5 de março de 2016

Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains) | Mochilão Peru #21

Mais um dia de trekking nesse Mochilão no Peru, dessa vez pra fazer o trekking Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), ou, como conhecida em espanhol: Cerro de Colores.

Que lindo apreciar a natureza nas Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, Peru

MOCHILÃO NO PERU – DIA 21 – 5/3 – SÁBADO

Trekking Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains)

Estava combinado que às 3h da manhã, a agência passaria nos hostels e hoteis pra pegar o pessoal que faria o passeio hoje. Acordei às 2h30, já com tudo preparado e fiquei pronto. Já que tô finíssimo no hotel 4 estrelas Sonesta Posada del Inca Hotel, liguei na recepção e pedi pra eles me avisarem na hora que a van chegasse, pra eu dormir um pouquinho mais.

Eles chegaram era quase 4h. Depois fiquei sabendo que eles não encontraram o endereço, foram buscar outras pessoas e só depois voltaram pra cá. Enfim, fui sentado no banco da frente, o mais desconfortável pra dormir.

Tivemos contato com crianças locais no caminho até as Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, no Peru

Tivemos uma viagem de 3h até chegar no distrito de Pitumarca, na região de Cusco. É lá que também fica a Ausangate, a quinta montanha mais alta do Peru. E pertinho dela, ficam as Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), umas montanhas que lembram o arco-íris, por suas várias tonalidades.

O topo fica a 5.000m de altitude, e foi até lá que eu fui hoje. No grupo, tinham 9 viajantes: 2 do Canadá, 3 dos EUA, 1 da Suíça, 2 da Holanda e só eu do Brasil. Além disso, acompanharam a gente 2 guias peruanos e mais 2 locais, que guiaram os cavalos.

Descanso durante o trekking Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, no Peru

Cavalos fizeram com a gente o trekking Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, no Peru

O caminho até lá já é lindo, passando por um cânion que, logo cedo, estava coberto de neblina. Ao chegar lá, uma visão impressionante. A neve cobria parte do nosso caminho até a casa de locais, onde iríamos tomar nosso café-da-manhã e do lado direito, a montanha Ausangate surgia branquinha, coberta de neve.

O café incluiu pão, geleia de morango, manteiga, queijo e omelete, além de folhas de coca. Depois de um tempo, partimos pra nossa expedição.

Foram 4h de subida até o topo e mais quase 2h de descida. A subida é bem cansativa, pois já começamos acima dos 4.000m de altitude e subimos até os 5.000m. Nessa altitude, o ar já é bem mais rarefeito e a gente sente os efeitos do soroche, ou Mal da Montanha. Tive esses sintomas também quando subi o Vulcão Lascar, no Chile.

Parada no meio do caminho no trekking Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, no Peru

Lhamas nas Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, Peru

A subida foi muito difícil pra mim, parei várias vezes em vários pontos, pra descansar e respirar, mas não me arrependo nem um segundo. A vista é impressionante e fiquei muito feliz de fazer.

O tour não é ainda muito conhecido. Ele começou a ser operado no ano passado pela agência Kana Travel (veja no mapa*, é a 1ª porta à direita, abaixo do nível da rua), com quem fechei. É oferecido como esse tour de 1 dia, que eu fiz, ou num de 5 dias, que sobre também a Ausangate.

Tivemos contato com uma senhora local no caminho até as Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, no Peru

A primeira parte da subida, fizemos com o Raul, que nasceu e cresceu nas montanhas e embalei um papo com ele sobre as civilizações antigas e ele me contou a história do avô dele, que foi atingido por um raio, caiu da montanha e ainda assim, sobreviveu. Por conta disso, foi “escolhido pelos deuses” e treinado num palácio de ouro do Império Inca. Show, né? A segunda parte, o Rodolfo seguiu com a gente. Muito gente boa também, apesar de ter menos desenvoltura que o Raul.

Na subida, encontro com vários animais, como lhama, alpaca, lagarto, águia, ovelhas além, claro, dos cavalos. Subiram dois junto com nosso grupo, pra levar quem não aguentasse subir na perna. Três meninas compraram isso e se revezaram na montagem.

Lhama nas Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, Peru

Ovelha nas Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, Peru

Ovelhas nas Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, Peru

Uma das partes mais legais do trekking Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, no Peru, é observar a natureza

Lagarto nas Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, Peru

No final, eu tava tão podre que quase subi com ele também, mas como teríamos que pagar por isso, desisti e me propus como desafio pessoal conseguir encarar essa. E deu certo! 🙂

No caminho também encontramos nativos da região, que falam só quechua, não falam inglês nem espanhol e algumas crianças.

Ao chegar no topo, dançamos, fizemos foto pulando e nos emocionamos com a vista. Incrível! Você chega num platô e, de lá, segue para o topo, de onde a vista das Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains) é infinitamente melhor.

Foto de pulo no topo das Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, Peru

Selfie grupal no topo das Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, Peru

A descida foi bem mais rápida, mas repeti um erro que cometi no Lascar. Desci muito rápido então a mudança de pressão mexe com a gente e eu fiquei com uma dor de cabeça horrorosa e que, misturado com a fome, só foi aumentando.

Voltando à casa onde tomamos café-da-manhã, almoçamos por lá um macarrão bem bom e seguimos embaixo de garoa pro carro. A viagem de volta a Cusco durou também 3h. E esse foi, basicamente, o dia de hoje.

Descida do trekking Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), perto de Cusco, no Peru

O Vince, a Jill e a Sophie, meus amigos do trekking Colca Canyon, me abandonaram e foram pra um tour de 3 dias para Machu Picchu. Já deu pra sentir saudade. 🙂

Amanhã eu mudo do Sonesta Posada del Inca Hotel para o Los Portales Hotel, até dia 8, também a convite da agência Viajes Pacífico. 🙂

Até amanhã, pessoal!

[atualização 7/10/16: o leitor Rafael Gatto disse em um comentário nesse post  (06/10/2016 – 10:57) que a agência Kana Travel mudou para a Calle Procuradores, 390 (veja no mapa) e que oferecem agora um segundo tour para as Montanhas Coloridas (Rainbow Mountains), um pouco diferente do que eu fiz, ele postou fotos de lá.]

🏨 Reserve hotel em Cusco

🎒 Veja tudo sobre meu mochilão no Peru 🎒

[Post originalmente publicado em 05/03/2016 no Viagem Primata e migrado por seu autor para o Viaja Bi! em 25/11/2018]

>> Acompanhe o Viaja Bi!: InstagramYouTubeFacebook e Twitter.

Hospedagem | Seguro Viagem | Câmbio | Aluguel de carro

Sobre Rafael Leick

Rafael Leick

Criador dos projetos Viaja Bi!, Viagem Primata e ExploraSampa, host do podcast Casa na Árvore e colunista do UOL. Foi Diretor de Turismo da Câmara LGBT do Brasil. Escreve sobre viagem e turismo desde 2009. Comunicólogo, publicitário, criador de conteúdo e palestrante internacional, morou em Londres e São Paulo e já conheceu 30 países. É pai do Lupin, um golden dog. Todos os posts do Rafael.

• Website
  • LinkedIn

23 Comentários

• Mayra
    2016-03-06 10:23

Oi Rafael! Quanto custou esse passeio?? Valeu!

2016-03-06 12:13

Oi, Mayra.
      O passeio custou S./ 120 com tudo incluso. Era S./ 150, mas como conseguimos um grupo de 7 pessoas, conseguimos um preço melhor.
      Bjs

• Fabio Pastorello
    2016-03-07 00:33

Que maravilhoso esse lugar. Fiquei impressionado!!! Valeu o esforço.

2016-03-07 03:34

Super valeu, Fabio!
      Foi bem cansativo, mas muito lindo. Amei demais!

• Fabia
    2016-03-25 21:25

As fotos tão lindas moço!

• […] ganhei da Camelbak pra testar durante a viagem e que usei nos três trekkings que fiz Trilha Inca, Cerro de Colores e Cânion de […]

• Luiz Fellipe
    2016-04-11 08:53

Cara, estou muito afim de ir, mas pensei que existia apenas a opção de 5 dias!
    TU ME ANIMOU DEMAIS! HAHAHAHA
    Você sabe me reportar onde fica essa agência, fechou MP com eles também?

Muito obrigado e parabéns pelo relato!

2016-04-11 10:19

Oi, Luiz Felipe.
      Que bom, cara! hahaha Existe sim essa opção de um dia e pra mim valeu muito a pena.
      Não duvido que a de 5 dias deve ser alucinante também, mas pra quem tem menos tempo, não rola.
      A agência, Kana Travel, que fica pertinho da Plaza de Armas (olha aqui no mapa, é essa portinha à direita, abaixo do nível da rua).
      E Machu Picchu não fechei com eles não. Fiz a Trilha Inca com a Viajes Cusco, comece a ler os relatos da trilha nesse post ó.
      Espero ter ajudado.
      Valeu pelo comentário e pelo elogio! 😉 Abs

• Raquel
    2016-04-13 08:13

Olá Rafael, e quem não está com o preparo físico mto bom.. Vc aconselha ir ou não?

2016-04-13 12:33

Oi, Raquel. Eu não estava fazendo academia ou exercício, mas o condicionamento faz diferença, sim. A parte boa é que quem não aguentar pode subir com os cavalos. Então ainda acho que vale a visita porque é lindo demais.

• Josiane Bravo
    2016-05-24 22:29

Rafael que passeio mais TOP, as fotos estão simplesmente lindas. Adorei todas as dicas e fotos. Apenas uma curiosidade, se puder me responder, que câmera você usa, chegou a usar a go pro? Amo fotografias de animais e paisagens (pena que sou péssima para tirar fotos). Estou planejando viajar para o Peru no ano que vem e quero muito fazer a trilha Inca, a que tem duração de 5 dias, pesquisei e a que mais me interessou foi a (Salkantay), preciso fazer mais pesquisas, pois não sei se essa trilha vai passar por este percurso da rainbow montain, que depois de ter lido seu post aqui, me deixou ainda com mais vontade de conhecê-la.

Abraços

2016-05-26 01:27

Oi, Josiane.
      Poxa, valeu pelos elogios e pelo comentário. Essas fotos realmente ficaram incríveis, modéstia parte, mas o cenário ajudava e muito, né? 🙂
      De câmera, nesse dia eu usei a GoPro pra selfie grupal e as demais com a Canon T5i, com duas lentes, uma com mais zoom que a outra. 😉 Eu também amo fotos de paisagens e animais, deu pra perceber, né? 😛
      A Trilha Inca é muito incrível. Eu amei fazer. Se quiser ver os relatos aqui no blog, eles começam nesse dia:
      A Salkantay é uma outra trilha, diferente da Trilha Inca clássica. Mas nenhuma delas passa pelo Cerro de Colores (Rainbow Mountain). Esse é um passeio à parte, de um dia inteiro.
      Pra ver as diferenças das trilhas pra chegar a Machu Picchu, fiz esse post aqui, veja se te ajuda:
      Espero ter ajudado. bjs

• Josiane Bravo
        2016-06-11 15:18

Muito obrigada Rafael pelas dicas e pelo esclarecimento 🙂 Vou conferir os outros posts sim, tenho que certeza eles estarão recheiados de fotos lindas assim como este aqui <3 . Com certeza, você me ajudou muito, pensava que a trilha Salkantay também era considerada como parte da trilha inca, mais uma vez, muitissimo obrigada pela explicação e atenção 😉

Abraços

2016-06-11 16:51

Oi, Josiane!
          Obrigado pelos elogios. 🙂 Conte sempre com o Viagem Primata na hora de viajar. 😉
          bjs

2016-06-28 13:36

Brigadão pelos elogios. 🙂

• Mari Vidigal
    2016-06-27 09:48

Que sensacional! Dica anotada para a próxima irá a Cusco

• […] fiz até hoje. Talvez não o mais difícil pois considero o Vulcão Lascar, o Cânion de Colca e o Cerro de Colores mais exaustivos por conta da altitude, mas o mais longo. 4 dias e 3 noites não é mole não, mas […]

• Rafael
    2016-10-06 10:57

Oi, Rafa. Passo aqui pra agradecer a indicação da agência, fui agora em setembro e fiz o passeio com o Raul da Kana Travel, ele é muito gente boa e o passeio foi ótimo. Só pra te atualizar, o endereço da agência mudou um pouquinho, agora fica na Calle Procuradores, 390. É bem pertinho da antiga agência.
    E outra notícia é que agora eles oferecem um segundo passeio pras Rainbow Mountains que exige menos caminhada e chega em outro ângulo das montanhas (foi esse que eu fiz). É 1h30 de carro (contando ida e volta) e 45 minutos de caminhada, sendo que a gente fica lá nas montanhas durante umas 2 horas explorando e tirando fotos. Esse passeio é coletivo e ficou 100 soles + 10 de ingresso (para o povoado Quechua do local), e valeu muito a pena! Tem umas fotos no meu instagram @rafaphotograph se quiser ver.
    Obrigado pela dica! Abraços!

2016-10-07 03:05

Oi, Rafa! Poxa, que bom que a indicação deu certo e você gostou. Fico feliz em saber!
      Valeu pelo aviso da mudança de endereço. Vou editar o post com essa informação do endereço e do novo passeio!
      Brigadão por voltar pra contar! Vou dar uma olhada nas suas fotos, sim! Abraço!

• Raphaela
    2018-05-09 09:51

Olá, Rafa bom dia!
    Tudo bem ?
    Achei seu blog através de uma pesquisa que estou fazendo para minha primeira viagem pra fora do Brasil,
    amo América do Sul, em especial o Peru, mas como irie viajar sozinha estou um pouco insegura, é tranquilo ?

2018-05-11 00:41

Oi, Rapha, tudo bem e você?
      Olha só, eu sei que mulheres viajando sozinhas tem que sempre ter alguns cuidados a mais, mas eu já encontrei MUITAS mulheres viajando sozinhas, inclusive no Peru. Então, tome todos os cuidados que qualquer viajante solo toma e todos os cuidados a mais que as mulheres tem que tomar. Mas viajar sozinho é uma bênção. Então super recomendo. 😉