Roteiro gay em Toronto, a cidade mais friendly do Canadá 🇨🇦
Toronto é a principal cidade do Canadá, sem dúvida. Muita gente inclusive acha que ela é a capital do país, em vez de Ottawa. E, a convite do Tourism Toronto, eu fui pessoalmente conhecer tudinho em dezembro, pra preparar pra vocês um roteiro gay em Toronto, com as principais dicas pro público LGBT+ na cidade.
Só pra esclarecer, estou usando aqui o termo “gay” como o guarda-chuva para todas as orientações sexuais e identidades de gênero, não somente como homem gay cis. Lá fora, o termo é usado para representar toda a comunidade e é como as pessoas, mesmo as outras orientações e identidades buscam sobre o lado LGBT+ de uma cidade. Então, uso o termo para que esse roteiro possa também ser encontrado por essas pessoas, ok?
Roteiro gay em Toronto, Canadá 🇨🇦🏳️🌈
Histórico LGBT+ em Toronto 📜
O Canadá é um país bastante liberal e progressista e tem em Toronto uma de suas cidades mais gay-friendly e representativas para a comunidade no mundo todo. O país passou por uma grande transformação em 1967, quando Pierre Trudeau, o pai do atual Primeiro Ministro Justin Trudeau disse que não havia espaço para o estado nos quartos da nação.
Toronto é, sem dúvida, uma das cidades mais acolhedoras ao público LGBT+ em que já estive. Ela na só respeita como se orgulha e promove a diversidade. É lindo de ver. Até no aeroporto, a porta de saída para o saguão é adesivada com momentos que representam a cidade. Entre eles, a bandeira do arco-íris gritando ali. Não tem como não sentir o coração aquecer, logo na chegada. É meio que “é assim que nós somos aqui, melhor aceitar”.
Leia mais sobre o assunto:
Os bairros gays de Toronto 🌈
A “gay village” de Toronto, também conhecida só por The Village, é o bairro Wellesley-Church e tem na Church Street sua principal representação. Ela fica colorida o ano todo, com bandeiras do arco-íris penduradas e representadas nas lojas e faixas de pedestres.
A rua tem bares, baladas, restaurantes, lojas, pet shop, centro comunitário e TUDO tem a bandeira LGBT+. É até emocionante ver a liberdade e celebração que se tem lá.
Outra área gay da cidade é a ponta oeste da Queen Street, também conhecida como Queer West Village. Lá tem hotel com drag brunch (mais informações abaixo), galerias de arte e restaurantes alternativos. É considerado o novo point gay de Toronto, mesmo que ainda seja bem mais tímido que Church Street.
Onde ficar em Toronto 🏨
Em Toronto, você vai ser recebido bem em praticamente todos os hotéis. Coloco esse “quase” aí porque pessoas são pessoas e sempre pode ter um ponto fora da curva, mas eu acho muito, muito, muito difícil você ter algum problema por lá por conta da sua orientação sexual ou identidade de gênero.
Alguns hotéis têm um toque de arco-íris a mais pra gente. 😉 É o caso desses três:
INTERCONTINENTAL TORONTO YORKVILLE
Esse é o hotel que se ofereceu pra me receber em Toronto, da rede IHG. Não é exclusivo para a comunidade, mas o que mais queremos é sermos bem recebidos em qualquer lugar, né? Fica em Yorkville, um bairro super charmoso e tem a vantagem de estar perto do metrô e em um ponto meio central pra vários dos pontos de interesse. Caminhando, em 20min você está na Church St, por exemplo. Também tem acesso fácil à Casa Loma e o museu MOCA, que ficam mais distantes do centro, e fica do outro lado da rua do museu ROM.
Precisa explicar mais? Olha o nome do hotel… 😛 Não, por mais que pareça, não é um hotel gay como você tá pensando, mas é bem gay. Rafael, como assim? Bom, a clientela deles tem uma parcela significativa de gays. A decoração desse hotel 5 estrelas é bem colorida e propositadamente exagerada. O restaurante da cobertura, o Kōst, tem comida bem boa e paredes de vidro, que oferecem uma vista panorâmica da cidade.
Hotel boutique com decoração excêntrica bastante frequentado pela comunidade LGBT+. Deve ser reservado com bastante antecedência pois a procura é alta. A fachada histórica e os pisos originais de granito contrastam com o vibrante ambiente de arte e design do interior. Tem um bar no rooftop, um café premiado e música ao vivo no Underground Lounge.
Veja mais opções e reserve seu hotel em Toronto
Vida noturna e balada gay em Toronto 🕺
As principais baladas gays e bares gays ficam na Church Street, a rua gay de Toronto, mas existem algumas outras fora desse circuito também. É importante sempre andar com um documento com foto (pode ser carteira de motorista, não precisa ser passaporte) e lembrar que, na maioria dos lugares, só permitem entrada de maiores de 19 anos.
As principais baladas gays de Toronto são a Fly 2.0, onde foram gravadas cenas do seriado Queer as Folk, e a Buddies in Bad Times, que acontece em um teatro com peças queer. Os principais bares gays da cidade são o Woody’s/Sailor, que por fora tem duas entradas mas dentro se fundem em um só e o Crews & Tangos, que tem shows de drag.
Veja todas as baladas e bares gays em Toronto
Eventos LGBT+ em Toronto 🎟️
Rhubarb Festival de Teatro
fevereiro
Festival de teatro que acontece desde 1979 todo mês de fevereiro no Buddies in Bad Times Theatre durante 10 dias. É o mais antigo festival de novos trabalhos do país, onde artistas fazem experimentações no teatro, dança, música e demais performances artísticas.
SNAP
março
Leilão de fotografia e evento de gala para levantar fundos para AIDS Committee of Toronto (ACT), que acontece desde 2002.
Inside Out LGBT Film Festival
maio/junho
Festival de filmes LGBT+ com mais de 20 anos apresentando trabalhos da comunidade e premiando os melhores. É o maior do gênero no país e, por conta do sucesso, o evento foi replicado em Ottawa.
Green Space Festival
junho
Festival de música de vários dias com DJs internacionais, lendas do house e música eletrônica, a realeza das drag queens e mais. 100% do dinheiro arrecadado com o festival vai para os programas e serviços do centro comunitário The 519, direcionado à população LGBT+ (leia mais abaixo).
Pride Toronto
junho
Centenas de eventos oficiais ou não acontecem durante todo o mês, mas os destaques ficam para os vários palcos com shows ao vivo e DJs, a Dyke March (Marcha Lésbica), Trans March (Marcha Trans) e a Pride Parade, a Parada LGBT+ propriamente dita, que recebe cerca de 1 milhão de pessoas, tornando-a uma das maiores do mundo. Ela acontece, normalmente, no fim do mês e a Church & Wellesley Village (Gay Village) se transforma em uma festa ao ar livre durante todo fim de semana com música ao vivo, comida de rua, beer gardens, artesanato e teatro.
Prism
junho
Uma das maiores festas de circuito da América do Norte, que costuma acontecer no fim de junho, como um dos principais eventos da Pride Toronto. Traz sempre DJs de reconhecimento internacional, incluindo brasileiros. O festival organiza algumas festas gays como aquecimento durante o ano, mais ou menos, uma vez por mês.
Toronto Fringe Festival
julho
Festival de teatro que começou para dar espaço a artistas indie locais, hoje é o maior festival de teatro de Ontário. Toma vários locais de exibição da cidade, apresentando peças a preços populares.
TIFF – Toronto International Film Festival
setembro
Outro festival de cinema, dessa vez não exclusivamente LGBT+, que lota a cidade com diversas estrelas internacionais de Hollywood. Pelo que ouvi dizer, o Bisha Hotel Toronto costuma hospedar várias dessas celebridades.
Church Street’s Halloween Night Party / Halloween Gay Party
outubro
A maior e melhor festa de rua de Halloween do país acontece no Gay Village. Entre 3 e 6 quarteirões da Church Street são fechadas somente para pedestres, que lotam a rua com suas fantasias. Não tem uma página certa do evento, mas se liga na página do Toronto Event pra saber quando será o próximo. A festa costuma começar por volta de 19h e vai até a manhã seguinte. Os bares gays costumam montar programações especiais também. Se liga como fica a rua.
Compras em Toronto 🛍️
No Gay Village, há também várias lojas associadas. Tem ótica, pet shop, loja de decoração e pintura, sex shop, mercado de frutas, farmácia, floricultura, loja de celular, de produtos esotéricos, de discos, de cervejas, uma Starbucks, uma The Body Shop e várias outras. Todas apoiando a diversidade. Mas dessas todas, separei 3 que valem a pena o destaque, até porque são mais focadas na comunidade LGBT+, que você pode ver abaixo.
Glad Day Bookshop
Endereço: 499 Church Street, M4Y 2C6, Toronto (mapa) – 2ª a sáb, 11h às 19h / dom, 12h às 19h
A mais antiga livraria LGBT+ do mundo. Além dos livros, promove eventos para a comunidade e tem um bar e café que funcionam a partir das 9h sem horário pra fechar (só na 6ª e sáb, que fecha às 2h). Aos fins de semana, também rolam festas pra dançar.
Out on the Street
Endereço: 551 Church St, M4Y 2E2, Toronto (mapa) – 2ª a 4ª, 10h às 20h / 5ª a sáb, 10h às 21h / dom, 11h às 19h
Mais voltada para o público masculino, a loja oferece vestuário, moda praia, artigos de fetiche, cuecas, jóias, bandeiras e adesivos com as bandeiras do orgulho e afins.
The Men’s Room
Endereço: 465 Church St, M4Y 2C5, Toronto (mapa) -2ª a 4ª, 11h às 21h / 5ª e 6ª, 11h às 22h / sáb, 10h às 22h / dom, 12h às 20h
Como o nome diz, loja voltada para os homens. Além de camisetas, acessórios, fetiche, cuecas, sungas, meias e shorts, eles tem uma parte dedicada aos produtos estéticos para cuidar da barba. A loja, que fica em cima do Woody’s/Sailor conta também com uma barbearia e um espaço estético que oferece desde massagem até esfoliação.
NorthBound Leather
Endereço: 7 St Nicholas St, M4Y 1W5, Toronto (mapa) -2ª a 4ª, 11h às 19h / 5ª, 11h às 20h / 6ª, 10h às 21h / sáb, 10h às 18h / dom, 12h às 17h
Loja especializada em couro e fetiches, com opções para meninos e meninas. Vestuário, brinquedos, produtos estéticos para barba e cabelo e até ingressos para eventos especializados. Não estão listados no site oficial do Village, mas fornecem para a Men’s Room também.
Veja todas as lojas listadas no site do Gay Village
Além desses, quem gosta de comprar em viagem, tem outros pontos mais tradicionais que são visita obrigatória, como o CF Toronto Eaton Centre, o principal shopping center da cidade, que tem acesso também pelo Toronto PATH. Lá você vai encontrar as principais marcas, além de valer a pena pra tirar foto da instalação com pássaros voando.
O St. Lawrence Market, além de oferecer comida, tem outras opções de produto e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Você já une o útil ao agradável. Compra e turista ao mesmo tempo. O mesmo se aplica ao Distillery District, que é uma região linda, adaptada de uma antiga destilaria, com lojas num ambiente bem cinematográfico. É lá que, no fim do ano, acontece o Toronto Christmas Market, o maior mercado de Natal do país.
Se você gosta de comprar obras de arte, a rua do Art Gallery of Ontario (AGO) é cheia de galerias. A loja de souvenir do museu também vale a parada. É bem grande, vende produtos com pegada de arte, além de alguns tematizados com as exposições que estão rolando no momento.
Pra você que é uma bysha phyna demais, reserve um tempo pra bater perna no bairro de Bloor-Yorkville, o mais requintado da cidade. Além de galerias de arte, você tem lojas de grife e ainda vale pelas ruas em si, que são lindinhas! Quem ficar hospedado no InterContinental Toronto Yorkville, como eu fiquei, dá pra ir a pé. 😉
Pra quem quer buscar lembrancinhas focando só no preço, há várias lojas da Dollarama pela cidade. Como opção de brechó, caso tenha tempo para garimpar e também pra comprar as coisas básicas como luvas e gorros, indico o Black Market Clothing, na Queen Street West.
O que fazer em Toronto 📍
Toronto é cheia de atrações e eventos. Não dá pra passar pela cidade sem uma visita à CN Tower, Casa Loma, Distillery District, St. Lawrence Market, Royal Ontario Museum, um bate-volta para Niagara Falls e tantos outros lugares essenciais.
Mas como esse é um roteiro gay em Toronto, vou citar aqui as que tem um toque de unicórnio a mais pra agradar a gente. Veja todos os posts de Toronto para mais opções.
The 519
Endereço: 519 Church St, M4Y 2C9, Toronto (mapa) -2ª a 6ª, 8h30 às 22h / sáb, 9h às 17h / dom, 10h às 17h
Toronto tem vários centros comunitários que, como o nome já diz, prestam serviços à comunidade. E o The 519 é o primeiro e único centro LGBT+, com oferta de espaços, serviços e sensibilização de lideranças para a diversidade. Ao lado da recepção fica o Fabarnak Community Café. Eu visitei e adorei o trabalho deles.
Estátua do Alexander Wood
Endereço: Alexander St. x Church St, M4Y 2C7, Toronto (mapa)
No cruzamento entre as ruas Alexader Street e Church Street fica a estátua do mercante escocês Alexander Wood, que alguns dizem ter sido o 1º homossexual assumido no Canadá. Em 1826, ele comprou uma área onde hoje fica a Gay Village, na época conhecida como Molly Wood’s Bush. “Molly” era um xingamento para gays. Hoje há 3 ruas em sua homenagem: Alexander Street, Wood Street e Alexander Place.
Hanlan’s Point Beach
Endereço: Lakeshore Ave, M5J 2W2, Toronto (mapa)
Praia gay nudista em Toronto? Sim, meus amores. Em Toronto Island, a ilha no meio Lago Ontário, tem algumas praias. A menos movimentada oferece uma área clothing-optional (roupa opcional), onde os gays se reúnem. Pegue o ferry boat no cruzamento da Queens Quay e Bay Street, chegando na ilha, ande de 10 a 15min pelo caminho asfaltado e aí pegue qualquer um dos caminhos de madeira até a costa para chegar na praia e ficar peladx (se quiser).
Drag Brunch at the Gladstone
Endereço: 1214 Queen Street West, M6J 1J6, Toronto (mapa) – dom, 11h às 14h
Acontece aos domingos no Gladstone Hotel, que fica na Queen St West, uma área bastante friendly que não poderia ficar de fora do nosso roteiro gay em Toronto. É um drag brunch babadeiro com uma drag queen convidada e a Miss Moço, que comanda a atração todas as semanas. A Miss Moço é feita por um boy canadense com ascendência portuguesa e que dublou Pabllo Vittar em homenagem ao Brasil no dia que fui conhecer. Então, uma boa já ficar onde rola esse fervo.
Bata Shoe Museum
Endereço: 327 Bloor St W, M5S 1W7, Toronto (mapa) -2ª, 3ª, 4ª, 6ª e sáb, 10h às 17h / 5ª, 10h às 20h / dom, 12h às 17h
Pras bis ligadas em moda e requinte, a cidade tem um museu dedicado à história dos sapatos, tida como a maior coleção de sapatos do mundo. Vai das sandálias egípcias a tamancos esmagadores de castanhas, passando por saltos altos de stilettos. Cada sapato tem uma história.
Além dessas dicas, tem outras duas que não são especificamente LGBT+, mas são ótimas pra poder tirar fotos incríveis. O Museum of Illusions é um museu que abriu em 2018 e está fazendo sucesso no Instagram. Outra dica é ir à Area416, o píer ao lado da balada Rebel, nas docas da cidade. De lá se tem uma das melhores vistas do skyline de Toronto (dica do seguidor @bruberta no Instagram do @viajabi, que me rendeu essa foto mara).
O Viaja Bi! visitou Toronto a convite do Tourism Toronto. Todas as opiniões expressas aqui, são independentes e refletem a real experiência como turista.
Artigo patrocinado – Tourism Toronto
Comentar