Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona, na Espanha
Hoje temos convidadas especiais aqui no Viaja Bi!. São duas meninas muito queridas, que já já vão se apresentar. Elas foram conferir a Pride Barcelona 2015, a Parada LGBT de Barcelona e contaram tudinho pra gente. Confere aí!
Estrangeira na Pride Barcelona 2015
No dia 27 junho de 2015, um dia antes do dia mundial do orgulho LGBT, rolou a Pride Barcelona da cidade. Nós, Gabi e Fabia do blog Estrangeira, somos casadas e moramos em Barcelona. É claro que não podíamos perder essa festa linda que celebra o nosso orgulho. A gente foi lá conferir e conta tudo pros leitores do Viaja Bi!
Barcelona é uma das cidades turísticas mais importantes da Espanha e da Europa. Aqui a comunidade LGBT é grande, e vemos bandeiras do orgulho LGBT pelas casas e ruas o ano todo, não só no dia da parada. <3 Boates e bares gays e lésbicos são regra por todas as áreas boêmias de Barcelona. O bairro do Raval conta com boa parte delas – quando você vier pra passear em Barcelona não deixe de passar uma noite por lá. E quem sabe encontrar seu boy ou girl magia! Durante o dia, o bairro de L’Eixample é o point gay.
Agora vamos à Parada LGBT de Barcelona em 2015. Apesar de turística, Barcelona é uma cidade pequena. Por isso, a Parada LGBT conta com bem menos gente do que as gigantescas paradas de Madrid ou São Paulo. Ainda assim, as ruas ficam tomadas de gente feliz e colorida, e a festa é boa demais. O tema da parada desse ano foi “STOP BULLYING LGBT”. Esse tema está acompanhado de um programa que está sendo feito nas escolas públicas de Barcelona para que o bullying contra pessoas LGBT diminua. Legal, né?
A Parada começou no início da Avenida Paral-lel, perto da praia. A concentração estava marcada para as 16h00 nos Jardins de Les Tres Xemeneis. Lá estavam rolando shows de esquenta, mas nós resolvemos ir só pro desfile mesmo, que começou as 18h00. Marchamos por toda a extensão da Av. Paral-lel até a Plaça Espanya, uma das praças mais lindas e importantes da cidade.
Durante o desfile nós vimos muitas coisas. Em termos de música, passamos por diversas batucadas (isso mesmo, tipo mini baterias de samba brasileiro!) que animavam o pessoal e também carros de som tocando todo tipo de música (mas é claro que a maioria era pop do bom e do melhor! <3). A galera estava super animada! Em vários desses carros de som tinha o pessoal em cima dançando e divando sem parar. Vimos famílias homoafetivas lindas marchando, com as crianças e os cachorros; muitos casais de gays e lésbicas mostrando o amor pra todo mundo; um pessoal com uma faixa do orgulho bissexual; diversas ONGs marcando presença; gays maravilhosas batendo o cabelo e fazendo a Beyoncé. Tinha de tudo, desde velinhas idosas animadíssimas a homens pelados pintados de tinta da cabeça aos pés. Tudo no maior clima de festa com um respeito incrível.
Na Parada LGBT de Barcelona tinha gente do mundo todo. Vimos muitas bandeiras do Brasil (uhuw!) e também dos EUA, Itália, Portugal, Peru. Um dado interessante: Barcelona está localizada na província da Catalunha, que é separatista. As questões sociais e políticas estão super ligadas por aqui. Nós ficamos muito emocionadas de ver uma montagem da bandeira separatista da Catalunha com as cores da bandeira LGBT.
Eu pessoalmente senti falta de representatividade e pautas trans. Na semana anterior rolou a parada gay do Porto, em Portugal, e eu vi fotos incríveis com muita representatividade e questões trans sendo discutidas. Faltou mesmo em Barcelona, infelizmente.
Depois de chegar na Plaça Espanya, a parada subiu para a Rua Maria Cristina, onde havia um palco montado com shows rolando. O meu prédio favorito de Barcelona é o Museu Nacional de Arte da Catalunya, que ficou exatamente atrás do palco. Que super vista, hein! Ali também montaram barraquinha pra matar a fome e a sede e banheiros químicos.
Num dia super quente de calor, a Parada LGBT de Barcelona estava cheia, o que mostra que LGBT não tem medo de pôr a cara no sol! E nós duas pudemos celebrar o nosso amor e orgulho junto com mais um monte de gente do mundo todo. Foi uma experiência inesquecível e a gente recomenda! #ficadica pra sua próxima viagem!
E você, já foi em alguma Pride Barcelona? Conta pra gente nos comentários.
Se você decidiu ir pra Espanha, reserve por esse link seu hotel ou hostel. Não pagando nada a mais, você ainda dá um help pra gente, já que o Booking.com repassa uma parte da comissão deles pra gente. \o/
4 Comentários
Rafael Leick
Que arraso! Gabi e Fabia, a gente agradece publicamente por vocês terem contado essa história pra gente.
Barcelona é uma cidade única no mundo e é muito legal sabee como funciona a Parada por lá.
Valeu novamente.
Bjs Bjs Bjs
Fabio Pastorello
Nossa, que máximo meninas. Parada gay em Barcelona deve ser o máximo, quero muito um dia conferir. E com o cenário do Museu da Catalanya ainda, uau!!! Obrigado por compartilhar com a gente, adorei!!!
Suzana Ontári
” “Esse vídeo complementa o texto de forma magnífica
Calendário Gay Internacional | Viaja Bi!
[…] Pride Barcelona (saiba mais) […]