5 de junho de 2015

Parada Gay em São Paulo nesse domingo – Guia completo

Vai rolar Parada Gay em São Paulo nesse próximo domingo, dia 7 de junho, que é especial!

É dia de jogação, ferveção e curtição na maior Parada Gay do Brasil e que é conhecida mundialmente. Então é dia de conhecer gringos purpurinados. É dia de beijar, de se montar (não que eu faça isso, rá!), mas também e principalmente, é dia de marcar nosso espaço na sociedade e defender a equidade entre as orientações sexuais e celebrar a diversidade.

paradabanner1

 

Diversidade já é uma palavra que representa bem São Paulo, como falamos nesse post, e a Parada Gay em São Paulo traz todas as cores pra Avenida Paulista em sua 19ª edição, que tem como tema:

“Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim: respeitem-me!”

PAH na cara da sociedade! O tema vem dessa vez um pouco diferente dos anos anteriores, que tinham um cunho mais político. Esse ano, o tema vem pra reforçar a autoestima e confiança das gay tudo, segundo o presidente da APOGLBT Fernando Quaresma de Azevedo.

 

“Em todos os anos temos organizado vários temas ligados à questão politica. Nesse ano, optamos por mudar e fazer um trabalho com a auto-afirmação e a auto-aceitação da comunidade LGBT diante de tantas politicas contrárias a nossos interesses que existem por aí, como a ‘cura gay’, por exemplo. A ideia é fortalecer a autoestima da nossa comunidade”.

Fernando Quaresma de Azevedo, presidente da APOGLBT

 

Semana da Diversidade

A Parada fecha a Semana da Diversidade, que foi comemorada por toda a cidade. Na última quarta, por exemplo, rolou um happy hour no YouTube Space que tava simplesmente…. cheio de viado! E sapas também, como assim?!?!?! Além da minha ilustre presença representando dignamente o Viaja Bi! (já se inscreveu no nosso canal?) também estavam lá sucessos do YouTube, como os meninos do Põe na Roda, as Bi-Bee do Canal das Bee, o gatíssimo-colírio-colorido Federico De Vito, entre tantos outros. E eu estava acompanhado da belíssima Pam Campos, do Contos da Mochila, e da travestizérrima Dani Polis, do Trippolis, como você com certeza já conferiu no nosso Insta, néam? #BroncaDaBi

 

Além do evento do YouTube, outra coisa bafônica que sacudiu a capital paulista ontem, dia 4 de junho, foi a 15ª Feira Cultural LGBT, que rolou no Vale do Anhangabaú com mais de 80 tendas comerciais com vários temas, bi! Moda, perfumes, calçados, música, decoração e até artigos esotéricos. #BiMãeDynah
Dá um confere em algumas fotos de como foi no site da APOGLBT, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (a sigla antes começava com G mesmo, não fui eu que errei, bi, não faz a loka).

No sábado, dia 6, é dia das meninas e das bis-de-fato-bi mostrarem seu orgulho na 13ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais, com o tema “Nenhuma mulher ficará para trás. Todas contra o machismo, racismo, bifobia, lesbofia e transfobia.” e que começa às 13h com concentração na Praça do Ciclista, cruzamento da Paulista com a Consolação.

Durante esse período ainda rola o festival New Queer Cinema, no Cine Caixa Belas Artes (Consolação), até o dia 10, o musical Cássia Eller – O Musical, no Teatro das Artes (Pinheiros), a peça Visitando o Sr. Green, no Teatro Jaraguá (Consolação), o stand-up É o que tem pra Hoje, de Silvetty Montilla, no Teatro Itália (República)

Bandeira Parada Gay São Paulo

O momento de segurar a bandeira é, para o Fabio, o mais emocionante – Foto: Fabio Pastorello / Viaja Bi!

E fechando o 19º Mês do Orgulho LGBT em São Paulo, no domingo, dia 7 de junho, as gay tudo vão se reunir na Avenida Paulista pra Parada Gay em São Paulo, um dos eventos mais importantes do calendário gay brasileiro e também do calendário de eventos da cidade de São Paulo, sendo o segundo evento da cidade em público (já rendeu média de 3 milhões de pessoas), segundo pesquisa da SPTuris (Ministério do Turismo) divulgada pelo ExploraSampa, perdendo somente pra Virada Cultural. Ou seja, bi, se joga no glamour que as bis tão arrasando!

No mundo, esse mês ainda rolam as paradas de Nova Yok, Berlim, Londres, Paris e, aqui no Brasil, em Brasília nos dias 27 e 28, que abrirá com um casamento coletivo LGBT. Looshoo!!!

Veja o que já falamos das Paradas Gays pelo Mundo

Confira os principais eventos LGBT no nosso Calendário Gay Internacional 2015

 

Dicas de segurança

Parada Gay em São Paulo esse ano vem com a intenção de celebrar “a alegria de viver as diferentes identidades, orientações sexuais e o respeito à diversidade”, de acordo com a APOGLBT. E, bi, chega de ódio, né? Que a gente quer mesmo é ser feliz!

Mas como em todo e qualquer lugar que junta muita gente a cotação do VDM (vai dar merda) aumenta consideravelmente, a organização do evento preparou uma listinha com dicas de segurança pra você curtir muito (lê-se: moooooiiinnnntoooo!!!), bora lá:

– Deixe o carro em casa, vá de metrô. Compre seus bilhetes com antecedência.
– Chegue cedo e aproveite ao máximo.
– Não fique sozinho. Combine de ir à Parada com os seus amigos.
– Marque um ponto de encontro para o final da Parada, caso algum amigo se perca.
– Use roupas leves e confortáveis.
– Evite levar bolsas e mochilas. Carregue apenas os documentos, cartões e a quantidade suficiente de dinheiro no bolso.
– Beba bastante água.
– Use protetor solar.
– A cidade também é sua, preserva-a. Descarte seu lixo nas lixeiras e caçambas.
– Não faça xixi na rua. Use sempre os banheiros químicos.
– Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Quem bebe muito fica vulnerável a ocorrências.
– Não colabore com o comércio ilegal. Compre bebidas e alimentos apenas em estabelecimentos comerciais.
– Cuidado com furtos. Evite portar aparelhos eletrônicos, como câmeras fotográficas, celulares e iPods.
– Não responda a provocações. Se identificar alguma atitude estranha, comunique imediatamente o Policial Militar mais próximo.
– Se passar mal, dirija-se a um dos postos de atendimento médico espalhados pelo trajeto.
– Em caso de dúvida, procure pelos totens de localização. Neles, estão identificados todos os pontos de interesse, como bases policiais, hospitais de campanha, UTIs e banheiros químicos.

 

Trios elétricos da Parada Gay em São Paulo

Serão 18 trios elétricos, entre eles um patrocinado pela Netflix, que vai trazer Valesca Popozuda e o elenco da série Orange is The New Black. A cantora-diva-brasileira Wanessa também estará arrasando em outro trio: o da revista Junior em parceria com o VisitBritain, órgão de turismo do Reino Unido.

1. Trio de abertura – Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT)
2. Revista Junior/VisitBritain
3. Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMHC)
4. Secretaria de Turismo da Bahia (Bahiatursa)/GGB/Quimbanda Dudu
5. Guia Gay São Paulo/Energia 97
6. Ativismo
7. Visibilidade Trans
8. Governo de São Paulo/AHF Brasil
9. Festa Phynas
10. Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp)
11. ACPS/Papo Mix
12. Tunnel
13. Salete Campari
14. Sindicato dos Comerciários
15. ONG ABCD’S
16. Netflix
17. Festa Priscilla
18. Festa Gambiarra

 

Veja como foi a Parada Gay de Auckland, na Nova Zelândia

 

Festas da Parada Gay em São Paulo

A festa oficial da Parada é a Priscila, que acontece hoje (5 de junho) na Blue Space, celebrando as drags que finalmente vem ganhando visibilidade com RuPaul’s Drag Race, Academia de Drags com Silvetty Montilla e tantas outras ações que vem surgindo nesse sentido.

Mas tem festa em tudo quanto é lugar, bi! Quem se deu bem foram os ursos dessa vez, com a festa Ursound completando 10 anos no Hotel Cambridge hoje (sexta, 5 de junho) e no Via Matarazzo no sábado. Ainda na sexta rola a BearPlay da Parada, no Avenue Club (Pinheiros) e no sábado tem a Subwoof Pride Edition, no Espaço 355 (República) e a Big Bear Pool Party, no The Sensation (pertinho do Largo do Arouche, no metrô Santa Cecília).

Outras festas pra você anotar na agenda e “dar no couro”:

SEXTA, 5/6
Priscila, na Blue Space (Barra Funda)
Twisted Angels, na The Week (Lapa)
– Luxúria 4Men, no Men’s Club (República)
Leather Zone, no Upgrade Club (Santa Cecília)
Qual É o Seu Fetiche?, no RG Bar (Vila Mariana)

SÁBADO, 6/6
Marathon, com show da Wanessa, na The Week (Lapa)
Gaylinhada, com galinhada do chef Alex Atala e show do Samba de Rainha no Cine Joia (Liberdade)
– Cabaret de Lady Fama – Pride, no Bar Fama (Santa Cecília)

DOMINGO, 7/6
Circuit, na The Week (Lapa)
Erotic, com concuso do bumbum mais bonito no Dick Bar (República)

Ontem, quinta, ainda rolou a Bubu Só Pra Elas, na Bubu Lounge (Pinheiros), e Festonna, festa em homenagem à Madonna na Blue Space (Barra Funda).

A Parada Gay em São Paulo já reuniu 3 milhões de pessoas

A Parada Gay em São Paulo já reuniu 3 milhões de pessoas

 

Onde ficar hospedado pra curtir a Parada Gay em São Paulo

Bi, pra você tá vindo de fora, selecionamos algumas opções de hospedagem gay-friendly pra você arrasar.

Se você é uma #BiPhyna, meu amor, eu indico o Maksoud Plaza, o Novotel Jaraguá Conventions (onde rola o stand-up da Silvetty) e Renaissance Hotel que ficam na região da Av. Paulista ou o bafônico Radisson Faria Lima, que tem uma piscina no topo, com vista di-vi-na da cidade, ou o Hotel Unique, belíssimo próximo ao Ibirapuera.

Pros mais econômicos e que já gostam de socializar e começar o fervo no local de dormir, hostels são ótimas opções, então separei 4 pra vocês. O Pamplona Hostel, que fica atrás do MASP e se declara gay-friendly e o Beats Hostel, estão pertinho do metrô Trianon-Masp e Brigadeiro. Um tantinho mais afastado do fervo mais ainda bem perto, na Vila Mariana ficam o The Hostel e o 3Dogs Hostel.

Pra outras opções de hospedagem em São Paulo, reserve aqui.

 

Bom, bi, com isso já dá pra se preparar pra festa né?

A concentração está marcada para 10h, no vão do MASP, pertinho do Metrô Brigadeiro e/ou Trianon-Masp e a festa começa às 11h, seguindo a Paulista no sentido Consolação e depois descendo a Consolação até chegar no Centro, as usual.

 

Se você não puder estar presente na Parada Gay em São Paulo esse ano, pode acompanhar tudinho sendo transmitido ao vivo pela Internet.

Acompanhe também a Parada Gay em São Paulo no Facebook da APOGLBT, na fanpage do evento, no site oficial da Parada e, claro, no Instagram do Viaja Bi!, porque estaremos por lá!

Use #ViajaBiNaParada nas suas fotos da Parada Gay em São Paulo que vamos compartilhar as melhores.

Beijo, bi! Te vejo na Paulista!

 

Compartilhe:
Tags:

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Publicitário e blogueiro, foi palestrante em seminários internacionais no Peru, a convite dos órgãos de turismo locais, falando sobre planejamento de comunicação e diversidade, com foco na temática LGBT. Morou em Londres e, aos 31 anos, conhece 22 países. Escreve para o Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa. Todos os posts do Rafael.

  • Website
  • Google+
  • Instagram
  • Email

1 Comentários

Comentar

Ut tellus dolor, dapibus eget, elementum vel, cursus eleifend, elit. Aenean auctor wisi et urna. Aliquam erat volutpat. Duis ac turpis. Integer rutrum ante eu lacus. Required fields are marked*