece diversas opções de compras de Natal.

Durante o período de inverno (que começa oficialmente no fim de dezembro, mas já considero desde novembro), acontece a Black Friday, no fim de novembro e o Boxing Day, um dia de liquidação em 26 de dezembro, logo depois do Natal, com preços bem mais baixos.

Em janeiro e fevereiro, também costumam acontecer as liquidações de inverno, onde os preços de roupas para a estação baixam bastante para liberar o estoque para as coleções de primavera.

ℹ️ + info: seetorontonow.com.br

 

❄️ PARTIDA DE HOCKEY NO GELO ❄️

Toronto no inverno: pros fãs de esporte, vale assistir a jogos de hockey - Foto: Toronto Maple Leafs

Toronto no inverno: pros fãs de esporte, vale assistir a jogos de hockey – Foto: Toronto Maple Leafs

O que o futebol é pro brasileiro, o hockey (hóquei em português) é para o canadense. Eles amam. Os times da cidade são o Maple Leafs e o da 2ª divisão, Toronto Marleis, o que garante ingressos mais baratos.

E estar em Toronto no inverno significa pegar a época ideal para assistir aos jogos sem desembolsar uma grana alta porque o campeonato da NHL começa em outubro e vai até junho.

ℹ️ + info: nhl.com/mapleleafs

 

❄️ NIAGARA’S WINTER FESTIVAL OF LIGHTS ❄️

Toronto no inverno: Niagara's Winter Festival of Lights é uma das atrações perto da cidade - Foto: © WFOL.com

Toronto no inverno: Niagara’s Winter Festival of Lights é uma das atrações perto da cidade – Foto: © WFOL.com

As Cataratas do Niágara são, sem dúvida, uma das principais atrações do Canadá. Elas ficam a 1h30 de carro de Toronto, então considerei pra essa lista porque nessa época do ano, além de poder ver as Cataratas, que já é um programa ímpar, eles preparam o Festival das Luzes de Inverno. E é o maior festival de luzes do país. Imagine uma trilha de 8km de extensão, toda decorada com mais de 2 milhões de luzinhas. É luz pra caramba!

As instalações incluem mais de 50 árvores coloridas ao longo do caminho e animais que são símbolo do país, todos decorados. E, se não podia ficar melhor, o evento é gratuito. Mas, para manter viva a tradição, eles pedem uma contribuição que varia entre C$ 5 e C$ 10 por carro. Ele costuma ir do começo de novembro ao fim de janeiro.

Ah! E se for visitar as Cataratas do Niágara, tenha em mente que em janeiro e fevereiro, muitas vezes é possível vê-las parcialmente congeladas.

ℹ️ + info: wfol.com

 

❄️ SKI E SNOWBOARD ❄️

Toronto no inverno: a estação de esqui Blue Mountain tem festival de luzes também - Foto: Blue Moutain

Toronto no inverno: a estação de esqui Blue Mountain tem festival de luzes também – Foto: Blue Moutain

Já que estamos falando de opções fora da cidade pra quem visita Toronto no inverno, dá pra incluir a Blue Mountain, uma estação de esqui e esportes de inverno próximo à cidade de Collingwood. Dá pra fazer um bate-volta da cidade, já que são só 2h de carro até lá. É um centro de lazer em formato de vila que funciona o ano todo, com piscinas, trilhas, bicicleta e parquinho para crianças, mas seu ápice é no inverno, claro.

Esse ano, eles prepararam o evento Blumination Dream Trail, que é também um festival de luzes gratuito com 1km de extensão que funciona à noite e tem até instalações interativas no fim de semana. Vai do começo de dezembro ao começo de janeiro. Caso queira ficar hospedado no resort, há pacotes com acomodações a partir de C$ 200 a diária.

Se você só quer brincar, o Centennial Park e o Earl Bales Park têm centros de esqui e snowboard com aluguel de equipamentos, máquinas de neve e até esqui noturno.

Pra quem gosta de esquiar de verdade, o passe Ikon Pass, dá acesso ilimitado a várias estações, incluindo a Blue Mountain e acesso limitado a várias outras, incluindo o Valle Nevado, no Chile. Fiz um post mais completo sobre estações de esqui em Toronto e arredores.

ℹ️ + info: bluemountain.ca | toronto.ca/ski

 

❄️ FESTIVAIS DE CERVEJA… NO INVERNO ❄️

Toronto no inverno: a cidade tem, pelo menos, dois festivais de cerveja no frio - Foto: Winter Craft Beer Festival

Toronto no inverno: a cidade tem, pelo menos, dois festivais de cerveja no frio – Foto: Winter Craft Beer Festival

Pois é, você não leu errado não. Quase todo mundo gosta de cerveja, ainda mais se for cerveja artesanal. Mas já pensou em tomar uma breja em Toronto no inverno? Poderia ser improvável se já não existisse. E, posso te dizer? Encontrei pelo menos 2.

Winter Craft Beer Festival acontece no fim de janeiro ao ar livre ☃️, no Roundhouse Park, perto da CN Tower. O legal é que os 500 primeiros ganharão um gorro de brinde… A experiência deve ser, no mínimo, divertida. Ainda mais depois de algumas cervejas. Difícil vai ser escolher entre as quase 30 cervejarias participantes.

Vale lembrar que aqui no Brasil a gente tem essa imagem da cerveja trincando de gelada, mas lá fora não é bem assim. Como o clima já é frio, a cerveja muitas vezes (não sempre) é servida fresca, podendo chegar até à temperatura ambiente. A relação com a cerveja pra eles é outra. Outro festival, um pouquinho menor, mas que também apela pra cerveja no inverno é o Winter Brew Festival, que acontece em março.

ℹ️ + info: craftbeerfest.cabrewfest.ca/toronto

 

E você tem dicas para curtir Toronto no inverno?
Deixe seu comentário para ajudar outros viajantes.

 

👑 Artigo patrocinado – Tourism Toronto

 

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Pinterest
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Email

2 Comentários

Comentar