Mala Pronta: desconto em viagem e conteúdo de turismo LGBTQIA+
Eu tô tão orgulhoso! No último sábado, 5 de outubro de 2019, depois de meses de trabalho intenso (e, por isso, menos produção aqui no blog), aconteceu, finalmente, o Mala Pronta Viaja Bi!. Se você caiu de pára-quedas e não sabe do que eu tô falando, se atualiza, bi! Mas vem comigo que te explico.
O Mala Pronta Viaja Bi! foi o 1º grande evento organizado pelo Viaja Bi! e é, também, o 1º evento de turismo LGBT+ no Brasil com foco em público final, ou seja, vocês. 🙂 E isso me enche de orgulho. O Viaja Bi! foi o primeiro blog de turismo LGBT+ no país e comemora 5 anos de vida com esse evento também vanguardista. Eu não podia estar mais feliz. \o/
Destinos parceiros: Reino Unido e Paradise Coast
Tivemos, nessa edição, 2 destinos internacionais como parceiros: Reino Unido e Paradise Coast. Ambos têm um cantinho especial no meu coração, não só por terem apostado nessa iniciativa comigo já na 1ª edição mas também porque eu amei visitar os 2 e por razões diferentes. Os destinos deram uma palestra apresentando sua oferta, montaram pacotes com condições especiais para o Mala Pronta e tinham um estande com materiais para tirar dúvida.
PARADISE COAST
Paradise Coast é a região da costa oeste da Flórida onde fica Naples, a cidade que visitei em junho para cobrir a Naples Pride. E voltei de lá encantado. Quem me acompanha deve lembrar do quão apaixonado fiquei. E foi muito legal poder apresentar esse destino pra vocês também no Mala Pronta. O João, que representou Paradise Coast no evento, apresentou um overview do destino, passando pela hotelaria pé na areia, a região mais boêmia do Mercato, passeios pelos Everglades e mais um monte de coisa. O pessoal que assistiu adorou (e elogiou depois).
Vale lembrar que o destino preparou um pacote especial para o Mala Pronta, para quem quiser curtir a Naples Pride 2020, em junho do ano que vem. Eles conseguiram vouchers que dão entrada gratuita em vários passeios, tours e na própria Pride, deixando o pacote bem mais em conta. Confira aqui.
REINO UNIDO
Já o Reino Unido apresentou a campanha Love is GREAT, focada no público LGBT+, mostrando todas as ações que têm apoiado, como o festival Love Noronha, em Fernando de Noronha, campeonatos esportivos e paradas. Apresentou também quão friendly é o destino, desde o que está em sua essência até novidades culturais com apelo ao público, como o show das Spice Girls e os filmes do Queen e Elton John. Vários destinos no Reino Unido foram mostrados em detalhe, como Londres, Brighton, Manchester, Liverpool, Windsor, Oxford, Cambridge e Bath (Inglaterra), Edimburgo, Glasgow e Highlands (Escócia), Cardiff (País de Gales) e Belfast (Irlanda do Norte). É muita coisa!
O Reino Unido também preparou dois pacotes para o Mala Pronta: um com as cidades de música e cultura (Liverpool, Manchester e Londres) e outro da Escócia do Outlander com Londres. Ambos ainda estão disponíveis online.
Painéis com convidados especiais no Mala Pronta Viaja Bi!
Mesmo em fim de semana movimentado, com Rock in Rio e Travel Conference, eu tive a honra de receber um time sensacional de convidados muito especiais para debater alguns temas relacionados a turismo LGBT+. No primeiro painel, com o tema “Luxo Acessível e destinos exóticos”, recebi os queridos Lucas Estevam (Estevam Pelo Mundo), Rafael Castro (Papo de Aeroporto) e Vitor Lima (O Vitor Foi Viajar).
Depois do almoço, também tivemos um painel, dentre os mais interessantes, falando de “Perrengues de viagem e saúde”. Cada convidado falou sobre o tema sob a ótica de sua particularidade. Jéssica Paula abordou a questão lésbica e de pessoa com deficiência, Rafael Bolacha (Uma Vida Positiva / Chá dos 5) as temáticas relacionadas ao HIV e Lucca Najar trouxe as questões de um homem trans viajando.
Falar depois dessas feras todas não foi fácil, mas chamei o Átila Paixão (Viaje com Orgulho) para falar, junto comigo, sobre “Grupos de Viagem LGBT+”. Discutimos as vantagens de se viajar em grupo sendo LGBT+ e falamos sobre as viagens que temos em mente para juntar um grupo pra ir, como Foz do Iguaçu, por exemplo, em um fim de semana. Se você se animar pra ir, deixa um comentário aí embaixo ou entra em contato comigo, ok? E comente aí pra qual destino você gostaria de viajar, principalmente em grupo. 😉
O 4º painel do dia, “Vai ter turismo LGBT+ sim”, discute a importância do turismo LGBT+ e as resistências que estamos enfrentando nos últimos tempos, com ataques à nossa comunidade e às formas com que viajamos. Chamei para esse papo, 3 cabeças que eu admiro muito: Emerson Lisboa, Ana Lígia Corrêa (De Mochila no Mundo) e Matheus Santos (De Tanto Andar). E foi sensacional!
Em defesa da família não-tradicional brasileira (graças a Cher), chamei a Fernanda Lugate e a Alana Santana (Quatro Asas) e o Benjamin Bret, pai da pequena Ester, para falar de “Casais e famílias homoafetivas no turismo”, pensando em viagens para casais de homens ou de mulheres e de pais/mães LGBT+ viajando com seus filhos.
Para o último painel do dia, convidei Amilton Fortes (Turisteiro) e Rangel Vilas Boas (Sonder) para rediscutir os clichês do “turismo gay” no painel “Viagem e fervo: festas, paradas e cruzeiros”, descontruindo as idéias e esteriótipos que se têm dentro do meio sobre as viagens que envolvem festivais LGBT+, Paradas do Orgulho e cruzeiros destinados à nossa comunidade.
Pra finalizar, ainda rolaram vários sorteios pra quem ficou até o final. Teve óculos e camiseta do Reino Unido, teve livro do Rafael Bolacha, caderneta e camiseta do Viaja Bi! e ainda 10 chips de celular internacional da EasySIM4U com validade de 1 ano. Sim, 10!!! Foram 5 válidos na Europa e 5 nos EUA. Tá, meu bem?
A EasySIM4U foi também patrocinadora do Mala Pronta Viaja Bi! e estava distribuindo uma ecobag lindona no estande deles (fiquei tão na correria que esqueci de pegar a minha 🙁 poxa…), além de falar dos benefícios dos chips internacionais que eles vendem. Sempre que eu viajo, uso o chip da EasySIM4U, como quem me acompanha nos Stories já sabe. A vantagem é já descer do avião conectado, meu amô!
Exposição de fotografia de viagem e projeto social
Sua mãe também é coruja? A minha é. E foi por causa dela que essa parte do evento surgiu. Sempre que eu volto de viagem e fico mostrando as fotos, ela elogia e algumas vezes no passado me falou “Nossa, Rafa, você deveria fazer uma exposição com essas fotos, coisa linda”. Mas é mãe, né? Não dei muito ouvido. Mas cheguei a ouvir elogio às minhas fotos de outras pessoas também (e minha mãe sempre repetindo).
Aí, quando pensei em fazer o Mala Pronta Viaja Bi!, essa vozinha dela reapareceu na minha cabeça e eu pensei “ah, por quê não?”. Dessa vez, seria um evento meu mesmo, então faria mais sentido expor algo não profissional, com menos pretensão do que fazer uma exposição mesmo. Resolvi arriscar, o pessoal da Galeria Tato me deu uma baita ajuda e acabou que 11 fotografias de viagem minhas viraram quadros expostos no evento.
As fotos puxam temas variados, como Paradas do Orgulho, natureza e animais, retratos ou até pontos turísticos. E eu ouvi muitos elogios. Quem sabe eu não faça uma exposição mesmo, mais pra frente? 🙂
Mas o mais legal dessa exposição foi que os quadros ficaram à venda com a renda toda revertida para o projeto Instituto Bússola Jovem, que ajuda crianças de um bairro periférico de São Paulo a ter oportunidades melhores para ingressar no mercado de trabalho. Os quadros não vendidos foram doados ao Instituto para venda posterior. Se você tiver interesse em comprar uma foto minha para ajudar o projeto, me avisa que te coloco em contato com o pessoal de lá, ok?
Se você não quiser comprar, pode ajudar o Bússola de diversas outras formas, seja financeiramente de uma vez, apadrinhando um jovem, cedendo seu tempo para ser um dos voluntários ou captando vagas no mercado para esses jovens.
Mala Pronta: check-in, kit gay e muito arco-íris
Na entrada do evento, cada participante recebeu uma ecobag do Mala Pronta Viaja Bi! com os pontos turísticos LGBT+ contendo, entre outras coisas, um Kit Gay. Sim, ele realmente existe, mas não tem nada a ver com aquele criado na cabeça de vento de políticos mal intencionados. Esse tem algumas tatuagens temporárias e adesivos bem gays. 🙂
Por falar em coisas bem gays, tenho que agradecer demais à S.A. Eventos e Festas, que fez decorações lindíssimas com balões coloridos. Logo no saguão, perto de onde as agências estavam vendendo pacotes, eles criaram uma mala gigante com as cores do arco-íris pra galera tirar foto. Lá na entrada do hotel onde aconteceu o Mala Pronta, uma “escultura” de balões indicava o caminho para o evento e, na sala de palestras, tinham duas colunas e um arco-íris belíssimo. Ficou lindo demais!
Em resumo, foi esse o evento! Agradeço demais a vocês que estiveram lá comigo nessa edição. Quem não foi, já se programa para 2020 que estaremos todos de Mala Pronta de novo! 🙂
Queria aproveitar aqui o espaço e registrar meus agradecimentos aos que acreditaram e me ajudaram a botar esse Mala Pronta Viaja Bi! em pé: Visit Britain, Paradise Coast, EasySIM4U, Visite São Paulo, IGLTA, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, ExpoPride, Viaje com Orgulho, Trade Tours, Aviva Prime, O Mineiro Prime, Kit Gay, todos palestrantes convidados, Anderson Soares, Tato di Lascio, Sheila Nassar, Eliezer Bilancia, Matheus Ferreira, Márcio Diniz, Adriana Moreira, minha família e à equipe Mala Pronta (Lila, Gustavo, Elaine, Vivi, Brenda). Minha gratidão a todos vocês!
📷 FOTOS
2 Comentários
Renata Santiago
Boa tarde!
Gostaria de saber se vcs não tem pacote de viagens lgbt+ , para Chapada Diamantina?
Rafael Leick
Oi Renata, tudo bom?
O Viaja Bi! é um blog de viagens, mas não temos, no momento, parceria com nenhuma agência para a Chapada Diamantina. Você tem interesse em ir com quantas pessoas? Ou sozinha?